Planejamento de marketing digital: o guia para a campanha perfeita

Neste guia vamos explicar as melhores práticas para que você consiga realizar um planejamento de marketing digital completo, alinhado com o seu plano de negócio e que lhe permita configurar uma campanha perfeita. Confira o que não pode faltar num planejamento de marketing e o que deve fazer para ter sucesso na sua estratégia. Descubra os segredos de empresas que conseguem desenvolver planos vencedores, aplicando as melhores técnicas de marketing digital.

Planejamento de marketing digital

Todo projeto deve realizar um bom planejamento para ter sucesso. É nele que você faz o mapeamento da situação atual; define quais são os seus objetivos e de quantas estratégias irá utilizar na sua campanha. Além disso, é no seu planejamento que você informa todas as áreas e profissionais envolvidos.

Certifique-se de juntar todas as ferramentas e informações necessárias para o seu planejamento ser colocado em prática com pouca ou nenhuma possibilidade de imprevistos. Este é o segredo para completar as etapas e executar suas estratégias com eficiência.

Nunca desenvolva seu planejamento de marketing digital as pressas ou com informações incompletas. E por mais que seja possível mensurar e acompanhar o desempenho diariamente, jamais deixe para completar informações com o projeto rodando.

Desenvolvendo seu plano de marketing

Gerar leads, impulsionar vendas e branding de sua marca são exemplos de objetivos de seu planejamento de marketing digital. Pode ser que sua campanha tenha mais de um objetivo e não existem problemas, desde que tenha bem definido como irá trabalhar. Inicie um rascunho incluindo as etapas até que a meta seja realmente atingida.

Determine qual será a verba disponível, o prazo para sua campanha e o retorno esperado. Isto facilita no momento de definir quais ferramentas você irá selecionar para atingir os resultados esperados. Mantenha o foco no custo benefício, mas jamais abra mão da qualidade.

Alinhamento da Equipe: Marketing e Vendas

Depois que a meta e demais detalhes são definidos chega o momento de alinhar a equipe para execução do planejamento. O setor de Marketing deve estar em sincronia com as necessidades do Comercial. É preciso que o Comercial trace o perfil do cliente ideal, com as características que o qualificam como comprador. Com este perfil que o setor de Marketing irá definir suas estratégias e o que fazer para que os leads cheguem qualificados no setor Comercial. Isto é essencial, pois o Comercial só entrará em contato com clientes em potencial, evitando perda de tempo e gastos desnecessários. E uma vez que o setor de Marketing recebe o seu objetivo é possível nortear melhor suas ações, aumentando a sua eficiência.

Prosseguindo com seu planejamento defina quais serão as pessoas de sua equipe que ficarão como responsáveis e quais as ferramentas disponíveis. Desta forma consegue ter um panorama de sua situação e o que precisará ser contratado. Por exemplo, pode ter um blog, uma excelente ferramenta inclusive, mas de repente precisa contratar uma agência digital para produzir conteúdo.

É preciso considerar todas as possibilidades oferecidas pelo inbound marketing, que tem o foco na produção de conteúdo: postagens em blog, e-mail marketing, e-books, plataformas de ads, landing pages, geração de leads, entre outras estratégias que vamos detalhar. No momento é preciso apenas lembrar que podem ser incluídas no seu planejamento.

Revisando o seu planejamento

Ainda estamos moldando seu planejamento de marketing digital. Neste momento deve estar com o objetivo de sua campanha definido, mas os detalhes da execução ainda serão avaliados. Desta forma você tem o objetivo, a verba disponível, inteligência que fará parte do projeto (funcionários responsáveis) e as possíveis ferramentas e estratégias que pode utilizar, imaginando quais são as mais adequadas.

Com tudo isto vamos listar as principais estratégias que não podem faltar num planejamento de marketing digital. O objetivo é você saber tudo que seu projeto precisa contar e alinhar com a sua realidade, que já iniciou no planejamento.

As melhores estratégias em marketing digital

Público-alvo

O primeiro passo num planejamento de marketing digital é definir qual será o target ou tipo de público que deseja atingir. Esta segmentação ajuda na comunicação que se torna mais eficiente e assertiva. Para este trabalho comece mapeando quais serão os tipos de personas para sua campanha.

É recomendado fazer de dois a quatro tipos de personas para ter melhores ideias sobre as peças e o conteúdo precisa ser produzido. Defina as principais características como sexo, interesses, preferências, expectativas, além de qualquer outra informação que achar útil para a segmentação de suas mensagens.

Se o que realmente interessa para sua campanha é vender, liste suas buyers personas ou o perfil das pessoas que compram de você. Isto auxilia no desenvolvimento de seu funil de vendas, que veremos em mais detalhes no decorrer deste guia.

