Quer descobrir quais são os grandes desafios do marketing B2B? Você está no lugar certo! Os clientes B2B buscam soluções com o marketing para atrair, converter e fidelizar o seu público.
A comunicação B2B é direcionada para empresas que vendem serviços ou produtos para outras empresas. Aqui na Global AD, atendemos muitas indústrias e ajudamos nossos parceiros a conquistarem resultados, por meio de estratégias personalizadas às suas necessidades de negócio.
Claro, o marketing B2B está repleto de desafios e neste conteúdo trazemos os 4 principais. Spoiler: a mudança é a única constante no mercado B2B.
Continue a leitura e saiba mais!
1. Criação de conteúdo estratégico para se destacar
Praticamente todas as marcas têm presença digital. Só para você ter uma ideia, uma pesquisa conduzida pela HostGator revelou que 97% das 5 mil empresas avaliadas têm presença no ambiente online, com 65% descrevendo a sua atuação como totalmente digital.
Em meio a tantas páginas na web disponíveis, surge o primeiro principal desafio do marketing B2B: como criar conteúdo estratégico e se destacar da enorme concorrência? Afinal, a competição para ser encontrado nas primeiras posições da pesquisa do Google está cada vez mais acirrada.
O estudo “B2B Content Marketing Benchmarks, Budgets, and Trends: Insights for 2023”, do Content Marketing Institute, apontou as 4 questões mais desafiadoras para os profissionais de marketing B2B no que tange ao conteúdo:
- Criar conteúdo que aborde diferentes estágios da jornada do consumidor;
- Alinhar o conteúdo com as ações de marketing e do time comercial;
- Desenvolver consistência a partir da mensuração de resultados;
- Diferenciar produtos e serviços dos concorrentes.
É impressionante como uma só palavra – conteúdo – tem tanta influência no marketing B2B. Segundo a mesma pesquisa do Content Marketing Institute, 70% das empresas atribuíram o seu sucesso porque utilizaram o marketing de conteúdo para educar o público visado.
É aí que entram as técnicas de SEO e as estratégias de Inbound Marketing para produzir conteúdos úteis, que educam e geram conversão. Tornar-se um líder de pensamento também é missão do marketing B2B, a fim de estabelecer conexão e relacionamento.
2. Conhecimento e integração de novas tecnologias
Existem muitas tecnologias à disposição e esse é um desafio do marketing B2B. A evolução é a regra do jogo, o que torna ainda mais complicado compreender todas as ferramentas que surgem no mercado.
E-mail marketing, mecanismos de automação para gestão de redes sociais e inteligência artificial como o ChatGPT são apenas algumas das ferramentas em meio a tantas opções. Segundo uma pesquisa da IDC (International Data Corporation), o Brasil é o maior consumidor de IA da América Latina.
Conforme o estudo, 63% das empresas nacionais utilizam algum tipo de IA, seja para produzir material, analisar dados ou como ferramenta de inteligência comercial. A pesquisa também indicou uma informação bem relevante: 70% dessas empresas não conseguem aproveitar ao máximo as ferramentas devido à falta de especialização de seus colaboradores.
Como resolver esse desafio do marketing B2B? Ter uma equipe que sabe como aplicar as ferramentas para coletar informações da jornada do cliente e, mais do que isso, sabe como analisar essas estatísticas. Ter parceiros estratégicos que saibam desenvolver ações a partir das novas tecnologias é vital neste contexto.
É preciso estudar a fundo as dores, os desejos e as necessidades do público-alvo. Com a tecnologia, tudo isso ficou mais fácil, pois conseguimos conhecer de forma mais profunda o consumidor, seja por meio de sistemas de aprendizagem de máquina ou o preenchimento de formulários que coletam dados relevantes.
3. Entender a dinâmica das redes sociais
Você sabia que uma pesquisa conduzida pela Leadspace revelou que 84% dos executivos B2B utilizam redes sociais como uma fonte de decisão de compra? Com vários canais disponíveis, esse número não surpreende.
Hoje, as redes sociais desempenham um papel fundamental na distribuição do conteúdo e engajamento das pessoas. Mas, saber quais redes sociais são importantes para o negócio e como gerenciá-las é um dos principais desafios do marketing B2B.
As redes sociais são importantes para qualquer estratégia de comunicação B2B nos dias de hoje. Elas são um dos principais canais que geram acessos em um site omnichannel. Existe uma gama de plataformas digitais diferentes e é importante entender a dinâmica de cada uma delas para executar as melhores estratégias.
É preciso conhecer o propósito de cada rede social. Será necessário analisar o mercado de atuação, o público de interesse e onde ele está. Assim, é possível verificar se os esforços devem ser mais direcionados para o Linkedin, por exemplo.
Pense em um executivo de uma indústria. Se ele criar conteúdo sobre a sua atuação no Linkedin, conseguirá estabelecer autoridade em seu campo, desencadeando conversas com a comunidade e podendo levar o público até o seu site de forma indireta.
4. Simplificar a complexidade na jornada do cliente
Além de entender a jornada de compra do cliente, o desafio do marketing B2B é torná-la mais simplificada e menos invasiva. A experiência digital do processo de compra deve fornecer informações certas, no momento adequado.
Um estudo da Customedialabs evidenciou que a taxa de rejeição (porcentagem de visitantes que acessam um site e saem sem conferir novas páginas ou interagir com seu conteúdo) é um indicador importante para entender a experiência do usuário. Em média, os websites de negócios B2B apresentam uma taxa de rejeição de 25% a 55%. Números abaixo dessa faixa indicam um excelente desempenho.
A jornada precisa ser positiva desde a descoberta da marca até a conversão e o pós-venda. Os clientes em potencial valorizam a experiência tanto quanto o produto ou o serviço, exigindo que a equipe de marketing esteja alinhada ao setor de vendas para que trabalhem em conjunto. Assim, conseguem avaliar se todas as etapas da jornada estão sendo eficazes.
Marketing B2B: qual o primeiro passo para vencer os desafios?
A mudança é a única constante no mercado B2B. Novas tecnologias, alterações nas redes sociais, experiências digitais voltadas para a jornada do cliente e a criação de conteúdo estratégico e relevante são alguns dos principais desafios do marketing B2B.
A nossa dica é investir em uma agência digital como a Global AD. Nós entendemos o mercado B2B e oferecemos soluções customizadas para que as empresas alcancem os resultados visados.
Vamos marcar uma conversa para entender melhor quais são as suas necessidades e como podemos ajudar a vencer desafios do marketing B2B? Fale com a Global AD!