Email Marketing: Saiba tudo sobre essa estratégia digital

Email Marketing: Dicas e estratégias para sua empresa

Investimento acessível para gerar relacionamento constante, aquecendo e qualificando leads e gerar vendas: O email marketing pode surpreender quando falamos de estratégias para atingir esses objetivos. Isso porque essa ferramenta digital, o email, quando aliada às estratégias de marketing digital, tem grande potencial de criar diálogo com prospects, clientes inativos e clientes atuais. Confira!

Além dessas vantagens, o e-mail marketing também é um dos canais mais amados dos americanos, sendo o preferido para receber comunicações de marca para 72% deles (Fonte: Marketing Sherpa). Além disso, segundo estudo da Adobe em 2019, vemos que o e-mail também é um canal que consome bastante tempo da população, chegando a 5 horas por dia (e-mails corporativos + pessoais). 

Até aqui já vemos o quanto a estratégia de Email Marketing pode ser transformadora – se usada corretamente. É por isso que nesse artigo, valorizamos o protagonismo do E-mail Marketing. Veja abaixo a lista dos assuntos que iremos abordar e fique por dentro de cada dica compartilhada pelo time da Global AD. 

  • O que é Email Marketing?
  • Por que Email Marketing é uma boa estratégia?
  • Técnicas para um Email Marketing de sucesso
  • Como criar e cuidar de uma lista de e-mail: O MAILING!
  • Qual a frequência ideal de envio de Email Marketing?
  • Como avaliar os resultados do Email Marketing?

O que é Email Marketing?

Email Marketing é uma estratégia de marketing digital que utiliza o email para enviar mensagens de uma marca para as pessoas. A comunicação da empresa pode ser feita para clientes que disponibilizaram seus emails na hora da compra, prospects que deixaram seu contato em um formulário de cadastro e outras inúmeras opções.

O canal de email marketing pode ser utilizado para diversos objetivos de marca, como envio de promoções, divulgação de eventos, compra online, etc. Ao longo desse artigo vamos entender cada uma dessas opções juntos. 

O email foi um dos primeiros canais que surgiu com a internet e, com certeza, você deve ter um email. Além de ser pioneiro das trocas de mensagens e informações corporativas, o e-mail também é muito utilizado porque se tornou um caminho de acesso para as redes sociais, como o Facebook, Instagram e Linkedin (onde você precisa de um email para se cadastrar). 

Hoje, o e-mail deixou de ser apenas uma caixa de entrada com mensagens em massa e sem relevância e passou a ser um canal de conversa segmentada entre empresas e pessoas. Como vimos, grande parte da prefere esse canal para conversar sobre assuntos de marca.

Então, pensando nisso, é essencial que sua empresa desenvolva uma estratégia para esse canal, aproveitando as oportunidades que ele oferece. Falando em oportunidades, esse é o nosso próximo tópico do artigo. Confira logo abaixo. 

Por que Email Marketing é uma boa estratégia?

Muito se fala entre as equipes de marketing sobre como alcançar um público potencial de forma qualificada para aumentar resultados de vendas. O e-mail Marketing é uma ótima ferramenta neste quesito e nós vamos explicar as razões. Confira as vantagens que listamos:

ROI efetivo

Essa vantagem é basicamente música aos ouvidos de qualquer profissional de gestão de marketing digital: Desenvolver estratégias onde o ROIReturn On Investment é vantajoso. Com o email marketing, a verba investida tem grande potencial de dar frutos. Isso porque, comparado a outras mídias de prospecção, o E-mail Marketing tem custo menor e, quando implementado de maneira correta, altas taxas de conversão. 

Utilizando uma das diversas plataformas especializadas que existem no mercado (algumas inclusive gratuitas), uma empresa consegue efetuar os envios de e-mails de acordo com o tamanho do seu mailing (lista geral com a segmentação de e-mails). Assim, com essa estratégia, é possível criar uma comunicação direta e personalizada com os indivíduos que já demonstraram interesse em seu produto ou serviço, aumentando a probabilidade de fechar um negócio.

