Se a sua organização está usando de forma ativa as redes sociais como meio de atrair e envolver um público-alvo, então você entende a importância da compilação de dados para tomar decisões. Quando as ferramentas que você está usando não estão fornecendo informações suficientes para tomar decisões, pode ser hora de começar a avaliar as plataformas de análise de mídias sociais e/ou ferramentas de relatório. Aqui está um guia rápido para ajudá-lo a escolher uma plataforma de social analytics:
Passo 1: Identificar suas necessidades.
Antes mesmo de começar a procurar por ferramentas online, você deve fazer uma lista dos principais recursos para procurar em uma ferramenta. Abaixo estão algumas perguntas que ajudarão você a identificar suas necessidades:
- Em quais canais você está ativo?
- Quais métricas você está interessado em acompanhar?
- Quais são os seus objetivos globais de mídia social?
- Quais são os desafios que você está enfrentando?
Passo 2: Faça uma lista das 3 melhores ferramentas de avaliação
Avaliar uma ferramenta leva tempo. Você deve ser capaz de afinar a sua pesquisa para três ferramentas que atendam às suas necessidades. Uma combinação de pesquisas on-line, especialista do setor avaliações e recomendações profissionais irão ajudá-lo a diminuir a lista.
Passo 3: Fale com um especialista do produto
Você deve sempre falar com um representante ao avaliar ferramentas. Por mais que possa parecer assustador falar ao telefone com um representante de vendas, é importante entender como a plataforma se alinha com as suas necessidades. Certifique-se de tomar nota de sua experiência. Pesquisa por si só não vai lhe dar uma visão bastante em todo o espectro de capacidades, e se você decidir avançar com uma ferramenta, você quer garantir que você gosta de fazer negócios com a empresa que você contratar.
Passo 4: Veja uma demonstração
Reserve um tempo para analisar os seus próprios relatórios de mídia social com um especialista do produto que possa apontar os principais recursos. Isto irá permitir que você veja os seus próprios dados de mídia social, compreender a diferenciação recursos, e fazer perguntas sobre as informações apresentadas.
Passo 5: Teste-o
A maioria das empresas irá permitir-lhe testar a ferramenta por um período fixo de tempo. Este é um passo importante no processo de avaliação, uma vez que irá permitir-lhe ver como a ferramenta funciona com o seu fluxo de trabalho atual. Os usuários finais devem passar algum tempo na plataforma para começar uma sensação para a interface e usabilidade geral.
Sinta-se livre para repetir os passos no processo conforme suas necessidades evoluem. O mais importante é encontrar uma ferramenta que vai ajudar a alcançar os objetivos que você determinou para o uso de mídias sociais por sua empresa.
Fonte: Simply Measured e 2Read