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Prós e contras de investir em Google AdWords

Desde que o Google criou a sua plataforma de anúncios, o famoso Google AdWords, conhecido como Links Patrocinados, diversas empresas se beneficiaram das vantagens que o sistema de mídia online oferece. Porém, apesar de já fazer parte da estratégia de marketing digital de vários negócios, ainda existem algumas dúvidas sobre a plataforma e seu funcionamento, bem como quais são os prós e contras de investir em Google AdWords.

Se você deseja conhecer tudo isso e saber com mais detalhes como o Google AdWords pode ajudar o seu negócio, esse é o post certo para você!

Como o Google AdWords funciona?

O AdWords é uma ferramenta de compra de mídia online através do Google, dando a possibilidade do usuário escolher o tipo de anúncio que deseja (rede de pesquisa ou display, por exemplo). A partir daí, um anúncio é construído e através de um leilão que o analisa pela qualidade, o CPC escolhido e as palavras-chaves relacionadas, ele fica disponível para aparecer para os usuários.

Aprenda a seguir como fazer uma campanha de sucesso.

Como é a anatomia de uma campanha de sucesso?

Uma boa campanha de Google AdWords é composta por alguns elementos básicos importantes. Primeiro, é importante configurar sua conta corretamente e inserir as informações de cobrança. Com os dados corretos é possível criar suas campanhas sem maiores dores de cabeça.

Entrando na parte prática, campanhas de sucesso sempre têm um bom foco no produto que desejam vender. Portanto, o primeiro passo é escolher qual será a sua oferta e o atrativo principal para o público. Ela é totalmente atrelada ao seu objetivo principal. A partir disso, faça uma pesquisa de palavras-chave para encontrar os termos que os seus clientes utilizam para chegar até você. Uma pesquisa que inclua termos negativos e exatos é mais um passo para chegar à campanha perfeita.

Para cada oferta escolhida, crie um grupo de anúncios com variações do principal. Dessa maneira você terá publicidade para uma mesma oferta, cobrindo todas as suas palavras-chave principais (lembrando que o ideal é que elas estejam presentes). Sempre otimize e mude os seus anúncios conforme você for aprendendo o que funciona para o seu negócio e público-alvo.

Por último, uma campanha de sucesso é mensurada e analisada constantemente. O Google AdWords possui integração com o Analytics, a ferramenta de mensuração do próprio Google, e permite que você acompanhe o desenvolvimento da sua campanha por lá, juntamente com o seu site e blog. Defina indicadores de performance relevantes para a sua estratégia e acompanhe-os constantemente para saber se os seus anúncios estão com boa performance, e se o seu objetivo principal está sendo alcançado.

Quais os prós e contras de investir na plataforma?

Como tudo na vida, existem aspectos positivos e negativos sobre investir no Google AdWords. Alguns são pontos controversos entre profissionais de marketing, outros são de comum acordo entre todos! Vamos olhar os principais pontos de investir em links patrocinados.

Prós

O Google Adwords é um investimento que cabe no seu bolso. Você pode determinar não só quanto quer investir, mas também quanto deseja pagar por cada clique no seu anúncio. O CPC – custo por clique – é, com certeza, o ponto mais atrativo dos links patrocinados. Você paga apenas se alguém clicar no seu anúncio. Isso traz outro ponto interessante, o ROI. O retorno sobre investimento do Adwords é muito interessante. Para cada real investido é possível mensurar com clareza qual foi o retorno gerado por esse investimento.

O ROI entra principalmente no custo benefício do investimento. É possível obter resultados interessantes com pouco dinheiro investido, e a possibilidade de alterar o orçamento a qualquer momento também é excelente, principalmente contra imprevistos e mudanças do mercado.

Não só por tudo isso, você ainda estará anunciando através da maior rede de pesquisa do mundo. O Google é o buscador mais conhecido da internet e está, literalmente, em todos os sites existentes. Assim, a rede de espaço publicitário disponível aumenta consideravelmente e quem se beneficia disso é você. A possibilidade de atingir o seu público por um custo baixo é muito atrativa. O uso de palavras-chave para nortear a busca aumenta a precisão das campanhas, já que vai de encontro ao que o usuário está buscando.

Contras

Além disso, é preciso acompanhar constantemente a performance dos anúncios, otimizá-los e analisar os resultados. Muitos empresários e donos de empresa não tem tempo para isso e acabam não obtendo resultados satisfatórios com investimento em links patrocinados. Bom, não adianta investir em Google AdWords se não há quem gerir a campanha, certo?

A campanha de links patrocinados utiliza palavras-chave definir quando um anúncio será exibido. Porém, é preciso selecionar termos amplos ou não específicos para melhorar o alcance dos anúncios. O problema é que essa seleção pode desviar o foco dos cliques. O Facebook, por exemplo, utiliza perfis de público para segmentar os ad’s, mas eles não necessariamente representam o público desejado. Da mesma forma, palavras-chave amplas exibem anúncios para pesquisas não tão qualificades, que podem gerar gasto sem perspectiva de retorno.

Cada dia mais empresas investem em links patrocinados. Com isso, o custo das palavras-chave aumenta consideravelmente, assim como a competição. Termos disputados por grandes empresas se tornam impossíveis para pequenas e médias empresas. Essa competição exige a atenção diária de um profissional (ou do empresário) para AdWords e nem sempre isso é possível. Não otimizar o seu anúncio é o mesmo que jogar dinheiro fora!

Como parte de uma estratégia completa de marketing digital, investir em Google AdWords é indispensável. Porém, devem ser tomados cuidados antes de iniciar o seu investimento, garantindo assim que o seu negócio terá um retorno interessante através dos links patrocinados. Lembre-se da importância das palavras-chave e também que quando acabar o dinheiro, acabam os anúncios!

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