Resumindo, o E-mail Marketing tem um investimento relativamente brando, enquanto seu retorno tem grande potencial. 

Conversa direta com os clientes

As plataformas de e-mail são canais que levam a mensagem da sua empresa diretamente para o celular ou computador de seus clientes. Ou seja, é você conversando com eles, lado a lado. Isso possibilita inúmeras estratégias de conteúdo, como o envio de promoções de produtos relacionados aos que já foram comprados, mensagens personalizadas, artigos sobre assuntos que seu cliente já demonstrou interesse, e assim vai. As opções de criar uma conversa com relevância são infinitas. 

Melhor canal para falar sobre negócios

Se a maioria das pessoas prefere conversar sobre negócios pelo e-mail, é porque existe um motivo, não é? O canal é fortemente visto como uma plataforma em que colocamos nossa atenção para resolver questões profissionais.

Por isso que os assuntos relevantes têm preferência em ser discutidos por este canal. Assim, a atenção está direcionada na sua mensagem, aumentando ainda mais a probabilidade de conversão na venda. Mas lembre-se: a relevância do conteúdo se torna ainda mais importante por este motivo, já que é esperado assuntos merecedores dessa atenção.

Um e-mail sem importância servirá apenas para lotar a caixa de entrada, ser considerado spam e ainda levar uma mensagem negativa para um prospect ou cliente. Fique atento!

Manter leads engajados

Sua mensagem será constantemente recebida por seus clientes e prospects. Com isso, você continua se comunicando com ele e lembrando que as soluções que você oferece ainda estão lá, disponíveis. Mas também é preciso atenção nesse ponto. Não basta sempre comunicar a mesma mensagem. Para manter os leads engajados, é preciso trazer conteúdo novo, trocando informações e mantendo o relacionamento ativo. 

Gera proximidade com a marca

Essa é a consequência do item anterior. Se você é visto, é lembrado (ainda mais quando leva conteúdo relevante). O investimento no E-mail Marketing tem sim grande potencial de retorno imediato, mas não se esqueça de se relacionar com seu público, isso aproximará a sua marca à vida das pessoas. 

Maior atenção do que em outros canais

Como o E-mail é uma plataforma sobre assuntos importantes, ele acaba tendo maior atenção do seu público do que em outros canais, como as redes sociais. Ou seja, é uma ótima chance para iniciar uma conversa e criar novas oportunidades. 

Existem inúmeras estratégias que você pode utilizar!

Para complementar nossa lista de benefícios do E-mail Marketing, trouxemos vários pontos que sua equipe pode utilizar esse canal, para diferentes tipos de conversas. Vamos abordar alguns deles logo abaixo para que você possa entender melhor. 

 Nova conversa com cliente inativo

Sabe aquele cliente que já comprou uma solução sua, mas que sua marca nunca mais se relacionou? O E-mail Marketing pode ser uma boa oportunidade para criar uma nova conversa. Um exemplo é enviar um e-mail que aborde um novo produto ou serviço que ele ainda não conhece ou, ainda, alguma informação nova sobre a empresa que pode ser relevante. A ideia é levar um conteúdo novo, que seja diferente e que vale a pena conferir no e-mail. 

 Relacionamento via automação

Como falamos, uma das vantagens do E-mail Marketing é a proximidade com a marca. A automação é uma forma de você criar conteúdo e enviá-lo em etapas de forma automática. Assim você economiza tempo de criação e ainda mantém o lead alimentado. O assunto geralmente se baseia em conteúdos da empresa que são recorrentes, como novos produtos no catálogo, serviços semelhantes ao já pesquisados no site, etc. 

