Quando falamos nas redes sociais no âmbito corporativo, sabemos que elas detêm um papel muito importante para as empresas. Todas as marcas querem estar perto de seus potenciais clientes para informar, educar e criar conexões valiosas.
Mas, a história muda de enredo neste mercado em que o cliente pensa e repensa a compra diversas vezes. Esse é o processo mais comum nos negócios B2B, repletos de diversas particularidades. Na comunicação B2B por meio das redes sociais, a complexidade se intensifica e surgem perguntas como:
- O que uma empresa B2B pode fazer nas redes sociais?
- Como saber em quais canais se comunicar e qual estratégia utilizar?
- Por que as redes sociais são importantes no mercado B2B?
Convidamos a Neka Gomes, Diretora de Estratégia Criativa da Global AD, para falar sobre todos os tópicos acima. Continue a leitura e confira!
Dicas de como definir as redes sociais para o seu negócio B2B
Nem todas as redes sociais são adequadas para uma empresa B2B. Não existe uma receita de bolo a ser seguida. Segundo o B2B Marketing Mix Report de 2022, as principais redes sociais para o mercado B2B são, em ordem de prioridade: LinkedIn, Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Pinterest e TikTok.
Mas, como definir quais redes sociais B2B investir mais recursos? Nós selecionamos dicas que são chave nesse processo:
- Conhecer bem o público-alvo e a praça de atuação para saber onde estão os clientes e quais os pontos de venda dos produtos ou serviços. Pesquisar em que redes sociais os seus potenciais clientes estão e analisar os interesses deles é imprescindível. Sempre devemos considerar os dados demográficos do público.
- Estabelecer metas claras para construir a estratégia de presença digital nas redes sociais B2B. Há canais mais indicados para gerar leads e outros para aumentar a conscientização de marca, por exemplo.
- Observar onde a concorrência está e qual o tipo de conteúdo que compartilham. Se o cliente tem produtos bastante visuais, o Instagram ou o TikTok podem ser excelentes opções para a criação de vídeos de divulgação.
- Com base em uma pesquisa de todos os fatores acima, conseguimos desenhar as redes sociais mais relevantes para alcançar o público-alvo e atingir os objetivos de negócio. É fundamental avaliar recursos disponíveis, testar e experimentar. A rota sempre pode e deve ser reajustada ao longo do caminho, caso os resultados não sejam satisfatórios.
“Não existe uma receita pronta. Precisamos analisar aspectos como a faixa etária, a classe social, a praça e os objetivos do negócio. O primeiro passo é entender com quem a empresa deseja falar e como alcançar essas pessoas. Depois, traçamos qual canal digital e nível de funil são os mais adequados para cumprir os objetivos do negócio”, explica Neka Gomes.
- Entenda mais sobre o funil de vendas.
Pilares para estabelecer a estratégia criativa das redes sociais para negócios B2B
Após definir as redes sociais B2B da sua marca, vem a dúvida número 1: como estabelecer a estratégia criativa em cada uma delas? Vamos retomar um mantra: a estratégia deve ser própria do canal digital específico, tanto a nível da mensagem em si como de frequência de publicação e formato de conteúdo.
Na prática, estamos falando que não se deve criar um conteúdo igual para ser replicado em todas as redes. Aumentar a visibilidade é essencial, mas a forma como isso será feito não é única. Afinal, as redes sociais diferem entre si e têm funcionamentos próprios. A visão estratégica das redes sociais necessita de uma abordagem holística e integrada, levando em conta as diferentes etapas da jornada do cliente:
“Aproveitar os micromomentos é essencial. Para isso, pensamos em anúncios veiculados no Youtube, caso o lead esteja mais no topo e meio do funil, por exemplo. Ao buscar informações, ele vê um anúncio no smart display, por exemplo. Assim, conseguimos gerar essa base e trabalhar numa landing page mais consistente para angariar esse lead ao longo da jornada”, explica Neka.
Além de todos esses pontos, as redes sociais dos líderes de uma empresa B2B desempenham um papel crucial em relação ao branding da organização. Por isso, é fundamental realizar a correta gestão da presença digital das lideranças. Isso requer orientação e suporte para que o líder mantenha a página atualizada e alinhada à marca, possibilitando identificação com o público.
Temos percebido a tendência de que o cliente irá interagir mais com os líderes do que com a empresa propriamente, buscando ainda mais humanização. A máxima “comunicação é relacionamento” também predomina no mercado B2B e nunca podemos nos esquecer disso: negócios são feitos através de conexões.
Por que é importante contar com as redes sociais?
A análise Tendências de Social Media 2023 mostra que os 131,5 milhões de usuários conectados no Brasil passam cada vez mais tempo na internet. Segundo o levantamento, em dezembro de 2022, as redes sociais consumiram uma média de 46 horas de conexão por usuário no mês. Esse número representou um aumento de 31% em relação a janeiro de 2022.
“É importante ter as redes sociais para gerar credibilidade, independente se a marca tem poucos ou muitos seguidores. É fundamental ter uma presença digital em ambos os casos”, pontua Neka Gomes.
Com uma presença digital forte, ocupar um espaço na mente do público-alvo se torna uma questão de sobrevivência. Quanto mais cedo a abordagem começa, mais dados a empresa começa a coletar para entender melhor as pessoas e suas preferências. As redes sociais têm características e intenções comunicativas particulares. Por isso, a estratégia de marketing deve se aplicar de modo individualizado.
Contar com um parceiro estratégico e especialista em marcas B2B faz toda a diferença nesse sentido. É aí que entra o papel da Global AD:
“O nosso trabalho é totalmente personalizado, visando encontrar aquilo que é mais verdadeiro para cada marca. Criamos uma abordagem consistente, adicionando outras frentes para evoluir o trabalho digital que fazemos para as empresas B2B. Analisamos fatores como a verba do cliente, adequando sempre a entrega para o que de fato faz sentido ao cliente”, completa Neka.
Vamos conversar sobre os seus projetos e alavancar as redes sociais B2B do seu negócio? Fale conosco!