Porto Alegre
Rua Demetrio Ribeiro, 1017
Centro Histórico, Porto Alegre - RS
90010-311
São Paulo
Rua Capitão Antônio Rosa, 409
Pinheiros, São Paulo - SP
01443-010
Contatos
[email protected]
Tel: +5511912137858

SEO e a Reputação Online

Entre as ferramentas de marketing digital mais populares está o trabalho de SEO (Search Engine Optimization), que pode ser traduzido como o conjunto de esforços para tornar o seu site bem posicionado no Google e outros mecanismos de busca para quem procura por seus produtos e serviços. Porém, neste mesmo ambiente – a página de resultados de busca – o sonho de conseguir conquistar cada vez mais clientes pode estar se tornando um real pesadelo.

O que podemos afirmar é que uma estratégia de SEO bem implementada tem um enorme valor, dada a capacidade de impacto no público-alvo e geração de negócios. Isso ocorre porque o momento em que as pessoas pesquisam por produtos e serviços no Google pode estar muito próximo do momento efetivo da compra.

Porém o que notamos com frequência é que a preocupação da maioria das empresas se limita a possuir um site nas primeiras posições dos mecanismos de busca, não dando a devida importância aos demais resultados que estão sendo exibidos ao mesmo tempo para o possível consumidor ou cliente. Por diversas razões, esses resultados acabam expondo sua marca, produtos e serviços de forma negativa contribuindo com a decisão oposta à compra: a desistência.

Acredito que esta mentalidade coletiva – de dar atenção somente ao meu próprio site – está relacionada à alta velocidade das mudanças sociais e tecnológicas e à baixa velocidade de assimilação ou tomada de decisão das empresas.

Conteúdo produzido pelo usuário

Voltando um pouco no tempo – por volta dos anos 2000 a grande maioria do conteúdo na Internet era definida pelas empresas, universidades e instituições, que criavam os melhores textos para seus produtos e os publicavam na Internet, sem qualquer interferência dos usuários. Era um conteúdo unidirecional: das empresas para os consumidores (internautas, na época).

Atualmente acontece o inverso: a grande maioria dos conteúdos é produzida pelos usuários, iniciados pelos blogs, e hoje presentes em sites de comparações de produtos, sites de reclamações, redes sociais, sites de vídeo, comentários em sites de notícias e centenas de outros que também competem na tão disputada página de resultados do Google.

“Eliminar” citações negativas do Google?

Frequentemente recebemos aqui na Global AD empresas preocupadas em contratar serviços de SEO para “eliminar” competidores ou citações negativas de marcas, produtos e serviços. Pensando no “mundo real” a que equivaleria isso? Silenciar pessoas e ou concorrentes?

O que as empresas precisam realmente parar para pensar é que por trás de cada comentário ou citação negativa existe realmente uma motivação de um indivíduo em expressar a sua insatisfação. E isso vale ouro!

Aproveitar estes momentos para iniciar o diálogo com os públicos, melhorar produtos e serviços é o que realmente irá fazer a diferença e contribuir para o crescimento positivo, a liderança e o distanciamento dos tão temidos concorrentes.

Leia também:
Conheça os diferenciais de uma Agência de Performance
O que é Reputação de Marca?
O que é B2P?