Com a facilidade de estar conectado em (quase) qualquer lugar, a busca local via smartphone vem se tornando cada vez mais comum. Posso estar em um lugar desconhecido, querendo saber onde há um bom café para passar o tempo. Ou também posso estar no meu trabalho planejando uma viagem para São Paulo e querendo saber quais os pubs próximos ao hotel onde vou ficar.
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É o Google, muitas vezes, que vai me ajudar a descobrir o que fazer. A busca do Google pelo café provavelmente seria feita em um dispositivo mobile, e a busca pelo pub poderia ter sido feita no meu computador no trabalho, antes da viagem. Os resultados de busca, por sua vez, seriam os seguintes:
É possível observar que, em ambos os resultados, o fator local tem grande influência. Isso acontece porque o Google busca entender, cada vez mais, a intenção dos usuários. A atualização no algoritmo em setembro de 2013, o Google Hummingbird, reforça também a precisão da busca local conforme intenção, e ainda complementa o resultado com informações universais, como vídeos, imagens, textos, mapas e avaliações.
Então o que fazer para ser encontrado em meio a tantas mudanças e tendência de uma comunicação cada vez mais focada em SoLoMo (Social / Local / Mobile)? Eu diria: aproveitar!
A busca local é a grande oportunidade para pequenos negócios se destacarem, e as 4 dicas de SEO abaixo vão te ajudar a dominar a busca local.
1) Google+
O Google+ está agora integrado ao YouTube, Google Places, Google Hotel Finder, então não há dúvidas de que você precisa estar lá. Mas vamos aos primeiros passos:
– Perfil
Acesse https://www.google.com/local/business/add e busque por sua empresa. Se ela aparecer, solicite direitos de administrador da página. Caso contrário, informe que quer criar a sua empresa. A partir daí, você só terá que provar, por telefone ou endereço, que é dono do local para começar a criar o perfil da sua empresa com todas as informações possíveis, como fotos, horários de funcionamento e segmento da empresa. Quanto melhor e mais completo for o seu perfil, melhor será o resultado em buscas no Google, Google Maps, Google Places e Google Hotel Finder.
– Conteúdo
Não adianta apenas criar um perfil e não participar da rede social. Publicar conteúdo no Google+ é também uma forma de engajar os clientes, mostrando-se um empreendimento diferenciado e que tem o que mostrar e dizer. No caso de negócios extremamente locais, como restaurantes, bares e hotéis, vale mostrar imagens dos ambientes, do público que frequenta, dos pratos servidos, etc.
– Reviews
Incentive os usuários a dar notas e comentar sobre o seu negócio caso estejam satisfeitos com o seu trabalho. Este incentivo pode ser feito via e-mail, nas redes sociais, no checkout ou até mesmo com promoções. Importante destacar que avaliações negativas sempre existiram, e que elas acabam tornando a informação inclusive mais real e convincente para o usuário. Apenas sugiro que, independente do que fizer, nunca poste reviews falsos, porque, sério, não vai valer a pena.
Confira nosso post sobre por que o Google + deve fazer parte de sua estratégia de marketing.
2) Website
O website do seu negócio continua sendo uma ótima ferramenta, mas é preciso estar atento à sua estrutura, ao seu esqueleto. É importante que haja uma organização das informações, para que os usuários consigam encontrar o que buscam navegando de forma rápida e precisa, principalmente se estão acessando de um dispositivo mobile, e para buscas locais isso tem se tornado bastante comum.
– Design responsivo
O design responsivo permite que um site se adapte a todos os tipos de tela, o que o torna muito mais acessível para diversos usuários. Como estamos falando de busca local, um usuário deve ficar satisfeito ao carregar o seu site em um dispositivo mobile, isto é, precisa ter fácil acesso ao endereço, dados para contato, descrição de serviços, preços (como cardápio e reservas) e demais informações. O conteúdo deve ser facilmente legível e clicável. Também é possível criar uma versão mobile do site, como m.seusite.com.br, mas o mais indicado é o design responsivo mesmo, pois não há necessidade de indexação de duas urls diferentes para cada página, o que torna o trabalho de indexação do Google muito mais simples. Em questões de compartilhamento, tudo é mais simples também. Não vou compartilhar na minha timeline do Facebook uma url da versão mobile do site, pois será a mesma url da web.
– Velocidade de carregamento
O design responsivo já é um grande passo para uma melhor velocidade de carregamento do site, mas existem outros fatores que podem tornar o seu site lento, tanto para usuários web quanto mobile. O PageSpeed Insights do Google é uma ótima ferramenta para analisar quais fatores estão atrapalhando a performance e ver sugestões de como resolvê-los, porque ele apresenta também uma análise do site em dispositivos mobile.
– Dados estruturados
Dados estruturados auxiliam os mecanismos de busca a entender partes do conteúdo de forma semântica, ou seja, com eles é possível que um simples parágrafo seja interpretado como um endereço, nome de produto, preço, etc. Diversos formatos de dados estruturados podem ser utilizados, mas o próprio Google sugere a utilização de microdados, que podem ser encontrados no Schema.org.
Confira alguns exemplos no nosso post sobre dados estruturados e rich snippets.
3) Redes sociais
O fator social está muito presente no âmbito da busca local e móvel, não é por menos que criou-se a sigla SoLoMo. As redes sociais são mais comuns a usuários mobile, ou seja, se um usuário for buscar por um estabelecimento, pode buscar por sua página no Facebook. Assim, veja abaixo como atuar em duas redes sociais muito importantes quando se trata de busca local:
A aba “sobre” de qualquer fanpage deve ser o mais completa possível, informando horários de funcionamento, website, telefones e e-mail para reservas. Além disso, o conteúdo da página também pode convencer um usuário a frequentar ou não o seu estabelecimento. Por isso, no caso de um restaurante, tenha álbuns com fotos de pratos, do ambiente, do público que frequenta o local, etc. Quanto mais completas, claras e atraentes forem as informações, mais clientes vão comparecer ao seu estabelecimento.
– Foursquare
O Foursquare é uma rede social extremamente local, então é impossível não citá-lo aqui. Quando um usuário está buscando por algo novo, o Fousquare pode ser uma ótima ferramenta para encontrar um local, afinal, integra as suas informações com reviews de amigos do usuário. Como no exemplo abaixo, em que busco por um restaurante nas redondezas. E para o Foursquare ainda estão valendo algumas dicas do Google+, como complementar o perfil com o máximo número de informações e incentivar reviews por parte de usuários. O incentivo de check-ins também cai bem, e pode ser feito inclusive a partir de promoções, em que o usuário ganha alguma cortesia ao dar check-in.
4) Listas locais
A busca local também é complementada com listas como hagah, apontador, yelp e vejabrasil, pois um usuário pode estar acostumado a acessá-las para descobrir um número de telefone ou endereço. O ideal é, novamente assim como no Google+, complementar estas listas com muitas informações, como fotos, vídeos, endereço, website, horários de funcionamento e informações-chave para seduzir o usuário e incentivá-lo a te encontrar.
Mapas, website, redes sociais, listas,..
São vários os caminhos, e o ideal é estar em todos estes canais com o máximo de informações possíveis, para que o seu consumidor não fique perdido quando quiser encontrar o seu negócio. Informações completas e claras em diversos canais é o segredinho da busca local. Então, se você quer ser encontrado, trabalhe bastante, afinal, é melhor do que repassar esse trabalho para quem quer te encontrar.
Aproveite as oportunidades da busca local!
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