Se você é um empreendedor ou pensa em ter um negócio na web, provavelmente, alguém já lhe perguntou sobre o seu planejamento de marketing digital. Esta questão é recorrente, pois contar com um planejamento claro e, aliado aos objetivos do negócio, é algo essencial para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital madura, praticamente uma exigência no mercado atual. Quer saber mais?
O fato é que, mesmo sendo esta uma etapa essencial para a estratégia digital, ainda existem muitas empresas que deixam de lado o planejamento. Isso em função de que planejar dá trabalho, mas trabalhar de forma isolada resulta em uma estratégia sem foco, ou ainda pior, não resulta em nada. Vamos a alguns pontos essenciais para começar o planejamento de marketing digital da sua empresa.
Como fazer um bom Plano de marketing digital:
O planejamento de marketing digital deve ser considerado uma extensão so planejamento de marketing tradicional, isto é, tudo deve ser pensado de forma integrada e deve partir de definições como objetivo, cenário e pesonas (nosso público-alvo).
Comece pela Análise de Mercado
O foco desa etapa é diminuir erros e potencializar acertos. Entender como seu mercado funciona, analisar fatores externos macro (como economia e política) e micro (clientes e fornecedores) são fundamentais. Saber o que seu concorrente está fazendo pode evitar que você repita erros que eles cometeram e o mais importante: você vai descobrir o que deve fazer para se diferenciar e ser melhor que ele!
Entenda as necessidades do seu público-alvo
Você conhece a(s) Buyer Persona(s) do seu negócio? Agora que você já sabe como está seu mercado de atuação, o próximo passo é descobrir quem é seu cliente ideal. Realize pesquisas de público, detecte as principais características que se repetem e organize essas informações em um perfil! Para criar sua Buyer Persona, considere informações como nome, idade, trabalho, interesses, problemas, desejos, perspectivas.
Aplique sua estratégia às plataformas
Após o entendimento do mercado e dos públicos do seu negócio, Identifique as plataformas que se encaixam com os objetivos do seu negóciocom diversas plataformas disponíveis Social Media, Email Marketing, SMS Marketing, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Criação e Gestão de Site, SEO, Google Ads, Facebook Ads..
Não esqueça das métricas!
A definição de KPIs (indicadores-chave de performance) é importantíssima para analisar os erros e acertos da sua estratégia, permitindo corrigir o que não está dando tão certo e e replicar o que é sucesso!
Planejamento de Marketing Digital: Comece o seu!
A presença digital da sua empresa partiu de um planejamento? Pensando em ajudar na construção desta, que é uma das mais importantes etapas de uma estratégia de marketing digital, nós, da Global AD, desenvolvemos um ebook focado no assunto: “Planejamento de marketing digital: comece o seu!”. Clique na imagem para fazer o download!