Digital Brazil 2024

Digital Brazil 2024: navegue pelos dados e insights

Já está disponível o Digital Brazil 2024, o relatório que oferece uma análise detalhada do cenário digital no Brasil para o ano de 2024. O relatório traz uma visão geral para entender como as pessoas no Brasil usarão dispositivos e serviços digitais em 2024.

Se você é um gestor ou profissional de marketing que busca melhorar as campanhas digitais de negócios B2B através de dados e insights, então esse conteúdo que preparamos pode te ajudar. Confira na íntegra as principais informações do Digital Brazil 2024.

Boa leitura!

O que é Digital Brazil 2024? 

O Digital Brazil 2024 é um relatório desenvolvido pelo DataReportal em conjunto com várias outras marcas. Ele reúne dados, insights e tendências relevantes sobre como as pessoas no Brasil utilizam dispositivos e serviços digitais, além de prever possíveis desenvolvimentos futuros neste campo.

O relatório examina uma variedade de informações do mundo digital, o que inclui:

  •  O uso de dispositivos móveis.
  • A penetração da internet.
  • O comportamento nas redes sociais.
  • As preferências de consumo de conteúdo online.
  • A adoção de tecnologias emergentes.

Ao analisar esses dados, o relatório proporciona uma compreensão mais profunda de como a tecnologia impacta a vida das pessoas e influencia as tendências sociais, econômicas e culturais no país.

O time da Global AD mergulhou de cabeça no Digital Brazil 2024, para extrair e disponibilizar as informações mais relevantes do relatório. Veja a seguir o que você irá encontrar nesse artigo:

  • População do Brasil em 2024
  • Uso da Internet no Brasil em 2024
  • Velocidades de conexão à Internet no Brasil em 2024
  • Estatísticas de mídia social para o Brasil em 2024
  • Dados sobre Facebook no Brasil em 2024
  • Usuários do YouTube no Brasil em 2024
  • Usuários do Instagram no Brasil em 2024
  • Usuários do TikTok no Brasil em 2024
  • Usuários do Facebook Messenger no Brasil em 2024
  • Usuários do LinkedIn no Brasil em 2024
  • Usuários do Snapchat no Brasil em 2024
  • X usuários no Brasil em 2024
  • Usuários do Pinterest no Brasil em 2024
  • Conexões móveis no Brasil em 2024.
  • E-commerce no Brasil em 2024.

População atual do Brasil em 2024

Hoje o Brasil tem uma população total de 217 milhões. Desse total, 50,9% são pessoas do gênero feminino e 49,1% do gênero masculino. Dentro desses dados podemos ver que houve um crescimento de 0,6% (1.2 milhões) da população total dentro do período de um ano (janeiro de 2023 até janeiro de 2024). Além disso, temos 87,9% da população vivendo em centros urbanos e 12,1% em áreas rurais.

Outro dado interessante é a idade média dos brasileiros, que é de 33,8 anos. Também podemos ver como a população total do Brasil se divide por faixa etária: 

  • 6,3% têm entre 0 e 4 anos.
  • 10,8% têm entre 5 e 12 anos.
  • 7,0% têm entre 13 e 17 anos.
  • 10,5% têm entre 18 e 24 anos.
  • 15,7% têm entre 25 e 34 anos.
  • 15,8% têm entre 35 e 44 anos.
  • 13,0% têm entre 45 e 54 anos.
  • 10,5% têm entre 55 e 64 anos.
  • 10,4% têm 65 anos ou mais.

Insights da população brasileira do Digital Brazil 2024:

  • O crescimento da população brasileira de 0,6% ou 1.2 milhões de pessoas mostra que provavelmente essa pequena parcela de pessoas estarão vivendo no ano 2100 e passaram por diversas evoluções como tecnologia e inteligência artificial. 
  • Predominantemente a população vive e prefere morar em centros urbanos, o que pode ser explorado com mais profundidade para gerar oportunidades.
  • Mais de 75% da população brasileira tem mais de 18 anos. Ou seja: são pessoas que de alguma forma estão tomando e influenciando decisões diariamente.
  • Ao olharmos para a faixa etária da população brasileira, podemos ter uma ideia de que a grande maioria das pessoas está dividida entre as gerações X, Y e Z.

