Porto Alegre
Rua Demetrio Ribeiro, 1017
Centro Histórico, Porto Alegre - RS
90010-311
São Paulo
Rua Capitão Antônio Rosa, 409
Pinheiros, São Paulo - SP
01443-010
Contatos
[email protected]
Tel: +5511912137858

Dropbox permite alternar entre contas pessoais e profissionais

Drew Houston e Arash Ferdowsi lançaram o Dropbox em 2008 e, ao longo dos últimos quatro anos, o serviço se popularizou e conquistou seu lugar na vida das pessoas. Como algumas empresas já usam o Dropbox para  armazenar seus documentos, é comum que alguns usuários tenham duas contas, uma da empresa e outra pessoal.

Para facilitar as coisas, fazendo com que o usuário não precise mais trocar de conta enquanto administra seus arquivos, a empresa norte-americana acaba de lançar uma nova função dentro da modalidade Dropbox for Teams (pago). Coma a novidade, você pode alternar entre duas contas sem precisar fazer logoff (como no Google). Este recurso não afeta usuários que já possuem duas contas separadas.

Se você já assina a modalidade “for teams” basta fazer login no serviço e clicar no seu nome, no canto superior direito, e selecionar a opção Trocar Contas ou “Switch to”, e entrar na sua segunda conta do Dropbox. Assim você pode alternar rapidamente entre as duas contas e, quando sair do serviço, as duas sessões serão encerradas simultaneamente.

Você armazena documentos corporativos no dropbox?

Em 2011 houve um incidente em que Christopher Soghoian, estudante americano de doutorado, iniciou uma reclamação formal junto à Federal Trade Commission para averiguação da informação de que os dados seriam realmente superprotegidos. De acordo com o estudante, a prática comercial (e publicitária) da Dropbox merecia ir a escrutínio público.

Nesta semana o Olhar Digital divulgou pesquisa da Nasuni (empresa de armazenamento e concorrente do Dropbox), que ouviu 1300 funcionários de empresas localizadas nos Estados Unidos. Segundo o estudo, metade dos entrevistados armazena documentos corporativos no Dropbox.

“A pesquisa ainda revelou que os vice-presidentes e diretores estão mais propensos a usar os serviços de nuvem, apesar dos risco. Os executivos de cargos de liderança foram os primeiros a levar seus iPads e iPhones para os escrtitórios e, portanto, adotaram também aplicativos que facilitassem seus trabalhos.

A Nasuni afirmou no relatório do estudo que este aumento de documentos corporativos em serviços de nuvem pessoais podem chamar a atenção dos hackers. “Os dados sensíveis armazenados no Dropbox não são seguros e, o pior, não são controlados pelo departamento de TI”, disse a empresa.

Companhias como a Nasuni oferecem serviços na nuvem para corporações e, portanto, tem interesse em revelar detalhes de armazenamentos menos seguros. No entanto, de acordo com o GigaOm, a pesquisa ainda merece atenção, pois, pode revelar uma tendência mundial.”

Embora serviços de armazenamento em nuvem, como o Dropbox, sejam a salvação para muitas pequenas empresas, é importante tomar cuidado e, usar esta facilidade com bom-senso.

Sua empresa usa o Dropbox?