 E-mail de boas vindas e/ou confirmação de compra

Esse geralmente é o primeiro e-mail que você enviará para um novo lead. Quando um prospect fecha um contrato ou uma compra, você pode enviar um e-mail de boas vindas ou de confirmação de finalização (em caso de produtos on-line). Neste primeiro passo, sua empresa já demonstra que tem interesse em manter uma comunicação. É sempre bom já informar neste envio que tipo de informações você irá compartilhar, mostrando que os e-mails se tratam de conteúdos relevantes. 

 Email Promocional/venda/compra online

De acordo com a pesquisa da Convince&Convert, 55% dos consumidores gostam de mensagens de email contendo produtos e ofertas relevantes. Isso já nos mostra o quanto o Email Marketing pode ser um canal ideal para vendas e ofertas. Por isso, é uma ótima estratégia investir em envios que oferecem descontos e produtos – ainda mais se são opções similares ou relacionadas ao que já foi comprado. 

 Carrinho abandonado ou Compra não finalizada

Outro tipo de Email Marketing com grandes chances de conversão é o do carrinho de compra abandonado. É possível criar uma estratégia para resgatar os clientes, relembrando que o produto ainda está disponível ou, ainda, enviar um e-mail quando esse produto estiver com desconto. O lead já se mostrou interessado e está em fase final de compra. Aproveite essa oportunidade. 

 Eventos online e offline

O E-mail Marketing também pode ser utilizado para divulgação de eventos, convidando seus clientes a participarem de encontros, palestras, lives e tudo mais. Como é um canal que fala diretamente com as pessoas, o convite pode ser personalizado e ainda mais engajante. Utilize essa oportunidade para levar seus eventos à massa, mas sempre levando em consideração a segmentação e relevância para as pessoas que receberão este e-mail. 

 Novos post de blog ou Newsletter

Novo post no blog ou notícia nova sobre a empresa? Para isso, também existe a Newsletter. Geralmente, essa estratégia é utilizada por empresas que produzem conteúdos autorais e que divulgam suas informações educativas num e-mail diário, semanal ou mensal. Neste caso, o foco é o relacionamento com o cliente, alimentando periodicamente o lead com dados, estatísticas, dicas, referências, textos, vídeos e qualquer outro formato de conteúdo. 

Técnicas para um e-mail marketing de sucesso

Agora que conhecemos as vantagens de utilizar o E-mail Marketing como estratégia digital em sua empresa, está na hora de analisarmos algumas técnicas que vão qualificar seu conteúdo. Vamos falar dos principais elementos do e-mail, indo desde do assunto aos tamanhos de imagens. Confira:

Insira um assunto envolvente aqui, por favor!

O assunto do seu E-mail Marketing será a primeira coisa que seu cliente vai ver. Em função disso, ao receber o email, ele pode seguir por dois caminhos: Abrir para conferir o conteúdo ou ignorar a mensagem. Então, pensando nisso, é preciso criatividade para destacar seu e-mail no meio de tantos outros na caixa de entrada. Existem algumas dicas que podem ajudar:

  • Personalize seu assunto: Utilize os dados do seu mailing para chamar as pessoas pelo nome – isso aproxima muito mais;
  • Seja verdadeiro e claro: Fale sobre o que seu e-mail aborda, sem esconder o conteúdo através de frases de curiosidade, como “veja o que você não pode perder…”
  • Pouco espaço para muita conversa: Seja breve. O assunto, principalmente em celulares, tem pouco caracteres para passar a mensagem. Então seja objetivo e tente utilizar frases pequenas de 20 a 40 caracteres. Quanto mais sintetizado, melhor. 
  • Listas, perguntas, percentuais e emojis: Não é porque estamos no e-mail que não podemos captar a atenção com técnicas mais descontraídas. Então, use perguntas no assunto, emojis (com moderação), estatísticas e listas. “15 técnicas de um E-mail Marketing de sucesso” é um bom exemplo. 
  • Não escolha palavras muito comerciais: “De graça”, “oferta”, “não perca”, “precisa conferir”, isso tudo pode prejudicar a taxa de abertura do seu e-mail, pois o faz parecer spam, aumentando a chance das plataformas não entregarem seu conteúdo. 