As personas também ajudam na escolha de onde divulgar sua campanha, ou melhor, onde encontrar o seu público-alvo. Ficando mais fácil para selecionar sites, blogs ou portais onde sua campanha pode ser promovida.

Concorrência ou competidores

É preciso saber quais os pontos fortes e fracos de seus concorrentes e como tirar benefício destes detalhes no momento de executar sua estratégia. Faça uma análise completa do mercado e tente encontrar diferenciais que sua empresa pode oferecer dentro de seu segmento. A ideia é apresentar algo único e que seus concorrentes ainda não produzem.

Num planejamento de marketing digital é preciso conferir detalhes básicos:

  • Posicionamento nos mecanismos de busca;
  • Se investem em algum tipo de campanha para gerar tráfego;
  • Atuação nas redes sociais;
  • Materiais que produzem como isca digital.

Vale lembrar que com o poder do marketing digital nem sempre seus concorrentes serão as marcas ou empresas mais conhecidas. Por isso é importante ser minucioso na sua análise.

Marketing de conteúdo

Já citamos o inbound marketing e estamos talvez no momento mais importante de seu planejamento, que é quando define o tipo de conteúdo que irá produzir e quais estratégias serão adotadas para atrair o seu público-alvo. Num plano de marketing de conteúdo encontra:

  • Segmento da audiência;
  • Seus objetivos;
  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Templates e temas das mensagens;
  • Ferramentas ou meios de promover sua campanha;
  • Otimização dos seus gastos.

Antes de prosseguir é altamente recomendado que tenha um planejamento de marketing de conteúdo. Para que tenha uma ideia da importância deste planejamento, vamos listar as ferramentas disponíveis, e é através dele que saberá como trabalhar com cada uma delas para obter os melhores resultados.

Então confira algumas informações e dicas que podem ser úteis e necessárias no seu planejamento de marketing digital.

E-books

O custo-benefício desta isca digital faz deste o melhor material para produzir. Na sua pesquisa de concorrência provavelmente encontrou alguma empresa oferecendo e-book sobre algum tema ou ferramenta. O motivo para isto é a possibilidade de desenvolver materiais de alta qualidade e que atraiam o interesse de um determinado público.

É altamente recomendado incluir esta estratégia, pois funciona para gerar leads e abrir um canal para comunicação através de mensagens. A produção é rápida e pode perfeitamente se encaixar com o restante do planejamento de marketing digital.

Blog

Ter um blog significa maior visibilidade para os mecanismos de busca; tráfego qualificado para seu negócio; aumentar o alcance e credibilidade de sua marca; humanização de suas ações; possibilidade de posicionar sua empresa como referência; e tudo isto com um baixo custo de produção. Esta ferramenta, que é quase um sinônimo de marketing de conteúdo, deve ser aproveitada no seu planejamento de marketing digital.

Além de ser um canal de comunicação com os seus clientes, um blog aumenta o alcance de sua estratégia e pode reforçar suas ações de marketing digital. Uma dica é criar uma sequência de posts para sua campanha, onde poderá promover seus produtos.

E-mail marketing

Não importa qual o seu objetivo, qual será sua estratégia e o tipo de material que irá produzir. Você precisa de uma ferramenta de e-mail de marketing! É através deste serviço que a maior parte da magia do relacionamento com seu público acontece, sendo crucial para o sucesso de sua campanha.

É através de e-mail marketing que sua empresa consegue:

  • Disparar mensagens automáticas após etapas ou cadastros;
  • Fazer a nutrição de seus leads;
  • Comunicar sobre novidades e aquecer sua audiência;
  • Promover produtos e serviços (vender).

Faça um cronograma com a quantidade de envios, o conteúdo das mensagens e os destinatários (segmentação).

Lembrando que estas ferramentas também oferecem a opção de envios programados, então aproveite desta funcionalidade para criar uma sequência de e-mails. Isto é útil na automação de seu plano de marketing.

Funil de vendas

Mesmo que seu planejamento não tenha como objetivo principal vender, aproveitar do conceito de funil de vendas pode ajudar a desenvolver uma campanha perfeita. O interessante nesta estratégia é que ela impulsiona o seu relacionamento com os clientes e no final terá uma quantidade maior de informações sobre seus leads.

Caso não conheça ou domine, a ideia é fazer com que seus leads sigam na jornada do cliente, onde você o acompanha até a conversão. O conceito de funil serve para ilustrar as etapas que devem ser percorridas, do topo ao fundo.

Normalmente são coletados nome e e-mail de seus leads. A ideia do funil de vendas é aplicar uma série de estratégias para que sejam coletados outras informações, que podem ser úteis para identificar o potencial do cliente. Este trabalho também é conhecido como nutrição de leads. É possível e indicado que tire proveito destas táticas para impulsionar as ações na sua campanha.

