Taxa de Rejeição, ou Bounce Rate, corresponde à taxa de usuários que entraram no site, permaneceram em uma só página e depois saíram do site sem realizar nenhuma interação, ou seja, tiveram apenas uma visualização de página (pageview) e não efetuaram nenhuma interação, como cliques que estejam setados na ferramenta de análise para serem interpretados como interação.
Diversos fatores podem contribuir para a taxa de rejeição:
– Problemas com o design ou utilização do site.
– Os usuários já encontram as informações desejadas na página, sem ter que procurar mais informações no site.
– Sites com uma única página.
– Comportamento do visitante – por exemplo, quando ele adiciona uma página do site aos favoritos, visita e sai dela é considerado uma rejeição.
Dicas para diminuir a taxa de rejeição:
– Usar links com conteúdos relacionados de seu site (linkagem interna) nos artigos, que possam interessar a quem está visitando aquela página.
– Adaptar seu conteúdo ao que o visitante procura. Para isso, pode-se por exemplo, verificar com o Analytics se as palavras-chave que mais trazem visitantes para a sua página têm relação com o seu conteúdo. Se não tiverem, você pode modificar o texto, para que o usuário fique mais satisfeito com o que encontra.
Taxa de rejeição ideal:
É muito difícil definir uma taxa de rejeição ideal. Tudo depende dos objetivos do site e do conteúdo especificamente. Um dica legal é observar não só a taxa de rejeição do site ou de uma página específica, mas atrelar esta métrica ao seu tempo médio. Nessa análise, uma taxa de rejeição alta com um tempo médio muito baixo indicariam baixo interesse dos usuários pelo conteúdo, já uma taxa de rejeição alta somada a um tempo médio também alto pode significar que os usuários consomem o conteúdo e não apresentam a necessidade de acessar outras páginas do site ou não são estimulados a realizar este comportamento.