Planejamento de marketing digital: porque usar personas?

Sabemos que em um planejamento de marketing digital são feitas análises sobre concorrentes, ambiente externo e interno da empresa, cronogramas, orçamento e estratégias. Tão fundamental quanto os itens citados é a avaliação da importância das personas para criar ações de marketing que atendam e superem as expectativas dos clientes. Mas você sabe o que são personas e como elas podem ajudar a estruturar seu plano de marketing? Veja como aplicar esse conceito em seu negócio.

O que são personas?

Personas são personagens criados para representarem os perfis dos clientes ideais para sua empresa. Geralmente eles possuem nome, sobrenome, idade, trabalho, tem problemas e objetivos pessoais e profissionais. Esse detalhamento é necessário para fugir da generalização do público-alvo, que normalmente é composto por informações sociodemográficas.

Exemplo de público-alvo: Mulheres entre 30 e 40 anos, com ao menos um filho (criança), são casadas, trabalham, estão mais atentas às novidades tecnológicas, são mais independentes do marido e querem empreender.

Exemplo de persona (resumida): Maria, 32 anos, graduada em fisioterapia, tem um filho pequeno, casada, abriu seu próprio consultório recentemente e está buscando formas de conquistar novos clientes pela internet, nem que seja pela contratação de uma agência. Seu maior problema é promover o seu pequeno negócio na web, pois não está familiarizada com as técnicas de marketing digital e ainda depende bastante de indicações.

Perceba a diferença entre os dois exemplos. A persona é uma derivação mais precisa do público-alvo, ou seja, a primeira depende da segunda para existir, pois uma definição mais generalista é importante para embasar a mais específica. A persona precisa ter um caráter mais humano e individualizado. Você pode pensar em suas estratégias com um foco mais direcionado.

Qual a importância das personas?

Para seu planejamento de marketing digital ficar perfeito, resolvemos listar em diversos tópicos os benefícios da criação de personas para você aplicar:

Acerta a comunicação da empresa

Sabendo o perfil do seu cliente ideal, você saberá qual a melhor linguagem para chegar até ele. Uma linha mais formal, direta e menos genérica para personas com cargos de maior poder de decisão, com muitas responsabilidades na vida profissional e pessoal. Um tom mais leve, didático e informativo para personas que buscam maior conhecimento em uma determinada área, a fim de adquirirem confiança para escolherem a melhor prestadora de serviços.

Define os melhores canais de propaganda e relacionamento

Ao detalhar uma persona, você irá descobrir os meios que elas mais utilizam para pesquisar produtos e serviços, consumir informação e interagir com pessoas ou marcas. São dados que estão diretamente ligados a condição financeira do público, do tempo livre disponível e da preferência por ambiente de compra (físico ou virtual).

O seu cliente ideal pode ser tanto um usuário assíduo de redes sociais para trocar mensagens com outros usuários, quanto um espectador frequente de TV aberta para consumir notícias. Ele ainda pode ter a característica de fazer buscas no Google antes de fazer compras em lojas físicas.

Retomando ao exemplo da persona Maria (fisioterapeuta e que abriu seu próprio consultório). Ela pode ter o perfil de ler notícias em portais; assinar newsletters de blogs de marketing digital – gosta de receber conteúdos por e-mail para se educar mais sobre o tema; e comparar preços e serviços de agências em seus sites – apesar de querer fechar uma aquisição após uma reunião pessoal, por telefone ou via videoconferência.

Aponta os tipos de conteúdos a serem produzidos

Ao saber a linha de comunicação e os melhores canais para chegar até as personas, é natural descobrir quais formatos de conteúdo serão mais eficientes em sua estratégia de marketing digital. Vídeos, podcasts, newsletters, materiais gráficos, estudos de caso, pesquisas de mercado, artigos, e-books ou outros materiais educativos.

São inúmeras possibilidades e as chances de se acertar no conteúdo são maiores após ter uma persona bem definida. O tamanho dos textos ou dos vídeos, o calendário de publicação, a frequência de envio de e-mails e os horários de postagem podem ser definidos ainda nesta etapa.

 

Como criar as personas certas para o seu negócio?

A definição de personas passa por entrevistas com seus atuais clientes – ninguém melhor do que as pessoas que se relacionam e compram com sua empresa para isso. Caso seja um novo negócio, procure fazer o questionário com pessoas que estejam em seu target.

Devem ser feitas perguntas que levantem informações sobre o perfil pessoal e profissional do indivíduo, com seus objetivos, metas, desafios e problemas nos dois campos da vida. Procure saber dados a respeito de consumo de informação, hábitos de pesquisa e comportamento de compra. Além do mais, questione-o sobre como a sua empresa poderá ajudá-lo.

Analisando os dados

Após a coleta de informações, reúna os resultados e comece a cruzar os dados obtidos na pesquisa. Não é uma tarefa difícil, mas pode demandar bastante trabalho dependendo da amostra utilizada. Separe e agrupe as respostas que foram dadas com mais frequência.

O seu planejamento de marketing digital será ainda mais focado nas verdadeiras demandas do seu público assim que você traçar este perfil detalhado, como um personagem com características humanas, com problemas e objetivos individuais.

Fuja dos achismos

É comum tentar imaginar como seria o perfil dos compradores da sua empresa. Mas não se deixe enganar. Sua bagagem profissional, sua experiência de mercado e seu conhecimento acadêmico não irão te ajudar sozinhos. A pesquisa é necessária e vale cada momento de maior esforço aplicado.

Você não tem bola de cristal para adivinhar o que se passa na cabeça do público. Vá atrás das informações que só os consumidores podem te dar. O detalhamento da sua persona representará o quanto sua empresa está disposta a gerar grandes resultados.

Uma persona mais ou menos definida traz resultados mais ou menos bons para o seu negócio.

Aprimorando o planejamento de marketing digital

Se normalmente o marketing de qualquer empresa está focado no cliente, é natural que a criação de uma persona detalhada irá tornar o seu planejamento de marketing digital uma tarefa muito mais fácil. Você terá um o embasamento necessário para sustentar qualquer ação na internet (e fora dela também) que envolva direta ou indiretamente o público.

Sua empresa ganha em diferencial competitivo por atender mais assertivamente os desejos e necessidades do consumidor, que na web se tornou mais ativo na comparação de preços e exigente com o atendimento da empresa, qualidade e entrega de produtos ou serviços.

Deu para perceber a importância das personas para o planejamento de marketing digital? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!

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