Top 5 Ferramentas de Performance do Google

O Google, além de prover a mais utilizada ferramenta de busca da atualidade, oferece aos profissionais que trabalham com marketing digital ferramentas que permitem entender o comportamento do usuário na Internet. Elas fornecem informações valiosas para o planejamento de conteúdo, campanhas, redes sociais, SEO, analytics e outras segmentações do marketing digital.

Confira as top 5 ferramentas do Google que estão no dia a dia do trabalho de marketing de performance da Global AD:

1) Google Analytics

Com o Google Analytics, é possível extrair informações essenciais para o tracking de um site, como páginas mais acessadas, tempo médio em cada página, quantidade de visitantes novos em relação aos que retornaram, dados sobre quem visita o site, de onde vem o tráfego, entre outros. A ferramenta permite monitorar os resultados de campanha e analisar comportamento do usuário e retorno de investimento para otimizar estratégias.

Google Analytics para performance: Utilizar o Google Analytics possibilita que se tenha informações para compreender o comportamento dos visitantes do site e, assim, entender as estratégias de marketing e gerar inteligência para novas ações e tomada de decisões.

2) Google Adwords

É o serviço de links patrocinados do Google, que consiste nos espaços disponibilizados nas páginas do mecanismo de busca para os anunciantes que desejam exibir seus produtos e serviços para os internautas quando realizam buscas. Os anúncios são relacionados às palavras-chave e são exibidos na página de resultados do Google e na rede de display dos parceiros do Google. Ele também tem uma ferramenta de palavras-chave, que oferece dados para ajudar na estratégia de SEO, como número de buscas mensais e anuais de uma palavra e tendência de pesquisa pelas palavras ao longo do ano, entre outros.

Google Adwords para performance: Campanhas de Google Adwords são um modo de adquirir publicidade segmentada, baseada no sistema de custo por clique (CPC), custo por impressões (CPM) ou de custo por ação (CPA), que reforça o resultado de outras ações de marketing por alcançar o público-alvo de maneira assertiva.

3) Google Webmaster Tools

O Google Webmaster Tools é muito útil para webmasters e para quem trabalha com SEO, pois ajuda a entender o potencial de um site ao vê-lo como o Google o faz. Ele oferece dados relacionados à busca orgânica e à parte técnica de um site, como um complemento ao Google Analytics. Permite identificar erros de rastreamento, cliques x impressões (CTR), acompanhar indexação, enviar sitemaps, bloquear páginas, entre muitas outras funcionalidades.

Google Webmaster Tools para performance: A ferramenta possibilita uma perspectiva única e análise mais profunda do site, um controle de sua parte técnica, além de ser uma forma de suporte, que, por exemplo, envia mensagens quando algo no site não vai bem. Ela permite uma comunicação com o buscador e é uma forma de trabalhar a otimização do site e deixá-lo melhor para os mecanismos de busca e, consequentemente, para os usuários.

4) Google Trends

O Google Trends mostra as tendências nas buscas do Google. Permite ver a curva de interesse por certas palavras em determinados lugares, os termos mais populares buscados em um passado recente, com gráficos que indicam a frequência que um termo é procurado em várias regiões do mundo e idiomas. Ele permite, ainda, comparar o volume de procurar entre duas ou mais condições, além de mostrar notícias relacionadas aos termos mais buscados, apresentando motivos para aumento ou diminuição do volume de buscas.

Uma parte do Google Trends, o Google Correlate permite ver tendências de pesquisa com o passar do tempo ou em determinadas épocas. Ele mostra, por exemplo, um gráfico sobre a procura pela palavra “presentes” ao longo dos anos – que tem seus picos em época de Natal.

Google Trends para performance: entender as tendências nas buscas possibilita que você faça campanhas e produza conteúdo relacionado ao que as pessoas procuram naquele momento – e assim tenha mais visitas. Vai de encontro também à estratégia de divulgação em redes sociais, com a possibilidade de mais interesse do público e mais compartilhamentos.

5) Google Think Insights

O Google Think Insights surge como uma ferramenta para profissionais de marketing e empreendedores porque proporciona acesso às mais recentes pesquisas e novidades em marketing digital. Desde estudos de caso, descobertas, dicas sobre negócios, entrevistas com empreendedores e experts em mídia digital até ferramentas para melhorar as análises do site e campanhas.

Google Think Insights para performance: A parte de Planning Tools, dentro do Google Think Insights, é composta por ferramentas, dados e ideias que ajudam a maximizar a performance de campanhas de marketing digital, como: jornada do consumidor até a compra online; evolução das marcas e suas imagens e logotipos; monitoramento dos hábitos de pesquisa dos usuários e sua relação com os negócios; ferramenta de pesquisa, informação e estatística sobre mobile marketing; ferramenta de geração de pesquisas; etc. Vale visitar e aproveitar os recursos que ela oferece.

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Agência Digital Especialista Marketing B2B