Topo do e-mail

Depois que você conseguiu fazer com que seu lead abra seu e-mail, é hora de conquistar sua atenção com o conteúdo. Reforce o principal motivo da mensagem logo no início. Informe o objetivo do e-mail e o Call to Action (chamada para ação) logo abaixo. Assim, o leitor já tem tudo que precisa no começo da sua conversa com ele. Muitas pessoas tendem a não rolar o conteúdo para baixo, reduzindo sua probabilidade de conversão caso as informações não sejam disponibilizadas no topo. E para os leitores mais engajados, é possível explicar melhor a mensagem no corpo do email. 

Corpo de texto

Depois do topo, é hora de utilizar o espaço para ser mais descritivo. Porém, não perca a objetividade neste espaço também. Explique as questões mais profundas sobre seu assunto (que não puderam ser mencionadas no topo do e-mail) e direcione a ação para o CTA, seja para continuar a ler conteúdo ou comprar alguma solução. 

CTA – Call to action

Essa é a chamada para a ação. Ou seja, aquele botão que nos diz expressamente o que fazer, como saiba mais, comprar agora etc. Existem inúmeras formas de apresentar o CTA, e esse botão deve ser representado de acordo com a ação. Se o leitor do e-mail precisa baixar um conteúdo, use “Baixe o ebook aqui”. Se deseja um orçamento, “Solicite um orçamento”. Seja objetivo. Dica: o famoso “Clique aqui” é um ótimo CTA por ser claro e mundialmente conhecido, tendo a maior taxa de cliques entre outras chamadas para ação. 

Peso da imagem e tamanho do e-mail

Leveza sempre! Seu e-mail marketing precisa ser leve, já que muitos provedores não aceitam imagens muito pesadas, sem falar que muitas pessoas acessam os e-mails pelo celular com internet 4G. Quanto à largura, o recomendado é que você utilize 600 pixels, não deixando o conteúdo muito longo verticalmente, já que o peso pode afetar na entregabilidade. 

Data e horário de envio

Esse dado é bem relativo para cada marca e você precisará estudar o comportamento do seu público para entender qual é o melhor horário e dia da semana para envio. Faça testes e compare as taxas de abertura. Criando duas segmentações em seu mailing, por exemplo, você pode enviar o mesmo email para dois grupos em horários diferentes, entendendo cada vez melhor como cada um reage aos horários e datas de recebimento do conteúdo. 

Conteúdo (relevância): 1 assunto por vez

Essa é a regra de ouro do E-mail Marketing: relevância. Já falamos muito sobre isso aqui no artigo, mas é de extrema importância que seu conteúdo seja importante para o destinatário. Caso o fluxo de mensagens não seja cativante, é provável que o lead esfrie e se perca. Então, leve em mente que é melhor comunicar algo engajador em menor frequência, que lotar a caixa de entrada com mensagens que nunca serão lidas. 

Como criar e cuidar de uma lista de e-mail: MAILING

Sem uma lista de e-mails para envio das mensagens de marca, não há E-mail Marketing. Se você e sua empresa estão iniciando nessa estratégia, antes de tudo é preciso montar uma base de contatos para, depois, criar e propagar o conteúdo. Por isso, trouxemos também para esse artigo algumas dicas básicas para criação e cuidados que você pode ter com sua lista de e-mails. Confira abaixo:

Formulário para inscrição

O primeiro passo para criar uma base de contatos é disponibilizar em seus canais de comunicação um formulário de inscrição para receber seus conteúdos. Se você tem um blog e um site por exemplo, é possível criar essa caixa e inseri-la nesses canais, informando que tipo de conteúdo exclusivo uma pessoa irá receber caso ela se inscreva. Por isso, é necessário que sua promessa seja atrativa, criando o desejo de assinar sua newsletter para receber informações, promoções, eventos, etc. 

