Digital Analytics para Iniciantes

Idealizar uma empresa sem pensar a sua presença online é quase inimaginável nos dias atuais. Com a implementação de bases de dados e o aprimoramento de tecnologias de armazenamento de informações, prever o futuro ficou ainda mais fácil. É neste cenário que Digital Analytics ajudará você. Afinal, basear suas decisões na análise de dados pode ser a solução para o crescimento do seu negócio.

Confira agora seis dicas de digital analytics para iniciantes:

Aprender a linguagem

Analytics se torna mais fácil de entender uma vez que se esteja familiarizado com a terminologia. Por exemplo, sessões, visitantes, visitantes únicos e visualizações de página, tudo significa algo um pouco diferente. Posteriormente, quando se começa a filtrar o tráfego da web por segmentos, dimensões e métricas, os dados podem ser confusos. Para prevenir futuras dificuldades, familiarizar-se com os termos se torna muito importante.

Instalação

É nessa etapa que você irá adicionar ao seu site um acompanhamento de Digital analytics. Existem muitas ferramentas disponíveis para serem utilizadas. Para os mais iniciantes, o Google Analytics pode ser um bom começo, pois é grátis, atualizado regularmente e possui diversos recursos online para uso imediato

Acompanhamento personalizado

Geralmente não é suficiente confiar apenas nas métricas básicas que vêm pré-definidas com o software. Cada empresa é diferente, e é por isso que ferramentas de Digital analytics permitem que se especifiquem acompanhamentos personalizados. Por exemplo, o Google Analytics permite taguear qualquer campanha online que você está produzindo com diferentes dimensões. Você pode ver como seus banners, newsletter, ou links de campanhas estão, apenas adicionando marcações personalizadas à URL da campanha.

 Acompanhamento

Uma boa ferramenta de Digital analytics disponibilizará opções para que se agende relatórios automáticos à sua caixa de entrada, exporte para planilhas, entre outros. Digital analytics tem por objetivo entender, por picos e depressões, os acontecimentos, para que você possa fazer os ajustes necessários.

 Analise

Construir e acumular dados consistentes leva tempo, e podem haver flutuações diárias. Quando existirem picos e depressões, analise com calma para entender o porquê, antes de fazer mudanças drásticas. Melhorias e resultados advindos das campanhas podem não aparecer nos relatórios até semanas depois. Uma vez que se entenda a dinâmica dos dados, pode-se reagir de forma a melhorar o conteúdo.

 Implementação de melhorias

Após a coleta e interpretação de dados, você poderá olhar para os resultados, fazer comparações e implementar melhorias certeiras nos seus negócios. Nesta etapa, mudanças que se adequem às novas estratégias da empresa poderão ocorrer.

Agência Digital Especialista Marketing B2B