Dados sobre o uso da internet

  • Número total de usuários de internet: 187.9 milhões.
  • Usuários da Internet vs. população total: 86.6%.
  • Variação anual no total de usuários da Internet: +3.3% (6.1 milhões).
  • Mudança anual nos usuários da Internet versus população: +2.7%.
  • Adoção indexada da Internet vs. média global: 130.9.
  • Percentual de usuários de internet que acessam pelo celular: 98.5%.
  • Tempo médio diário gasto usando a internet de 9h13min.
  • Variação anual no tempo diário gasto na Internet: -3.5% (-19min).

Tempo diário gasto  na internet

Quantidade de tempo que os usuários de internet entre 16 e 64 anos passam usando a internet todos os dias.

  • Tempo diário gasto usando a Internet em todos os dispositivos: 9h13min.
  • Tempo diário gasto usando a internet no celular: 5h19min.
  • Tempo diário gasto usando a internet em computadores e tablets: 3h54min.
  • Participação do celular no tempo total diário de internet: 57.6%

Principais motivos para usar a internet

Principais razões pelas quais os usuários de internet de 16 a 64 anos usam a internet.

  • Encontrando informação: 78,7%.
  • Pesquisando como fazer as coisas: 74,2%.
  • Manter contato com amigos e familiares: 70,5%.
  • Pesquisa por produtos e marcas: 69,8%.
  • Assistindo a vídeos, programas de TV ou filmes: 67,5%.
  • Encontrando novas ideias ou inspiração: 66,9%.
  • Manter-se atualizado com notícias e eventos: 65,9%.
  • Acessando e ouvindo música: 64,9%.
  • Pesquisa relacionada a negócios: 57,6%.
  • Fins educacionais e relacionados ao estudo:  53,4%.
  • Pesquisando por lugares, férias e viagens: 52,9%.
  • Pesquisa sobre problemas de saúde e produtos de saúde: 47,0%.
  • Gerenciando finanças e poupança: 44,3%.
  • Rede relacionada a negócios: 43,4%.
  • Jogos: 42,2%.

Dispositivos usados para acessar a internet

Porcentagem de usuários de internet de 16 a 64 anos que usam cada tipo de dispositivo acessam a internet.

  • Celular: 98,5% – mudança ano após ano +1,4%.
  • Notebook ou Computador: 66,7% – mudança ano após ano -1,5%.
  • Smartphone: 96,5% – mudança ano após ano +1,0%.
  • Telefones convencionais: 3,6% – mudança ano após ano -14,3%.
  • Tablets: 23,7% – mudança ano após ano -11,9%.
  • Notebook ou computador pessoal: 59,8% – mudança ano após ano -6,0%.
  • Notebook ou computador de trabalho: 26,9% – mudança ano após ano +2,3%.
  • Televisão conectada: 48,6% – mudança ano após ano -3,0%.
  • Dispositivo doméstico inteligente: 17,2% – mudança ano após ano +17,0%.
  • Videogame: 17,9% – mudança ano após ano -4,3%.

Velocidades de conexão com a internet

Velocidade média e latência para conexões de internet móvel e fixa.

  • Velocidade média das conexões de internet móvel:
    • Download: 47.09 Mbs.
    • Upload: 12.23 Mbs.
    • Latência: 26 ms.
  • Mudança anual na velocidade média das conexões de internet móvel:
    • Download: +41,2%.
    • Upload: +10,2%.
    • Latência: -3,7%.
  • Velocidade média das conexões de internet fixa:
    • Download: 140.46 Mbs.
    • Upload: 92.39 Mbs.
    • Latência: 5 ms.
  • Mudança anual na velocidade média das conexões de internet fixa:
    • Download: +40,8%.
    • Upload: +29,5%.
    • Latência: 0%.

Participação do tráfego da web por dispositivo

Porcentagem do total de páginas da web veiculadas em navegadores da web em execução a cada dispositivo.

  • Dispositivo móvel: 52,19% – mudança ano após ano -8,6%.
  • Notebook e computadores: 47,09% – mudança ano após ano +11.8%.
  • Tablets: 0.60% – mudança ano após ano -9.1%.
  • Outros dispositivos: 0.12% – mudança ano após ano +9.1%.

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Principais tipos de sites visitados e aplicativos usados

Porcentagem de usuários de internet de 16 a 64 anos que visitaram ou usaram cada tipo de propriedade digital no último mês.

