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Campanha no Google Ads: entenda sua importância 

A campanha no Google Ads é uma aliada poderosa para os negócios. Essa ferramenta de mídia paga é cada vez mais essencial às empresas, contribuindo para gerar visibilidade, autoridade e impulsionar as vendas

Só para você ter uma noção, os anúncios no Google movimentaram R$ 104,5 bilhões em 2022 no Brasil. Os dados são do segundo relatório de impacto econômico do Google e comprovam a relevância da plataforma. Mas, como criar de fato estratégias no Google Ads que trazem resultados reais

Os times de Estratégia e Mídia da Global AD explicam para você! Continue a leitura e descubra a resposta. 

Como criar estratégias no Google Ads?

Existem estratégias para criar a campanha no Google Ads de modo mais eficaz. A ferramenta é extremamente versátil. Portanto, há diversas formas de rodar os seus anúncios no Google. Cada uma tem finalidades específicas dentro do planejamento de marketing

Abaixo, você confere as principais diretrizes estratégicas que devem ser levadas em conta na campanha no Google Ads!

1. Defina o objetivo do seu negócio

Realizar uma ação sem um objetivo bem definido é um grande problema. Você precisa delimitar o propósito do negócio para criar uma campanha de anúncios que corresponda a ele. Lembre sempre que objetivos diferentes exigem estratégias de anúncio distintas. 

Algumas metas do seu negócio podem incluir: 

  • Lançar um novo produto ou serviço.
  • Aumentar as vendas de um produto do catálogo.
  • Atrair novos parceiros e investidores.
  • Alcançar mais pessoas para um determinado evento.
  • Tornar a sua marca amplamente conhecida.
  • Atrair mais tráfego em seu site.

A partir do objetivo escolhido, você irá conseguir seguir para as próximas etapas. 

2. Entenda qual o seu público-alvo 

Imagine que uma empresa vende móveis de luxo, com entrega disponível apenas para as regiões Sul e Sudeste. Em geral, os consumidores da marca correspondem às faixas etárias entre 34 a 60 anos. O catálogo da nova coleção foi lançado e o objetivo é que o público-alvo conheça esses produtos.

Tendo em vista esse cenário, faz sentido realizar uma campanha que engloba todo o Brasil, as classes C e D e as faixas etárias abaixo de 25 anos? Se você logo percebeu que não, já entendeu a importância de saber quem é o seu público É necessário segmentá-lo para entregar a campanha a quem realmente interessa, ou seja, os leads – clientes em potencial

Entender qual o termo de pesquisa que o seu público utiliza para procurar determinado produto ou serviço é outro fator chave. Busque analisar quais são as palavras mais aplicadas e negative os termos que você não quer que apareçam. No nosso exemplo, se alguém pesquisar “móveis de luxo baratos”, você pode negativar o termo “baratos”, pois sabe que é conflitante com o seu negócio.

Avalie também onde eles costumam fazer as compras e de que forma é o processo de tomada de decisão. Para isso, leve em consideração questões como: 

  • Como é a jornada de compra?
  • Eles estão no YouTube?
  • Utilizam mais dispositivos móveis do que o computador?
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3. Trace os canais que fazem sentido para o propósito

As escolhas dos canais digitais nos quais os anúncios do Google Ads veiculam depende das metas que você determinou para o seu negócio, seguindo as definições do público-alvo. 

A decisão de onde o anúncio será exibido deve ser pensada de acordo com esses dois critérios que apresentamos anteriormente. Os tipos de anúncios possíveis na plataforma consistem em:

  • Anúncios na rede de pesquisa

Composta pela página de buscas do Google, páginas da web e aplicativos parceiros. É o formato mais popular do Google Ads, em que o anúncio exibe uma página da web como resultado para uma pesquisa do usuário.

Em geral, são caixas de texto apresentadas nas três ou quatro primeiras posições da busca do Google. Sempre que uma pessoa incluir palavras-chave utilizadas na sua campanha, o anúncio aparecerá para ela. 

  • Anúncios na rede display 

O formato desses anúncios é o de banner. Por isso, podem ser animados (incluindo sons e imagens). Em geral, são exibidos em sites, blogs e páginas de notícias com conteúdos semelhantes. A sua vantagem é a interatividade, além de serem excelentes para fortalecer a gestão da marca.

