O que é Klout score e como ele calculava sua influência na web

Talvez você não saiba o que é Klout, mas se você estava nas redes sociais antes de 2018, com certeza você já teve um. Klout era um site e aplicativo que usava dados de mídias sociais para classificar seus usuários de acordo com a influência social on-line por meio do “Klout Score”, que era um valor numérico entre 1 e 100 atribuído de acordo com a audiência, alcance e engajamento de cada perfil. 

O Klout Score cruzava dados dos perfis das pessoas nas mídias sociais agregando informações de redes como Twitter, Facebook, Google+, Linkedin, Foursquare, YouTube, Instagram, Tumblr, Blogger, WordPress, Lastfm (lembra?) e Flickr, estabelecendo um valor que determina o quão influentes as pessoas eram no meio digital. 

Apesar de parecer algo técnico, o Klout Score era algo muito útil para identificar o grau de influência online de um cliente, prspect ou concorrente, por exemplo. Enquanto o serviço estava ativo muitas ferramentas de monitoramento de mídias sociais (Scup, Seekr, Livebuzz etc) destacavam o Klout Score em sua análise de comportamento. Com isso, era possível ter uma ideia de quanto um elogio ou crítica poderia reverberar na web.

Relembrando as métricas do Klout Score

  • True Reach – Identificava entre as pessoas que te seguiam, quais as que realmente visualizavam e interagiam com os conteúdos. Quanto maior o número de pessoas impactadas com o conteúdo, maior o True Reach.
  • Network Influence – Identificava a capacidade que suas publicações tinham de engajar e construir construir ideias na mente dos seus seguidores. É o nível de relevância com que você era percebido.
  • Amplification Probability – Era um índice de viralidade e reverberação dos conteúdos publicados. O número de compartilhamentos no Facebook ou retweets no Twitter eram um bom exemplo.
Leia: O que é Klout Score e como ele calcula sua influência na web

O Fim do Klout em 2018

A Lithium Technologies, que comprou a Klout em 2014 por US $ 200 milhões, anunciou em 2018 que no dia 25 de maio o serviço seria encerrado. Por coincidência, o dia 25 de maio também era o prazo para as empresas cumprirem as novas regras europeias de privacidade de dados. E, embora não tenha sido explicitamente declarado pela empresa, a GDPR pode ter desempenhado um papel decisivo na queda do Klout. “O Klout como serviço autônomo não está alinhado com nossa estratégia de longo prazo”, escreveu o CEO da Lithium, Peter Hess,  no blog da companhia.

Você quer saber mais sobre redes sociais e quais as métricas de influência relevantes hoje? Deixe um comentário e indicaremos outros conteúdos bacanas no blog!

Leia também:
Agência Digital em Porto Alegre: Fale com especialistas

Agência Digital Especialista Marketing B2B
Website | + posts