  • Redes sociais: 98,9%.
  • Bate-papo e mensagens: 98,5%.
  • Mecanismos de pesquisa ou portais da web: 94,5%.
  • Compras, leilões ou classificados: 91,1%.
  • Email: 78,2%.
  • Mapas, estacionamento ou serviços baseados em localização: 72,3%.
  • Música: 62,5%.
  • Serviços móveis (por exemplo, carona, aluguel de bicicletas): 57,0%.
  • Entretenimento: 53,3%.
  • Notícias: 49,8%.
  • Banco, investimento ou seguros: 46,9%.
  • Jogos: 45,4%.
  • Clima: 45,3%.
  • Esportes: 33,2%.
  • Viagem: 29,2%.

Participação do tráfego da web por navegador

Porcentagem do total de páginas da web veiculadas para cada marca de navegador da web em execução em qualquer dispositivo.

  • Chrome: 75,0%
  • Safari: 8,6%
  • Opera: 5,0%
  • Edge: 4,7%
  • Firefox: 2.7%
  • Samsung internet: 2,1%
  • IE: 0,8%
  • Outros: 1,1%
digital brasil 2024: Top ranking dos site pela similarweb
digital brasil 2024: Top ranking dos site pela SEMRUSH

Parcela de referências de mecanismos de pesquisa

Porcentagem do tráfego total da web referido pelos mecanismos de pesquisa originado de cada serviço de pesquisa.

  • Chrome: 95,3%
  • Bing: 3,3%
  • Yahoo: 1,1%
  • Duckduckgo: 0,1%
  • Yandex: 0,1%
  • Baidu: 0,07%
  • Ecosia: 0,02%
  • Outros: 0,01%
digital brasil 2024: Top pesquisas no Google

Acesso a informações online (internautas de 16 a 64 anos)

Confira a porcentagem de usuários da internet de 16 a 64 anos que se envolvem em cada tipo de atividade online:

  • 94,5% usam um mecanismo de pesquisa (por exemplo,Google e Bing) todos os meses.
  • 22,9% usam assistentes de voz (Siri, Google Assistant) para encontrar informações todas as semanas.
  • 60,9% visitam redes sociais para procurar informações sobre marcas e produtos.
  • 47,6% usam ferramentas de pesquisa de imagens (Google Lens, Pinterest Lens) no celular a cada mês.
  • 57,1% escaneiam um código QR em um celular todos os meses.
  • 45,5% usam ferramentas online para traduzir textos em diferentes idiomas todas as semanas

Assistindo a conteúdos em vídeo online

Porcentagem de usuários da internet de 16 a 64 anos que assistem a cada tipo de conteúdo em vídeo pela internet a cada semana.

  • 96,4% qualquer tipo de vídeo. 
  • 63,0% vídeos de música. 
  • 40,5% vídeos de comédia, meme ou viral. 
  • 33,3% vídeo em livestream. 
  • 38,7% tutorial ou como fazer. 
  • 30,1% vídeos educativos. 
  • 31,7% vídeos de revisões de produtos. 
  • 28,1% vídeos de esportes ou melhores acontecimentos deste nicho.
  • 30% vídeos de influenciadores e vlogs.
  • 25,5% vídeos de jogos.

Consumo de TV e Streaming 

Explorando o comportamento dos usuários da internet de 16 a 64 anos em relação à tv e ao streaming.

  • 99,3% assistem a qualquer tipo de conteúdo de TV todo mês. 
  • 0% mudança anual dos usuários da internet que assistem a qualquer tipo de TV.
  • 4h04min é o tempo diário que os usuários da internet passam assistindo a qualquer tipo de TV. 
  • -9,1% de variação anual no tempo diário de visualização de TV (todas as formas de entrega de conteúdo).
  • 97,4% de usuários de internet que transmitem conteúdo de TV versus usuários de internet que assistem qualquer tipo de TV.
  • 1h38min tempo diário gasto assistindo a conteúdos de TV de streaming na internet.
  • -9,7% de variação anual no tempo diário gasto assistindo a conteúdo de TV em streaming.
  • 40,0% do tempo gasto assistindo a streaming de conteúdo de TV como uma porcentagem do tempo total de TV.
digital brasil 2024: streaming Netflix
digital brasil 2024: streaming Disney+
digital brasil 2024: streaming HBO

Áudio Online: dados do Digital Brazil 2024

Porcentagem de usuários de 16 a 64 anos que consomem cada tipo de conteúdo em áudio pela internet semanalmente.

  • 63,0% assistem ou escutam vídeos de música online. 
  • 50,6% escutam serviços de streaming de música. 
  • 19,1% escutam programas ou estações de rádio online. 
  • 39,7% escutam podcasts.
  • 11,0% escutam livros em áudio.