As campanhas de remarketing são uma estratégia valiosa para os anúncios na rede de display. Com ela, os anúncios são gerados a partir de uma visita anterior a algum site em que o usuário não concluiu a compra.  É um tipo de publicidade eficiente para que o consumidor em potencial não se esqueça do produto ou serviço que pensou em comprar. 

  • Anúncios no YouTube

O YouTube é a principal ferramenta de vídeos do mundo todo. Criado em 2005 e disponível em mais de 100 países, possui cerca de 2 bilhões de usuários ativos no mês, segundo o ranking Alexa. Até hoje, é o segundo site mais acessado no planeta, perdendo apenas para o Google.

Em relação aos anúncios, há mais de um tipo de formato. Por exemplo, o formato TrueView in-stream mostra o anúncio no início, meio ou final do vídeo no YouTube. Pode ser pulado pelo espectador após 5 segundos de exibição. Existem também os anúncios in-stream não puláveis, em que o espectador deve assistir a todo o conteúdo.

  • Anúncios para aplicativos

Se o seu negócio tem um aplicativo e você deseja mais usuários baixando-o, esse é um ótimo caminho. Com essa modalidade de anúncio, o aplicativo é exibido para toda a rede de pesquisa, YouTube, Google Play e outros apps parceiros. 

  • Anúncios no Google Shopping

Aparecem em uma barra no início da busca, exibindo produtos semelhantes para quem realiza a pesquisa. Formato indicado para proprietários de e-commerce que querem divulgar suas mercadorias.

  • Anúncios Discovery

As campanhas Discovery contribuem no alcance de até 3 bilhões de clientes nos feeds do Google. Esse tipo de campanha oferece uma experiência de anúncios personalizadas, envolventes e chamativas para pessoas que estão prontas para descobrir e interagir com sua marca. 

Os anúncios podem ser exibidos nos feeds “Página Inicial” e “Assista a seguir” do YouTube, no “Discover” e nas guias “Promoções” e “Social” do Gmail.

4. Estabeleça a disponibilidade de investimento

Você é quem determina o investimento da campanha. No Google Ads, não se paga pelo anúncio, mas sim pelo objetivo estipulado, que pode ser a quantidade de cliques, o número de conversões, impressões ou visualizações.

Sendo assim, defina o limite dentro do orçamento e ajuste o investimento de acordo com as suas metas. O Google também indica estimativas de resultados conforme a quantidade que você pretende gastar.

5. Tenha em mente a experiência do usuário 

Pense que você decidiu seu objetivo, analisou o público-alvo e, então, escolheu anunciar na rede display para aumentar as visitas do site. Se a experiência do usuário na sua página da web for ruim, ele provavelmente logo sairá do site. Portanto, considere questões como:

  • Velocidade da página.
  • Acessibilidade em dispositivos móveis, tablets e desktops.
  • Tornar a navegação fácil e intuitiva. 
  • Apresentar conteúdo relevante e valioso de maneira clara e concisa.
  • Testar se a página funciona em diversos navegadores.
  • Usar cores e fontes de forma consistente, seguindo o branding.
  • Garantir a segurança dos dados do usuário.
  • Criar páginas com acessibilidade para pessoas com deficiência.
  • Manter a página sempre atualizada.

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6. Atente-se para a escrita da campanha 

Em todos os formatos de anúncio, você precisará escrever um título e uma descrição. Por isso, pense sempre em boas chamadas e capriche nos detalhes. Não se esqueça de inserir um CTA (Call to Action).

Por que ter um parceiro estratégico para executar as campanhas no Google Ads?

Você deve ter percebido que o Google Ads funciona para diversos objetivos, certo? Com ele, é possível ganhar autoridade e reconhecimento nos canais digitais, bem como aumentar as vendas.

Construir uma campanha coerente e bem alinhada aos propósitos do negócio não é uma tarefa fácil. Muito além de saber manusear a ferramenta, é importante pensá-la de modo estratégico, tendo em vista as metas e resultados reais que podem ser obtidos. 

Ao contar com um parceiro estratégico para realizar as campanhas de mídia paga no Google Ads, as empresas ganham diversos benefícios. Entre eles, há a economia de tempo e recursos, a experiência especializada, o acompanhamento contínuo, a otimização da campanha e a personalização da estratégia.
Que tal receber uma proposta de mídia paga para o seu negócio? Vamos bater um papo! Entre em contato com a Global AD, nós somos a agência digital das marcas B2B!

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