Inbound Marketing: Entenda a estratégia e saiba como fazer

Inbound Marketing é certamente a grande tendência do momento no mercado de marketing digital. Com um diferencial no direcionamento da comunicação para o público-alvo, essa estratégia vem crescido cada vez mais no Brasil, de modo a gerar curiosidade e interesse por parte de mais e mais empresas.

É um formato de trabalho que possibilita a criação de campanhas com orçamentos de marketing menores, estratégias assertivas e resultados perenes. Sendo assim, nada melhor do que conhecer melhor aquilo que tem feito a diferença entre os profissionais de marketing e elevado a projeção das marcas. Saiba mais sobre as estratégias de Inbound Marketing e confira como você pode adotá-las na sua própria campanha.

Entenda o Inbound Marketing

O foco do Inbound Marketing é a geração de leads. Para tanto, é necessário construir estratégias que faça com que seu site obtenha tráfego de modo que o interesse do público-alvo seja conquistado e não comprado. Assim, é preciso pensar em soluções que, apoiadas na tecnologia oferecida pelo ambiente digital, sejam criadas muito mais em função do intelecto do que do orçamento para atingir resultados, de modo a envolver o público-alvo, atraindo pessoas e influenciando em sua conversão. Textos capazes de esclarecer dúvidas, vídeos que trazem novidades para determinado público, entre outros, são as ferramentas ideais para criar a sua estratégia.

Como fazer Inbound Marketing?

O primeiro passo é definir o seu objetivo. Para tanto, é necessário pensar em resultados práticos a serem atingidos dentro de determinado período previamente determinado. Por exemplo: estabelecer um prazo de dois a seis meses (dependendo da sua estrutura) para atingir uma quantidade de 20 prospectos para seu negócio. Com o objetivo traçado, o segundo passo é definir as buyer personas (versão aprofundada de público-alvo). Para tanto, procure pensar no seu produto ou serviço, nas características mais marcantes, seus pontos positivos e negativos. Em seguida, imagine as pessoas que podem se beneficiar com seu produto. São esses seus clientes ideais, ou seja, as personas. Com um bom trabalho de definição de personas fica mais fácil desenvolver conteúdo para elas.

O processo do funil de vendas

Antes de prosseguir falando sobre estratégia, é necessário explicar o que é o funil de vendas. Basicamente, trata-se do processo em que o cliente é dirigido desde o primeiro contato com a marca até o momento em que o negócio é fechado. Como se fosse um funil, colocamos o público-alvo no topo, para quem dirigimos uma mensagem menos incisiva em relação ao produto ou serviço com o qual estamos trabalhando, oferecendo um conteúdo mais educativo e com maior alcance.

Funil de Marketing e Vendas

Em seguida, conduzimos até o meio do funil, onde falamos com um público mais limitado, gerando leads, visando o fundo do funil que, por sua vez, é onde entramos com as técnicas de venda mais específicas. Assim, podemos dizer que o funil de vendas é um processo onde a condução que transforma público-alvo em consumidor, é guiada pela equipe de marketing.

3 dicas de Inbound Marketing:

1. Seu blog deve ser estratégico

Criar conteúdo para blog é sem dúvida uma das estratégias de Marketing online mais eficientes. Diferentemente do que acontece em outras plataformas, o blog permite maior liberdade para a construção de conteúdos envolventes. Por exemplo, nas redes sociais, você tem fatores limitantes como o espaço para postagens. Além disso, o blog oferece uma forma de levar tráfego para o seu site e, se o seu conteúdo for relevante, você pode se tornar uma autoridade em determinado assunto.

Dominar técnicas SEO é um recurso extremamente útil para trabalhar com conteúdo original nos blogs. Isso porque um bom serviço de otimização das palavras chave permite que a sua campanha ocupe as primeiras posições nos mecanismos de busca, dando maior visibilidade à sua marca e atraindo consumidores em potencial.

Escreva para o nicho em que sua marca atua, apresentando conteúdo informativo sobre aspectos que ressaltem a qualidade de seu produto, por exemplo. É o caso de escrever sobre os benefícios que o vinho pode fazer pela saúde, caso você trabalhe com vinhos e queira trabalhar sua campanha em cima da ideia de que o seu produto tem qualidade diferenciada. Pensando no funil de vendas, procure sempre gerar leads através de formulários integrados com sua base de emails.

2 – Use as redes sociais para amplificar seu conteúdo

Atuar nas redes sociais também é um importante pilar na estratégia de Inboud Marketing. Com uma fanpage no Facebook, por exemplo, seu alcance é muito maior em relação ao público-alvo. Trabalhe com conteúdo qualificado, apostando em publicações populares para que as pessoas compartilhem e façam a imagem de sua marca atingir um número cada vez maior de usuários. Mas lembre-se de não se afastar demais do universo do seu produto e transformar sua página em simples entretenimento.

Aproveite os temas do momento para criar memes e gerar buzz com compartilhamentos. E não se esqueça do Twitter. Procure estar sempre de olho nos assuntos do momento e trabalhar com conteúdo de efeito para atingir as pessoas. Para obter maior número de seguidores, siga para ser seguido de volta. Uma peculiaridade dessa rede social é que 100% de seus seguidores veem seu conteúdo, sendo assim, seja sempre direto e criativo nas mensagens. Os canais são muitos e existem diversas possibilidades, então você pode divulgar o conteúdo do blog e aumentar o alcance da sua marca.

3 – Use vídeos em sua estratégia

Outra excelente estratégia para conquistar o interesse do público-alvo é a criação de vídeos para sua campanha, trabalhando com canais como o Youtube, por exemplo. Hoje em dia já existem inúmeros casos de marcas que criam conteúdo próprio e trabalham com o Youtube para se aproximar de seus consumidores. A ideia tem a ver com o fato de que com o vídeo fica muito mais fácil assimilar o conteúdo do que através da leitura (principalmente online, onde existem inúmeras distrações), além de permitir recursos visuais, interpretação do ator, entre outros, tornando a comunicação mais leve e interessante. Construa um planejamento baseado em atualizações constantes e instrua seus visitantes com frequência. Essa é uma das formas mais eficientes de conquistar credibilidade junto ao público.

Pontos essenciais na estratégia de Inbound

O Inbound Marketing é um conceito que envolve diversas estratégias de marketing digital baseadas em atrair o interesse do público-alvo, oferecendo algo de útil a ele ao invés de ofertar diretamente um produto ou serviço. Assim, é preciso usar canais como blogs, redes sociais, vídeos, entre outros, para construir uma relação de confiança com a audiência.

Boas estratégias de Inbound Marketing são aquelas que atingem as pessoas e fazem com que elas tenham interesse por suas ideias. É o conteúdo que as envolve, não o produto. Assim, invista na qualidade de seu conteúdo, com textos informativos, vídeos interessantes e páginas divertidas nas redes sociais, para que sua marca apareça como consequência de uma comunicação bem feita.

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Agência Digital Especialista Marketing B2B