Web Analytics: Saiba como analisar a performance do seu site

Web Analytics: Saiba como analisar a performance do seu site

Se você não tem rotinas de web analytics para analisar o comportamento da audiência em seu site, você pode estar voando às cegas. Isso porque a internet tem ferramentas de análise que possibilitam tomar decisões baseadas em dados, gerando insights relevantes para seu negócio.

Para ajudar você, lhe apresentamos o Google Analytics – considerado um recurso poderoso para fazer negócios online. Com ele é possível rastrear como as pessoas chegam ao seu site e o que elas fazem quando estão lá. Ele é a chave para compreender os clientes e descobrir como ajustar a maneira de comercializar o seu negócio, a fim de obter mais vendas ou cliques.

Se você não tem o Google Analytics, é hora de implementá-lo. É gratuito e fácil de usar. Para um acompanhamento básico (bem básico), basta inserir o código no site e você passa a ter acompanhamento instantâneo. Aqueles que utilizam a plataforma WordPress terão mais facilidade com a instalação do código. Se você tem um site com código personalizado, você precisará implementar alguns códigos manualmente, ou falar com o seu desenvolvedor web para fazê-lo.

Web Analytics: Confira alguns dados que você pode medir

OBS.: Importante lembrar que para algumas métricas é necessária a implementação avançada do Google Analytics. 

  • Audiência: Isso dá a você a demografia (localização geográfica e língua), comportamento (novos visitantes e os que retornaram, ou seja, engajamento), tecnologia (qual navegador e qual sistema operacional está sendo mais usado), dispositivos móveis (o aparelho que se está usando), fluxo de visitantes (representação gráfica dos caminhos que foram tomando dentro do site, desde a fonte até em que página os visitantes estavam quando deixaram o site).
  • Fontes de tráfego: Você pode ver de onde as pessoas estão vindo, discriminar as entradas por referências, cliques de sites de busca, campanhas de publicidade, mecanismos de busca, mídias sociais e AdSense.
  • Conteúdo: Aqui é possível ver o quão rápido sua página está sendo carregada para as pessoas, quais páginas são mais populares e em quais páginas as pessoas estão deixando o site, além de eventos (quando um usuário interage com algo em sua página, como clicar em ‘play’ em um vídeo).
  • Conversões: Este mostra as metas tanto de e-commerce (desempenho do produto, desempenho de vendas, transações e tempo de compra), quanto para multicanais (mostra como seus clientes acabaram comprando algo).

Web Analytics: Foco nos objetivos do negócio

Lembre-se que quando você criou seu site, fez isso com um objetivo em mente, como obter leads ou conectar mais clientes à sua marca. Você sabe que o seu site está funcionando quando você está alcançando esses objetivos. Estabeleça metas no Google Analytics para acompanhar as ações do usuário que são importantes para você, como:

  • Compras
  • Formulários preenchidos (Fale Conosco, Obtenha um orçamento, etc)
  • O número de páginas vistas
  • Quanto tempo as pessoas gastam no seu site
  • Acompanhar o sucesso de seus anúncios do AdWords

Além disso, você pode ver os resultados por anúncios e palavras-chave, e ajustar cada elemento de sua campanha publicitária para atrair mais leads, vendas e cliques.

Leia também:
– Conheça os diferenciais de uma Agência de Performance

Agência Digital Especialista Marketing B2B