Em um blog, por exemplo, sua marca já estará compartilhando conteúdos relevantes para o público. Então, esse é um bom canal para você conquistar o e-mail de uma pessoa engajada com o conteúdo, prometendo envios dos novos textos ou, ainda, promoções e ofertas especiais para quem assina a sua newsletter.

Exemplo de formulário de conversão para blog:

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E-mail
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Em nosso próprio site institucional e aqui no blog utilizamos essa estratégia para captação de emails de pessoas interessadas em receber nossas iniciativas de Newsletter, você pode conferir um exemplo direto na prática

Solicitação de e-mail na hora da compra

Fechou um negócio? Também é um momento de perguntar ao seu cliente se ele deseja informar seu e-mail para receber conteúdos exclusivos da sua marca. Seja uma compra on-line ou presencial na loja física, aos poucos você irá construindo um mailing qualificado para potencializar suas vendas com estratégias de E-mail Marketing. 

Contato no site (essencial)

O próprio formulário de contato pode ser utilizado como estratégia para captar e-mails. A única diferença é que você precisará inserir uma caixa de seleção para que o prospect possa marcá-la caso deseja receber informações sobre sua empresa. Isso é extremamente necessário porque a pessoa precisa estar ciente que se inscreveu para receber conteúdos e quais dados serão captados, questões previstas na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Caso contrário, isso poderá gerar percepção negativa e até problemas judiciais, com a sua marca iniciando uma conversa que não foi solicitada. Fique atendo e entenda que o melhor lead é aquele que tomou a ação de se inscrever e espera por vontade própria o recebimento de E-mail Marketing. 

Ações com clientes atuais

Por último, nossa dica vai para uma atualização de banco de dados da sua empresa. Caso sua lista de clientes não tenha o e-mail no sistema, você também pode buscar por estratégias que atualizam essa informação. Um exemplo disso é solicitar ao cliente durante uma visita à empresa se ele deseja ou não informar seu e-mail para receber as novidades da marca diretamente na caixa postal.

Técnicas de segmentação de mailing

Enquanto você cria uma lista de e-mails, também é importante que você e sua equipe procurem segmentar os clientes para criar conteúdos de acordo com o interesse de cada um deles. Quanto mais segmentada sua lista, melhor será sua compreensão a que tipo de conteúdo uma pessoa deseja receber. Abaixo, vemos algumas opções que você pode utilizar para segmentar seus contatos (principalmente dos clientes – que têm maior informações no sistema de cadastro): 

  • Local onde mora;
  • Idade;
  • Data de nascimento;
  • Signo;
  • Ocupação;
  • Cliente on-line;
  • Cliente off-line;
  • Prospect;
  • Inativo;
  • Interesse de compra;
  • Frequência de compra;
  • Onde está no funil de vendas;
  • Nível de engajamento com os e-mails;

As opções são infinitas e você pode criá-las de acordo com sua necessidade. Se você oferece produtos que tem limite geográfico, por exemplo, essa é uma opção de segmentação para que você só comunique sobre esse produto para quem pode realmente comprá-lo. Outro exemplo seria a segmentação por tipo de cliente, caso você ofereça mais de um serviço, como numa imobiliária (que separa condôminos, proprietários, locatários, etc). 

Qual a frequência ideal de envio de Email Marketing?

Depois de ter uma lista de contatos e informações mais sólidas sobre cada indivíduo, é hora de colocar a mão na massa. A primeira dúvida que aparece nesses casos é sobre a frequência do E-mail Marketing. Qual é o número ideal de envios durante a semana?

Bom, isso vai depender muito do seu mercado e os testes estão aí para que você entenda cada vez melhor como seu público se comporta. O ideal é que a equipe de Marketing crie uma frequência, datas e horários fixos de envio, assim os destinatários saberão quando esperar por seu conteúdo.

