Curadoria de conteúdo consiste em encontrar e organizar informações para um público específico. Assim como o curador de um museu, que concebe uma exibição e determina quais obras de arte farão ou não parte dela, um curador de conteúdo filtra e classifica o conteúdo que vale a pena ser repassado para o seu público-alvo. Selecionamos 7 questões que podem ajudá-lo a fazer da curadoria uma poderosa ferramenta para sua estratégia de marketing de conteúdo.
Em uma era de conteúdo abundante, em que as pessoas são livres para produzi-lo e serem fonte de informação na Internet, é uma habilidade importante conseguir pegar toda essa informação bruta e lapidá-la, selecionar o que é relevante e organizar em um contexto para compartilhar para a sua comunidade.
Da mesma forma que criar conteúdo, o trabalho de marketing para curar conteúdo para uma marca exige conhecimento sobre a empresa, o negócio e seu público-alvo, porém com a vantagem de demandar menos esforços do que constantemente criar conteúdo novo.
Confira 7 perguntas que compilamos para você refletir sobre sua curadoria e conteúdo e verificar se ela está no caminho certo:
– Seu conteúdo é relevante para o público-alvo?
Os tópicos que você aborda baseiam-se no tipo de informação que o seu público quer? Colocar os seus interesses acima das necessidades do seu público é um erro fácil de ser cometido, e a melhor maneira de evitá-lo é pensar especificamente em quem é o seu público-alvo e não perder tempo escrevendo sobre o que ele não se interessa.
– Você acrescenta valor ao conteúdo que publica?
Ao invés de simplesmente repassar conteúdo que já existe, acrescente comentários, mostre por que aquele conteúdo é relevante, escreva sua perspectiva no assunto, inclua mais referências, combine materiais para que o conteúdo curado torne-se mais completo que o do site de origem. Discuta o conteúdo a partir do ponto de vista do seu negócio e construa influência a partir de sua marca para conseguir se diferenciar no mercado.
– Você é conciso nas publicações?
Evite fugir do ponto. Um dos serviços mais importantes que você presta ao curar conteúdo é economizar o tempo do seu público, ao trazer para ele somente o mais relevante sobre certo assunto. Encontre o limite entre acrescentar valor ao conteúdo e torná-lo longo demais.
-Seu conteúdo é único?
O material que você recomenda é algo que o seu público provavelmente não veria caso você não o mostrasse? Cuide para não apenas repassar o que muitos sites já estão repassando. Procure recursos de conteúdo novo, menos conhecido, que podem chamar a atenção do seu mercado. Isso demonstra que você pode propiciar aos seus leitores materiais aos quais eles normalmente não teriam acesso.
– A apresentação é atraente?
A comunicação visual do seu conteúdo ajuda a atrair mais facilmente público para ele. Gráficos, imagens, mapas mentais, por exemplo, acrescentam um toque único ao conteúdo e o público tende a compartilhar mais esse tipo de material.
– Seu conteúdo é organizado?
Você organizou seu conteúdo em categorias fáceis de serem identificadas pelo público? Apresentar material organizado e bem selecionado por tópicos acrescenta valor ao conteúdo de curadoria, e torna mais fácil de ser acessado por quem se interessa especificamente por aqueles assuntos.
– Você faz acompanhamento do seu conteúdo?
Você analisa a popularidade que suas publicações obtiveram? Mensurar a reação do público ao seu conteúdo é uma maneira de ver se você está focando na coisa certa, aquela pela qual o mercado mais se interessa. Verificando as visualizações de página, visitas, tempo médio no site e outros dados, você pode ver se seu conteúdo está atendendo às necessidades do seu mercado e definir em que tipos de assunto deve focar.
Tecnicamente falando…
Por Vitória Fischer Schilling, Analista de Branded Content da Global AD
“A curadoria de conteúdo não deve ser uma cópia de material de outras fontes. Ela funciona como uma forma de trazer conteúdo relevante para seu público que não precisa, necessariamente, ser produzido por sua empresa, mas que tem tanta relevância quanto o material que você produz. Com a quantidade de informação que temos disponível, saber selecionar o que é importante e transmitir para o seu público de forma concisa e de acordo com o que ele quer ler pode ser um diferencial na estratégia de marketing. Assim, sua empresa pode tornar-se autoridade de conteúdo na área sem precisar, o tempo todo, produzir conteúdo próprio.
O importante, porém, é saber transformar o conteúdo curado para que se encaixe com o que seu público-alvo busca, e acrescentar seu conhecimento a ele para torná-lo, de certa forma, único. Ou seja, busque acrescentar seu pensamento e interpretação sobre o assunto que decide compartilhar.”