Quais são os dispositivos usados para jogar videogame?

Porcentagem de usuários da internet de 16 a 64 anos que jogam videogames em cada tipo de dispositivo.

  • 88,9% qualquer dispositivo. 
  • 78,9% smartphones. 
  • 42,3% computador ou desktop. 
  • 39,3% console de jogo. 
  • 14,5% tablet. 
  • 11,3% dispositivo de jogo portátil. 
  • 11,0% dispositivo de mídia streaming. 
  • 4,8% fone de ouvido de realidade virtual.

Panorama do mercado de casas inteligentes

Valor de mercado para dispositivos de casas inteligentes:

  • 6,83 milhões é o número de casas com dispositivos de casa inteligente. 
  • US$ 1,53 bilhão é o valor total do mercado de casas inteligentes. 
  • US$ 629,1 milhões em valor de mercado de eletrodomésticos inteligentes. 
  • US$ 220,8 milhões em valor de mercado de dispositivos de conexão e controle residencial inteligente.
  • US$ 257,8 milhões em valor de mercado de dispositivos de segurança para casas inteligentes. 
  • US$ 258,0 milhões em valor de mercado de dispositivos de entretenimento para casas inteligentes. 
  • US$ 84,13 milhões em valor no mercado de conforto e iluminação para casas inteligentes. 
  • US$ 80,87% milhões em valor do mercado de gestão de energia para casas inteligentes.
Digital Brazil 2024: Média da receita anual por casa inteligente

Dados sobre o uso de serviços financeiros online 

Porcentagem de usuários da internet entre 16 e 64 anos que possuem ou usam cada tipo de serviço financeiro digital:

  • 46,9% usam um site ou aplicativo móvel de bancos, investimentos ou seguros todos os meses. 
  • 31,0% utilizam um serviço de pagamento móvel (Apple/Samsung Pay) todos os meses. 
  • 17,1% possuem qualquer forma de criptomoeda (Bitcoin, por exemplo).
digital brazil 2024: segurança e privacidade online

Social media

Os dados do Digital Brazil 2024 nos trazem informações extremamente relevantes sobre o consumo de redes sociais no Brasil. Entre eles, destacamos:

  • 144 milhões de brasileiros com contas ativas em redes sociais no país, em janeiro de 2024.
  • Usuários de mídias sociais no Brasil aumentaram 2,0 milhões (+1,4%) entre o início de 2023 e o início de 2024.
  • O número de usuários de mídias sociais no Brasil no início de 2024 era equivalente a 66,3% da população total, mas é importante enfatizar que os usuários de mídias sociais podem não representar indivíduos únicos (ou seja, uma pessoa pode ter mais de uma conta).
  • Dados publicados nas ferramentas de planejamento de anúncios das principais plataformas de mídia social indicam que havia 128,6 milhões de usuários com 18 anos ou mais usando mídias sociais no Brasil no início de 2024. Esse número equivale a 78,0% da população total com 18 anos ou mais naquela hora.
  • De forma mais ampla, 76,6% da base total de usuários da Internet no Brasil (independentemente da idade) usaram pelo menos uma plataforma de mídia social em janeiro de 2024.
  • 76,6% da base total de usuários da Internet no Brasil (independentemente da idade) usaram pelo menos uma plataforma de mídia social em janeiro de 2024. Naquela época, 55,6% dos usuários de mídias sociais no Brasil eram mulheres, enquanto 44,4% eram homens.

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Plataformas de social media

Em relação a cada plataforma de rede social específica, o Digital Brazil 2024 também traz dados que precisam entrar no radar das marcas B2B. Todas as informações se referem ao período do início de 2023 a janeiro de 2024.

Nós selecionamos os principais para você, conforme cada tipo de mídia social.  Vem com a gente!

Facebook

  • Dados publicados nos recursos publicitários da Meta indicam que o Facebook tinha 111,3 milhões de usuários no Brasil no início de 2024.
  • Alcance potencial dos anúncios do Facebook no Brasil aumentou em 2,2 milhões (+2,0%) entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024.
  • Para um contexto mais recente, os mesmos dados mostram que o número de usuários que os profissionais de marketing poderiam alcançar com anúncios no Facebook diminuiu 500 mil (-0,4%) entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, no Brasil.
  • O alcance dos anúncios do Facebook no Brasil foi equivalente a 59,2% da base local de usuários da Internet (independentemente da idade) em janeiro de 2024. 
  • No início de 2024, 53,8% do público de anúncios do Facebook no Brasil eram mulheres, enquanto 46,2% eram homens.

