Talvez você não saiba o que é Klout, mas se você estava nas redes sociais antes de 2018, com certeza você já teve um. Klout era um site e aplicativo que usava dados de mídias sociais para classificar seus usuários de acordo com a influência social on-line por meio do “Klout Score”, que era um valor numérico entre 1 e 100 atribuído de acordo com a audiência, alcance e engajamento de cada perfil.
O Klout Score cruzava dados dos perfis das pessoas nas mídias sociais agregando informações de redes como Twitter, Facebook, Google+, Linkedin, Foursquare, YouTube, Instagram, Tumblr, Blogger, WordPress, Lastfm (lembra?) e Flickr, estabelecendo um valor que determina o quão influentes as pessoas eram no meio digital.
Apesar de parecer algo técnico, o Klout Score era algo muito útil para identificar o grau de influência online de um cliente, prspect ou concorrente, por exemplo. Enquanto o serviço estava ativo muitas ferramentas de monitoramento de mídias sociais (Scup, Seekr, Livebuzz etc) destacavam o Klout Score em sua análise de comportamento. Com isso, era possível ter uma ideia de quanto um elogio ou crítica poderia reverberar na web.
Relembrando as métricas do Klout Score
- True Reach – Identificava entre as pessoas que te seguiam, quais as que realmente visualizavam e interagiam com os conteúdos. Quanto maior o número de pessoas impactadas com o conteúdo, maior o True Reach.
- Network Influence – Identificava a capacidade que suas publicações tinham de engajar e construir construir ideias na mente dos seus seguidores. É o nível de relevância com que você era percebido.
- Amplification Probability – Era um índice de viralidade e reverberação dos conteúdos publicados. O número de compartilhamentos no Facebook ou retweets no Twitter eram um bom exemplo.
O Fim do Klout em 2018
A Lithium Technologies, que comprou a Klout em 2014 por US $ 200 milhões, anunciou em 2018 que no dia 25 de maio o serviço seria encerrado. Por coincidência, o dia 25 de maio também era o prazo para as empresas cumprirem as novas regras europeias de privacidade de dados. E, embora não tenha sido explicitamente declarado pela empresa, a GDPR pode ter desempenhado um papel decisivo na queda do Klout. “O Klout como serviço autônomo não está alinhado com nossa estratégia de longo prazo”, escreveu o CEO da Lithium, Peter Hess, no blog da companhia.
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