As mudanças no algoritmo do Google trazem consigo mudanças no trabalho de SEO. Link Building, um termo antes tão usado quando se falava em otimização off site gera controvérsias atualmente – entenda o porquê.

Links apontando para um site são um dos critérios que o Google considera para determinar o posicionamento na página de resultados. Porém, para trabalhar essa otimização offsite, o velho termo “link building” perde a sua força e relevância.

Os links não podem mais ser “construídos”, comprados, trocados, ou “inseridos” – eles são conseguidos. Afinal, o que importa agora é a qualidade dos links, relevância de seu contexto e texto âncora, não apenas a quantidade deles. (Porém, se o texto âncora for muito pensado e feito sempre da mesma forma, pode ser identificado um exagero de otimização também, o mesmo vale para o atributo title)

Link “earning” ao invés de link “building”

“Link earning” (merecer ou ganhar links) vem sendo considerado, assim, um termo mais apropriado para o cenário atual. Porque a melhor maneira de obter links, gerar tráfego e, consequentemente, melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca é não depender de pedir por links, mas de ganhá-los de forma natural.

A nova maneira de fazer link building (ou link earning) é ganhar links espontâneos, a partir de um conteúdo de qualidade e interessante, que vale a pena ser compartilhado. Crie bom conteúdo – seja na forma de artigos, vídeos, slides, infográficos, etc – que as pessoas achem útil. Receba atenção sendo original, produzindo informação nova. Dê um motivo para que as pessoas parem o que estão fazendo e passem 5-10 minutos consumindo o seu conteúdo e compartilhando. Não pense só sobre posicionamento, pense em ter pessoas consumindo seu conteúdo.

Por isso o trabalho de SEO está, cada vez mais, ligado ao de Branded Content e de Social Media. Os links nos sites passam a ser cada vez mais parecidos com o modo como usamos as redes sociais: para mostrar aos outros aquilo que achamos interessante e que vale a pena ser visitado por outras pessoas.

A pergunta a se fazer agora não é mais “o que podemos fazer para conseguir links?”. A hora é de se pensar “O que podemos fazer para aumentar visibilidade e gerar conhecimento de marca? O que podemos fazer para conseguir mais tráfego qualificado? O que podemos fazer para aumentar o lucro por visitante qualificado?”. Porque isso, sim, vai de acordo ao objetivo final da estratégia toda de marketing digital.

Tecnicamente falando…

Por Fernanda Snel, Analista de SEO da Global AD

“Os últimos updates do Google afirmam que haverá punição para links comprados. Mas ainda é possível criar ações publicitárias com base em guest posts ou publieditorias? Claro, se o foco estiver em conquistar tráfego qualificado e as intenções não forem apenas de melhorar o posicionamento.

A verdadeira pergunta está em como o crawler pode identificar as intenções de um link, e esta é uma questão muito delicada, para a qual o próprio Google ainda busca respostas. Assim, conforme a recente diretriz do webmaster suíço John Mueller, o ideal é evitar suspeitas, e manter o mecanismo de busca fora da estratégia publicitária, utilizando a rel=”nofollow” nos links que apontam para o seu site. É uma técnica simples que, diferente do que se pensava há algum tempo, permite que você se proteja quanto a possíveis atualizações no algoritmo do buscador.”

Agência Digital Especialista Marketing B2B