Facebook Messenger

  • Anúncios no Facebook Messenger alcançaram 56,95 milhões de usuários no Brasil no início de 2024.
  • Alcance dos anúncios do Facebook Messenger no Brasil é equivalente a 30,3% da base local de usuários da Internet (independentemente da idade).
  • No início de 2024, 54,3% do público-alvo de anúncios do Facebook Messenger no Brasil eram mulheres, enquanto 45,7% eram homens.
  • Trimestralmente, os dados da empresa revelam que o tamanho da audiência de anúncios do Facebook Messenger no Brasil diminuiu 1,2 milhão (-2,1%) entre outubro de 2023 e janeiro de 2024.

YouTube

  • Os recursos publicitários do Google indicam que o YouTube tinha 144,0 milhões de usuários no Brasil no início de 2024.
  • Os anúncios do YouTube alcançaram 76,6% da base total de usuários da Internet no Brasil (independentemente da idade) em janeiro de 2024.
  • Naquela época, 51,4% da audiência de anúncios do YouTube no Brasil eram mulheres, enquanto 48,6% eram homens.
  • Dados publicados nas próprias ferramentas de planejamento de anúncios do Google mostram que o alcance potencial dos anúncios do YouTube no Brasil aumentou em 2,0 milhões (+1,4%) entre o início de 2023 e o início de 2024. 
  • Enquanto isso, os mesmos dados mostram que o número de usuários que os profissionais de marketing poderiam alcançar com anúncios no YouTube no Brasil permaneceu inalterado entre outubro de 2023 e janeiro de 2024.

Instagram

  • O Instagram tinha 134,6 milhões de usuários no Brasil no início de 2024.
  • O alcance dos anúncios do Instagram no Brasil no início de 2024 era equivalente a 71,6% da base local de usuários da Internet (independentemente da idade).
  • No início de 2024, 58,4% do público de anúncios do Instagram no Brasil eram mulheres, enquanto 41,6% eram homens.
  • O tamanho da audiência de anúncios do Instagram no Brasil aumentou em 12 milhões (+9,5%) entre outubro de 2023 e janeiro de 2024.

TikTok

  • TikTok tinha 98,59 milhões de usuários com 18 anos ou mais no Brasil no início de 2024.
  • O alcance dos anúncios do TikTok no Brasil era equivalente a 52,5% da base local de usuários da Internet no início do ano, independentemente da idade. 
  • No início de 2024, 54,8% do público publicitário do TikTok no Brasil era feminino, enquanto 45,2% era masculino.
  • O alcance potencial dos anúncios do TikTok no Brasil aumentou em 16 milhões (+19,9%) entre o início de 2023 e o início de 2024.

LinkedIn

  • LinkedIn tinha 68,00 milhões de “membros” no Brasil no início de 2024.
  • Alcance dos anúncios do LinkedIn no Brasil era equivalente a 36,2% da base local de usuários da Internet (independentemente da idade) no início do ano.
  • No início de 2024, 49,2% do público de anúncios do LinkedIn no Brasil eram mulheres, enquanto 50,8% eram homens.
  • Alcance potencial dos anúncios do LinkedIn no Brasil aumentou em 9,0 milhões (+15,3%) entre o início de 2023 e o início de 2024.

Pinterest

  • Pinterest tinha 37,14 milhões de usuários no Brasil no início de 2024.
  • O alcance dos anúncios do Pinterest no Brasil equivalia a 19,8% da base local de usuários da Internet naquela época, independentemente da idade.
  • No início de 2024, 66,8% do público de anúncios do Pinterest no Brasil eram mulheres, enquanto 25,7% eram homens.
  •  As ferramentas do Pinterest também publicam dados de audiência de usuários de gênero “não especificado”, e esses usuários representavam 7,6% da audiência total de anúncios
  • Dados publicados nas próprias ferramentas de planejamento de anúncios do Pinterest mostram que o alcance potencial dos anúncios do Pinterest no Brasil aumentou em 9,1 milhões (+32,4%) entre o início de 2023 e o início de 2024.

