Rich Snippets: destaque nos resultados do Google


Em meio ao turbilhão de informações na internet, é importante organizar o conteúdo de forma que ele fique mais fácil de ser encontrado e acessado. O Google é essencial nesse sentido – seleciona os sites que parecem mais relevantes ao que você procura e mostra em suas SERPs.

Mas e se apenas ler as duas linhas de informações sobre cada resultado não for mais o suficiente? E se um site quiser se destacar e mostrar que realmente tem a informação que o usuário procura? É aí que entram os rich snippets – informações mais detalhadas na página de resultados do Google, como classificação por estrelas, lista de faixas de um CD ou fotos de receitas ou do autor de um texto, por exemplo.

O que são rich snippets?

Os snippets são as linhas de texto que aparecem embaixo do resultado de pesquisa nas SERPs dos mecanismos de busca, que dão ao usuário noção sobre o conteúdo da página para ajudar na decisão sobre qual clicar. Os rich snippets oferecem informações que ajudam os usuários com consultas mais específicas, porque dão uma noção do que a página contém.

Para que tipo de conteúdo existem rich snippets?

Restaurantes: avaliação média, classificação com estrelas, faixa de preço.

Músicas: link para tocar as faixas, duração das faixas de um álbum.

Autores: Foto do autor do texto, nome e número de círculos no Google+, link para mais artigos.

Receitas: Foto, classificação da receita e tempo de preparo.

Vídeos: Imagem e data do vídeo.

Produtos: Classificação do produto com estrelas e faixa de preço e disponibilidade.

Eventos: Data, localização e horário do evento, link para onde comprar ingressos.

Entre outros, já que página de resultado do Google passa por transformações constantes.

Quais são as vantagens dos rich snippets?

Vantagens para os usuários que buscam:

– Oferecem acesso mais rápido à informação que ele procura;
– Ajudam a identificar se o site é relevante para sua pesquisa;
– Permitem tomar decisões sobre o site antes do clique;

Vantagens para os sites das empresas:

– Maior Taxa de Cliques (CTR) na página;
– Mais visibilidade nas páginas de resultados dos buscadores, que atrai atenção dos usuários e é uma vantagem em relação aos competidores;
– Visitantes mais qualificados para o site, porque já sabem o que esperar dele quando clicam.

Como rich snippets podem ser úteis ao seu negócio?

Muitas vezes, apenas rankear alto nas páginas de resultados dos buscadores não é só o suficiente. Você precisa se diferenciar, mostrar que o seu site é a melhor opção para aquela busca. Os rich snippets permitem isso, que a sua empresa chame atenção no meio de tantos outros resultados que contêm apenas texto e que o público certo chegue ao seu site, passe mais tempo nele (afinal, você mostrou que tem o tipo de conteúdo que ele procura) e não saia imediatamente, o que o Google vê como algo positivo e recompensa com bom posicionamento.

Os rich snippets vêm sendo testados pelo Google, portanto não há certeza de que, inserindo marcação de dados (veja abaixo), os rich snippets vão aparecer nas páginas de resultados. Os sites, porém, devem estar preparados para estas transformações.

Tecnicamente falando…

Por Fernanda Snel, Analista de SEO da Global AD

“A marcação de dados surge para tornar semântica a estrutura de um site, ou seja, se torna possível destacar uma parte de um parágrafo simples no HTLM e informar que representa um endereço local ou descrição de um produto.

A marcação dos dados pode ser feita em três diferentes formatos: microdados, microformatos e RDFa. No entanto, microdados são os mais indicados pelo Google, pois representam um padrão que estende o potencial semântico do HTML5.

Vocabulários de microdados podem ser encontrados em http://www.data-vocabulary.org/

Como apresentar resultados mais relevantes aos usuários é o grande objetivo dos buscadores, o Google lançou uma ferramenta que facilita a inserção de microdados no HTML dos sites. O Marcador de Dados do Google é aberto a qualquer usuário do Google Webmaster Tools. Para testar a ferramenta acesse a sua conta e inicie as marcações.

Além disso, você pode solicitar que o Google verifique a sua inserção de dados estruturados em uma página HTML. Essa ferramenta pode ser econtrada em: http://www.google.com/webmasters/tools/richsnippets

Permita que o Google entenda os dados do seu site, assim ele pode melhorar o seu posicionamento, além de enriquecer os seus snippets nos resultados de busca.”

 

Agência Digital Especialista Marketing B2B