Nós indicamos que seja enviado pelo menos uma vez por semana, nas datas e horários em que os e-mails tiverem maiores taxas de conversão, cliques e abertura. Tudo isso faz parte do gerenciamento do mailing e essas informações ficarão claras quando a estratégia estiver sólida e constante. 

Como avaliar os resultados do Email Marketing?

Por fim, mas não menos importante, a fase do monitoramento de resultados. Aqui, vamos entender quais métricas você deve avaliar em suas estratégias de E-mail Marketing para melhorar, cada vez mais, a sua produção de conteúdo e retorno de investimento. 

Entregabilidade

Essa é a métrica que informa a porcentagem de e-mails que, segundo os provedores de email, foram entregues para cada destinatário. Aqui, o ideal é que essa taxa se mantenha bem próxima aos 98% e 100% de entregabilidade.

Isso é importante para que os provedores de e-mail entendam que seu conteúdo não se trata de spam. Para que sua taxa se mantenha alta, é necessário que os endereços de e-mails dos destinatários estejam atualizados e escritos corretamente, evitando falhas no envio.

Além disso, quando falamos sobre a importância da inscrição voluntária em seu mailing, também nos referimos à entregabilidade. Se seu cliente optou por receber o conteúdo, então será mais difícil dele relatar seu E-mail Marketing como spam, aumentando sua taxa de entrega. É exatamente por esse motivo que você nunca deve comprar listas de e-mails

Taxa de abertura

Essa taxa informa o percentual de clientes que receberam e abriram o seu E-mail Marketing. Você pode conferir esse dado diretamente na ferramenta de envio de emails (a maioria delas disponibiliza essas informações). O ideal é que a taxa fique acima de 15%, mas isso também depende bastante do segmento do seu mercado. 

Taxa de cliques

Essa métrica informa quantas pessoas clicaram em um link do seu E-mail Marketing, levando-as para uma página externa, como seu site, por exemplo. Uma boa taxa de cliques geralmente fica acima de 2 ou 3% (pode parecer baixo para você, mas numa lista de milhares de clientes, isso pode significar inúmeras conversões).

Taxa de conversão

Esse indicador está diretamente relacionado ao retorno do seu investimento, informando quantos clientes converteram a partir de uma ativação via E-mail Marketing. Para obter esse indicador, você precisa acessar os relatórios em sua ferramenta de email marketing e também criar parâmetros de URL para conseguir visualizar resultados no Google Analytics. 

Report SPAM

Aqui falamos de métricas da negatividade, que são péssimas para a reputação do seu domínio. Quanto mais seus e-mails caírem na pasta spam ou forem reportados como tal, pior será sua reputação nos provedores, o que pode acabar levando cada vez mais de seus e-mails para o lixo eletrônico. Por isso, siga as dicas que passamos anteriormente sobre estratégias para o campo assunto dos emails etc. Cada atitude pode ajudar a manter sua lista de contatos qualificada. 

Descadastros

Sempre que você enviar um Email Marketing, é necessário disponibilizar o link de descadastro. Isso irá evitar que seu cliente marque o e-mail como spam ou entre com uma reclamação já que não consegue tirar seu e-mail da sua lista de contatos. Assim, como essa pessoa entrou em seu mailing por vontade própria, ela também tem o direito de se descadastrar quando quiser. Mantenha essa estatística utilizada para controlar o número de clientes que deixam seu mailing, isso pode significar que é preciso uma nova estratégia de conteúdo para mantê-los engajados. 

Email enviado com sucesso! 

Falamos bastante sobre E-mail Marketing, não é? Esperamos que cada dica tenha ajudado você e sua equipe a entender um pouco mais sobre essa ferramenta de marketing digital maravilhosa. Caso você tenha alguma dúvida, deixe seu comentário logo abaixo. Para mais artigos e outros conteúdos, cadastre-se em nossa newsletter!

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Agência Digital Especialista Marketing B2B