Snapchat

  • O Snapchat tinha 6,84 milhões de usuários no Brasil no início de 2024.
  • O alcance dos anúncios do Snapchat no Brasil era equivalente a 3,6% da base local de usuários da Internet (independentemente da idade) no início do ano.
  • No início de 2024, 71,0% do público publicitário do Snapchat no Brasil era feminino, enquanto 24,8% era masculino.
  • O alcance potencial dos anúncios do Snapchat no Brasil diminuiu em 815 mil (-10,7%) entre o início de 2023 e o início de 2024.
  • O número de usuários que os profissionais de marketing conseguiram alcançar com anúncios no Snapchat no Brasil aumentou na verdade em 85 mil (+1,3%) entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, sugerindo que o alcance pode ter caído entre janeiro de 2023 e outubro de 2023. .

X

  • X tinha 22,13 milhões de usuários no Brasil no início de 2024.
  • O alcance do anúncio de X no Brasil era equivalente a 11,8% da base local de usuários da Internet (independentemente da idade) no início do ano.
  • Dados publicados nas próprias ferramentas de planejamento de anúncios do X (Twitter) mostram que o alcance potencial do anúncio no Brasil diminuiu 2,2 milhões (-8,9%) entre o início de 2023 e o início de 2024. 
  • Enquanto isso, os mesmos dados mostram que o número de usuários que os profissionais de marketing poderiam alcançar com anúncios no X no Brasil diminuiu 2,0 milhões (-8,4%) entre outubro de 2023 e janeiro de 2024.

Conexões Móveis no Brasil em 2024

É inquestionável: o celular se tornou uma parte indispensável no dia a dia das pessoas. Muito mais do que isso, é essencial nas estratégias de comunicação das empresas. 

Afinal, diversos indivíduos utilizam a internet pelo mobile. Essa realidade é comprovada pelos dados do Digital Brazil 2024. Nesse sentido, queremos evidenciar as seguintes estatísticas para você:

  • Segundo dados da GSMA Intelligence, as conexões móveis equivalem a 96,9% da população total brasileira em janeiro de 2024. 
  • O número de conexões móveis no Brasil é de 210,3 milhões neste mesmo período. Lembramos que uma mesma pessoa pode ter mais de uma conexão móvel. 
  • O número de conexões móveis no Brasil diminuiu 2,0 milhões (1%).

E-commerce: comportamento do consumidor online

Uma informação bem importante do Digital Brazil 2024 é a atividade de compra online a cada semana. Abaixo, apresentamos a porcentagem de usuários da internet de 16 a 64 anos que se envolve em atividades de e-commerce semanalmente:

  • 58,0% compraram um produto ou serviço online.
  • 26,3% encomendaram mantimentos através de uma loja online.
  • 9,0% compraram um artigo em segunda mão através de uma loja online.
  • 28,9% utilizaram um serviço de comparação de preços online. 
  • 4,2% utilizaram um serviço online de compre agora, pague depois pelo serviço.

Se você deseja saber mais informações sobre e-commerce e os tópicos que apontamos acima, acesse o conteúdo completo do DataReportal agora.

Qual a importância de tudo isso para os negócios B2B?

Nós apontamos uma série de dados relevantes ao longo do nosso conteúdo, certo? Mas, compreendê-los faz toda a diferença nas ações de uma empresa B2B. Na prática, isso significa que além de ler esse material, é fundamental interpretá-lo corretamente.

Ao trazer questões demográficas relevantes e informações essenciais sobre o consumo de plataformas digitais no Brasil, o DataReportal é um documento estratégico. Ou seja: ele contribui para que os negócios entendam o que faz sentido sobre seus públicos e canais de conteúdo. 

Afinal, o estudo permite entender o quê, onde e como os brasileiros consomem conteúdo e realizam ações online. Dessa forma, a análise e interpretação desses dados permite um direcionamento mais assertivo em relação à tomada de decisões em um negócio.  

Claro, todos esses insights ajudam substancialmente a:

  • Definir os objetivos de curto, médio e longo prazo.
  • Executar as táticas corretas.
  • Avaliar os indicadores de desempenho correspondentes.
  • Implementar as melhorias necessárias.

Nesse sentido, contar com um parceiro que realmente entende de todo o universo da comunicação B2B é imprescindível. Muito mais do que apresentar uma informação, queremos que você compreenda o que ela pode agregar à sua marca para gerar valor. 
Fale com a equipe da Global AD e descubra como podemos aplicar os principais dados do Digital Brazil 2024 às suas estratégias B2B. Somos o parceiro de negócios ideal para soluções sob medida neste mercado.

Agência Digital Especialista Marketing B2B