Desenvolvido por Larry Page e Sergey Brin, o PageRank é parte essencial do algoritmo de classificação do Google e, já foi um dos fatores mais importantes para um bom posicionamento no Sistema de Buscas. Porém, observamos que as diversas melhorias implementadas pela companhia para que o algoritmo seja capaz de refletir o comportamento do usuário, vem colocando esta métrica em segundo plano. Hoje não basta ter uma série de links apontando para o seu site. É a qualidade desses links que realmente conta.
Em agosto de 2011, a equipe da Central do Webmaster publicou uma nota informando que os profissionais de Search não precisariam se preocupar com o PageRank, pois esse não seria mais uma métrica “tão” representativa para melhorar o posicionamento dos sites no sistema de busca. Com isso percebemos que não existe uma ordem de relevância no posicionamento dos resultados do Google, baseada em uma pontuação (0 a 10).
Na última década, o Google trabalhou intensivamente, lançando em média, nove atualizações por semana. Com isso, o sistema de classificação ficou extremamente complexo e refinado. O PageRank não é o fator principal para a classificação, a relevância, por exemplo, é um dos aspectos importantíssimos nos resultados de pesquisa. Na verdade, falamos tanto em PageRank pois ele é representado por um número e a relevância não, mas há uma série de fatores a considerar (contexto, intenções do usuário, popularidade etc).
Para se ter uma ideia, a pontuação do PageRank público é diferente da que o Google usa de fato, na classificação dos sites. Com isso já é possível concluir que não vale a pena manter o foco da análise em um coeficiente que está, no mínimo, distante do real. A alternativa é observar as métricas ligadas diretamente aos objetivos do seu site. No artigo “3 métricas relevantes para o Google”, apresentamos algumas sugestões que poderão ser monitoradas utilizando os serviços como o Google Analytics e Webmaster Tools, métricas importantes para classificação nas SERPs.
Só para lembrar, houve um momento em que se discutia sobre a compra de links em sites com PageRank elevado, com o objetivo de subir na classificação. Fique atento, pois essa prática viola as diretrizes do Google e acarreta conseqüências negativas para o seu site.
E você, acha que o PageRank morreu definitivamente?