Redes sociais

É quase impossível que parte de seu público não esteja numa rede social. Desta forma, não utilizar de ferramentas de mídias sociais em sua estratégia pode ser um sinal de estar perdendo oportunidades. Oportunidade, por exemplo, de atingir uma audiência segmentada e levar tráfego qualificado para seu negócio.

Da mesma forma que realizou uma análise de seus concorrentes faça sobre as principais redes sociais. É preciso listar o tipo de público e quais as postagens que dão certo. Assim, consegue definir quais redes sociais podem ser interessantes para sua estratégia. Lembrando que as principais oferecem possibilidade de promover anúncios e impulsionar suas publicações. Excelente para alcançar e conquistar mais pessoas com sua marca.

Campanhas de Ads (tráfego pago)

Investir em campanhas para gerar tráfego rápido e qualificado é uma excelente opção para projetos de curta duração ou que não terá tempo suficiente para conquistar uma audiência. E quando são bem planejadas estas campanhas podem ter um ótimo custo benefício e trazer uma série de vantagens. Por exemplo, pode testar os tipos de conteúdo que está produzindo e ter um retorno rapidamente. Desta forma, consegue visualizar o que não está funcionando e corrigir durante a campanha.

Deve saber escolher os canais adequados, fazer a segmentação correta do público e produzir peças de qualidade. Estes detalhes aliados a um bom planejamento financeiro são os segredos para campanhas eficientes. Daí é preciso apenas acompanhar o ROI ou retorno sobre o investimento para evitar imprevistos.

Webinars

Webinar é uma excelente ferramenta para fortalecer a conexão com o seu público. Servem para realizar palestras, treinamentos e cursos rápidos. Através de um webinar consegue gerar autoridade, melhorar o branding para sua marca e ainda educar sua audiência. São ótimos para quem precisa aumentar as vendas, pois o formato oferece uma série de atrativos no momento de ofertar seus produtos.

Executando sua estratégia

Neste momento já consegue definir como será sua campanha e o que fará parte de seu planejamento de marketing digital. É hora de ver os detalhes finais para conseguir implementar e executar sua estratégia.

Criando um cronograma de execução

Crie um programa com todas as etapas que serão executadas no seu plano de marketing. É preciso listar:

  • Objetivos;
  • Responsáveis;
  • Investimentos;
  • Datas e prazos;
  • Canais utilizados;
  • Ferramentas;
  • Observações;

Com estas informações estará pronto para publicar e colocar em prática seu planejamento de marketing digital. Daí inicia o trabalho de monitoramento da execução.

Monitoramento e análise

O interessante do marketing digital é que pode realizar a mensuração de todas as ações dentro de suas estratégias. É possível analisar e coletar dados de todos os tipos. Porém, é importante saber o que realmente precisa ser mensurado. Algumas empresas pecam e deixam de lucrar mais por não mensurar seus dados de forma correta, prejudicando os resultados finais.

Portanto, desde o lançamento faça o monitoramento de tudo que envolve seu projeto e faça um controle para garantir que sua estratégia seja executada como esperado. A dica é criar um banco de indicativos ou métricas que precisa acompanhar, pois consegue marcar quais são as mais importantes.

Realizar todo este planejamento de marketing digital e não fazer a mensuração das ações é um dos maiores erros que pode cometer. E falando em erros, vamos ver alguns para que possa se prevenir e não cometer os mesmos.

Erros cometidos em campanhas de marketing digital

Não preparar a equipe

O responsável pelo planejamento deve conscientizar o restante da empresa sobre o projeto. Isto garante um alinhamento interno que ajuda na execução e qualidade das ações. Outro ponto legal é que ao fazer o seu comunicado, também pode ouvir o restante da equipe e descobrir oportunidades. Por exemplo, ao falar sobre conquistar clientes, pode receber alguma dica da equipe de vendas que pode ser utilizada no planejamento.

Não repetir os bons resultados

O segredo dos empreendedores digitais é saber replicar métodos que estão dando certo. Se investindo x rendeu 2x, investindo 2x renderá 4x e por aí vai. O maior erro que uma empresa pode cometer é não saber como replicar os projetos bem sucedidos. Não é sempre fazer as mesmas coisas, mas replicar as estratégias mais vencedoras. Adote esta prática no seu empreendimento e com certeza irá crescer exponencialmente.

Preparado para desenvolver sua campanha? Para ajudar um pouco confira os passos que listamos neste guia:

  • Planejamento;
  • Desenvolvimento;
  • Revisão;
  • Público-alvo;
  • Concorrência;
  • Estratégias;
  • Execução;
  • Monitoramento.

Com estes passos consegue desenvolver um plano de marketing digital. Mas, caso ainda tenha dúvidas sobre como desenvolver uma campanha perfeita, deixe seu comentário ou entre em contato para que nossos consultores possam lhe ajudar.

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