As necessidades da audiência em primeiro lugar

Produzir conteúdo para engajar e relacionar marcas com seu público-alvo é uma estratégia de Marketing falada já nos anos 80, como mostra esse site. Atualmente tal propósito ainda segue vivo, apenas com alguns novos conceitos e desdobramentos.

Para entender, pense em um restaurante. O que ele precisa para ser bem sucedido? Boa localização? Serviço de qualidade? Preços bons? Ambiente agradável? Comida saborosa? Nada disso!

Para ter um restaurante de sucesso você precisa, antes de qualquer coisa, de pessoas que tenham fome. O resto é apenas um jeito de servir o seu público de uma forma melhor, de conseguir sua atenção e dar a elas o que elas querem.

Todo negócio, inclusive na Internet, tem a versão das “pessoas famintas”. É por isso que você não cria conteúdo apenas para ter conteúdo bom no seu site. Você cria conteúdo para os problemas de uma audiência “faminta” por soluções.

O maior bem de sua empresa não é o seu site, nem seus produtos ou serviços. Seu maior negócio é a sua audiência.  isso é importante alinhar a estratégia de conteúdo da sua empresa ao seu público-alvo, afinal existe um universo de pessoas prestando atenção no que você tem a dizer.

Mas afinal, por que criamos conteúdo? Porque ele nos mantêm conectados com a audiência, que busca por coisas interessantes e informativas para ler, escutar, assistir ou compartilhar com os amigos. Além de querer resolver seus problemas rapidamente e eficientemente.

Se seu conteúdo vai de encontro a esses objetivos, ele está servindo ao seu propósito e é, portanto, bom conteúdo. O que determina se um conteúdo é relevante ou útil é o que a audiência pensa dele e faz com ele. Por isso é essencial você conhecer o seu público antes de iniciar a produção de conteúdo.

Um bom exercício é colocar as necessidades da audiência antes das suas. Pense nas dificuldades do seu público, os problemas que eles enfrentam e as soluções que eles gostariam se receber. Melhorar o design do seu site é uma boa estratégia para tornar o seu material mais atraente e de fácil consumo.

Acima de tudo, preste atenção no que sua audiência lhe diz: veja tendências de buscas em ferramentas como o Google Trends e Google Think Insights. Analise o que as pessoas fazem com o que você já oferece no seu site com ferramentas como o Google Analytics. Colete dados sobre as interações dos visitantes com seu site e os utilize para identificar padrões de comportamento e tendências para poder tirar conclusões que se transformam em ações para melhorar a performance do site. O monitoramento e análise dos resultados são fatores essenciais para otimização das estratégias de marketing – dentro das quais está o conteúdo – nos canais digitais.

 

Agência Digital Especialista Marketing B2B