Marketing de Permissão

 

Depois de uma era de marketing de interrupção, em que os anunciantes interrompem momentos de entretenimento da audiência – em TV, rádio, revista ou mesmo na Internet – para fazer propaganda que muitas vezes não interessa a ela, como buscar uma forma mais eficiente de marketing? Como usar os recursos de forma melhor para focar a comunicação e enviar as ofertas somente para as pessoas que realmente possam ter interesse no produto?

A Internet demanda mudança na forma de fazer marketing. Porque na Internet você não pode esperar que as pessoas façam algo que elas não querem fazer. É parte da natureza da Internet (e dos seus usuários) “contornar” e encontrar um jeito de evitar experiências que não querem ter. Você não pode forçar ninguém a prestar atenção em você online – tudo o que você pode fazer é tentar seduzir e convencer as pessoas de que vale a pena prestar atenção no que você tem para dizer.

É aí que entra o Marketing de Permissão, ou Permission Marketing. O termo, popularizado por Seth Godin, indica que ao invés de tentar ganhar atenção incomodando e atrapalhando as pessoas, você pode receber a permissão de um potencial cliente para enviar uma mensagem a ele.

Marketing de Permissão é uma forma de explorar uma alternativa de marketing que se encaixe com a natureza do mundo online. Ele requer que o cliente em potencial tenha dado permissão explícita para o profissional de marketing mandar sua mensagem promocional (como ter dado seu email para receber uma newsletter) ou permissão implícita (como fazer uma busca no Google). Marketing de Permissão é o privilégio de entregar mensagens pessoais e relevantes para quem escolheu recebê-las.

O Marketing de Permissão reconhece o recente poder dos consumidores de ignorar o marketing. “Percebe que tratar as pessoas com respeito é a melhor forma de ganhar a atenção delas”, diz Godin. Prestar atenção é a palavra de ordem, porque se entende que quando alguém escolhe prestar atenção, realmente está entregando algo valioso.

Por que o Adwords funciona bem como publicidade para Internet?

O Adwords é bem sucedido porque entrega seus anúncios quando as pessoas estão de fato procurando por eles. As pessoas realizam uma busca porque querem encontrar informação – e o Google entrega a informação que elas estão procurando.

No meio online, você não consegue forçar as pessoas a fazer nada. Não é nem possível fazê-las olhar para um anúncio se elas não querem. Elas ficam psicologicamente cegas para os anúncios se eles não veem necessidade para ele.

Se você não pode fazer sua audiência ver algo ou agir de uma forma que não seja como ela quer agir, você deve apresentar publicidade em que ela realmente tenha interesse. Bombardear as pessoas com mais publicidade que apenas as interrompe não é a saída. Ao invés disso, o marketing deve antecipar quando alguém quer receber uma mensagem e usar a permissão implícita que recebeu para então oferecer a publicidade.

 

Agência Digital Especialista Marketing B2B