Toda empresa deseja mais leads, gastando o menos possível com eles, certo? Saiba como fazer Automação de Marketing digital para acelerar e otimizar este processo. Conheça algumas formas de garantir mais conversões com a automação de marketing digital.
O que é automação de marketing digital
Na abordagem comercial para captação de novos clientes, temos os leads, contatos que podem vir a se tornar potenciais clientes da sua empresa, os também chamados prospects. A comunicação e o marketing da sua marca devem se comunicar de maneiras diferentes com cada um desses estágios do consumidor, podendo conduzi-lo no seu pipeline até que ele seja convertido e passe a ser um cliente propriamente dito.
A automação de marketing digital faz exatamente isso: segmenta tipos diferentes de contatos e dispara a comunicação ideal para cada um deles, de acordo com gatilhos definidos nas estratégias de automação desejadas. Em e-commerces, a automação tem grande potencial de multiplicar as vendas a consumidores do site, oferecendo produtos e serviços de acordo com seus hábitos de consumo e padrões de pesquisas feitas na loja.
Um exemplo disso é oferecer produtos como fraldas e brinquedos para pessoas que pesquisam roupas para bebês, pois a probabilidade deste consumidor ter interesse nas sugestões é muito grande, e promove tanto o aumento das taxas de conversão quanto o ticket médio da loja.
Possibilidades de automação em marketing digital
Você já reparou que estamos tomando como exemplo basicamente as campanhas de e-mails segmentados orientados por perfis de usuários, certo? Pois as maneiras de usar essas campanhas são as mais variadas possíveis, dependendo mais da sua estratégia de automação de marketing e da criatividade dos profissionais envolvidos do que das funcionalidades dos sistemas de automação. Vamos dar aqui algumas das utilizações mais frequentes da automação com foco no aumento da taxa de conversão de estratégias digitais:
Potencialize o seu pós-venda
Programe e-mails com pesquisas de satisfação, oferta de suporte e de material de referência para clientes recém conquistados para aumentar a fidelização e garantir que ele volte a ser convertido outras vezes. O pós-venda bem conduzido também tem outro efeito positivo: a publicidade espontânea, também conhecida como “boca a boca” ou one-to-one, ajuda a construir uma imagem positiva no ambiente digital, consolidando sua imagem positiva a auxiliando em novas conversões no futuro.
Antecipe as necessidades do seu cliente
Analise o comportamento do seu consumidor e procure se antecipar a ele. É possível enviar ofertas de presentes para mulheres a homens casados antes do dia das mães, Natal e outras datas comemorativas relevantes, por exemplo. Compras recorrentes são excelentes informações para sugestões de produtos. Se o seu cliente se esqueceu daquela remessa de fraldas e fórmulas de alimentação para recém-nascidos este mês, ele pode ter se esquecido, e o seu e-mail pode ser o lembrete de que ele precisava.
Dica adicional: nesses casos, você também pode entrar em contato com o seu cliente e oferecer a ele um serviço de assinatura que simplesmente envia suas compras regularmente sem que ele tenha que pedir. Todo mundo adora praticidade!
Esquente leads
Aquele contato qualificado está difícil de ser convertido? A automação de marketing digital pode ajudar a esquentar este lead, preparando para as próximas etapas de abordagem, até que ele esteja pronto a se tornar um cliente. Defina os perfis de leads que você tem nas mãos, e crie conteúdo informativo que seja especialmente útil para o lead em cada uma dessas etapas. Segmente os disparos das mensagens de acordo com os seus perfis de contatos para preparar o terreno da conversão.