Em tempos de crise, investir em um método de trabalho mais barato, atrativo e inovador pode ser a solução para passar longe dela. Surgido nos Estados Unidos, o Inbound Marketing promete ser mais barato que modelos tradicionais, além de ser considerado “o marketing que as pessoas amam”.
Há alguns anos, o comportamento do consumidor mudou. Hoje ele está mais ativo, exigente, determinado e no controle da situação. Pensando nisso, já em 1999, o autor Seth Godin criou o conceito de “Marketing de Permissão”. Segundo ele, as empresas deveriam buscar outras formas de se comunicar com o público, e não apostar apenas em anúncios de interrupção – como propagandas e comerciais que interrompem a atenção do usuário enquanto ele assista aos seus programas, por exemplo.
Mas foi em 2005, que Brian Halligan, CEO da empresa norte-americana Hubspot, desenvolveu o que hoje conhecemos por Inbound Marketing. O novo marketing – como é chamado – conquista a audiência do seu público pela produção de conteúdos personalizados e estratégias de marketing digital, que juntos atraem novos clientes a procura de produtos ou serviços.
Um dos diferenciais do Inbound Marketing é falar diretamente com usuário. Isso faz com que ele atraia as pessoas certas, na hora certa. Além disso, é possível identificar quem está interessado na sua empresa, serviços ou produtos graças ao contato realizado, inicialmente de forma espontânea, para baixar um material oferecido pela empresa.
Genericamente, o Inbound funciona assim:
– Pense que você é um empresário e precisa de dicas para impulsionar suas vendas. Para saber mais, você faz uma busca no Google ou em sites de sua preferência e descobre o blog da Global AD. Em seus conteúdos, ela mostra estratégias, problemas, soluções e cases para você aprender mais sobre o assunto. Então você gosta dos materiais e baixa um ebook da empresa, logo mais você recebe um email com novos materiais interessantes e assim vai indo. Até que um dia você percebe que para impulsionar suas vendas, você precisará melhorar seu site, criar anúncios, garantir uma presença online e várias outras coisas, que sozinho será impossível de resolver. É nesse momento que você decide contratar a Global AD.
É por isso que ele não é um marketing “invasivo”, afinal quem busca por ele é você. É claro que existem inúmeras estratégias de divulgação de conteúdos e materiais para atrair novos seguidores, mas o relacionamento com o usuário só será de fato iniciado quando ele baixar um material, ou seja, revelar seu email.
Para melhor entender, confira algumas dicas que preparamos para você ficar por dentro do assunto:
- O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital baseada no compartilhamento de materiais (conteúdos) direcionados a determinado público. Seu objetivo é ganhar o interesse das pessoas, e não “comprá-las”. O método atrai potenciais clientes/leads que estão à procura de conteúdos, produtos ou serviços que satisfaçam seus problemas.
- O Inbound Marketing está associado a quatro estratégias fundamentais para o seu sucesso:
Email: que é a base de toda comunicação do processo e crescimento do negócio. Com ele você irá se comunicar com os leads e identificar possíveis clientes.
SEO: ele é fundamental para você ser encontrado em sites de busca. Com uma boa otimização de SEO, seus materiais ganham vida e relevância na web.
Mídias sociais: são essenciais para a divulgação e expansão do seu trabalho na web.
Blog: é o ponto principal da sua estratégia de Inbound. Ele abriga grande parte do seus conteúdos e faz com que o leitor acesse o seu site em busca de materiais relevantes.
- Para começar uma estratégia de Inbound, pense em como você pode oferecer conteúdos que façam a diferença na vida do usuário. Para isso, você pode desenvolver um estudo de personas e traçar o perfil de quem irá comprar os seus serviços, identificando seus problemas e desafios.
- Com o método de Inbound Marketing você sabe em que etapa da jornada de compra o seu lead está. A jornada funciona como um processo de amadurecimento a ser percorrido pelo lead, para ele chegar a um resultado (no exemplo a cima, o resultado era a contratação da Global AD).
- A jornada de compra do Inbound Marketing possui estágios iniciais, intermediários e avançados, além de ser alimentada por conteúdos de início, meio e topo de funil. De acordo com o interesse do material consumido/baixado é possível perceber em que estágio da jornada de compra seu prospect está e qual o momento certo para o comercial entrar em contato com ele.
- Já deu para perceber que o Inbound Marketing é movido por conteúdo. Então que tal mobilizar toda a sua equipe de trabalho a escrever? Além de sua empresa ganhar materiais ricos e personalizados, os profissionais adquirem autonomia e podem se tornar autoridades no assunto.
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