Como medir e aumentar o seu ROI de mídias sociais

Como medir e aumentar o seu ROI de mídias sociais

Se você é um empreendedor B2B e está constantemente preocupado com o seu ROI (em inglês, return on investment) de mídias sociais, você não está sozinho! Em uma pesquisa realizada pela Marketing B2B, 50% dos empresários disseram que verificar os resultados de ROI mídias sociais foi seu principal desafio em 2014, seguido por falta de tempo, planejamento estratégico e falta de compreensão. Embora todos adorem um ReTweet, curtir ou um +1 para a notoriedade da marca, de que valem essas interações nas mídias sociais se você não pode provar como eles afetam os negócios realmente? Confira:

Então, como você pode atribuir receita às suas atividades de mídia social e fazer crescer o seu ROI?

Medir as opções “curtir” ou compartilhamentos em comparação a seguidores ou retweets dá uma boa indicação de engajamento. Mas nem sempre isso se traduz para geração de leads ou atividade de vendas. Engajamento acontece de forma diferente para cada plataforma social, e você está lidando com métricas isoladas para as “curtidas” no Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+. Comparar essas métricas uma com a outra será pouco produtivo e vai acabar deixando você com uma planilha enorme para manter!

Como medir e aumentar o seu ROI de mídias sociais

O segredo para medir com sucesso o seu ROI a partir de mídias sociais é saber o que você está tentando alcançar, mesmo antes de começar. Defina qual a métrica que pretende medir (se é perguntas, download de materiais, cliques em links ou novos prospects) e certifique-se de que irá segui-la em todas as suas plataformas sociais.

Você também precisa ter um objetivo pré-definido. De acordo com o Social Media Today, os 5 principais objetivos do marketing B2B são:

  1. Conhecimento da marca (82%)
  2. Geração de leads (74%)
  3. Aquisição de clientes (71%)
  4. Pensamento de liderança (68%)
  5. Engajamento (64%)

Você pode ver a partir das estatísticas da Social Media Today que 82% dos profissionais de marketing B2B avaliaram o conhecimento da marca como seu 1 º objetivo de marketing, seguido de 74% dizendo que a geração de leads era seu objetivo superior. Definir qual é o seu objetivo dá uma direção de quais as suas métricas precisam ser. Isto, por sua vez, fará o cálculo o ROI muito mais fácil.

Depois de ter o seu objetivo e ter decidido as suas métricas, pense em uma forma de medir, reportar e fazer crescer sua audiência nos canais de mídias sociais.

  • Meça que canais de social media estão levando a maioria das visitas ao seu site.
  • Reporte e acompanhe cada conversão de lead a partir da fonte – você pode ver quem são seus clientes potenciais e de onde vieram. E, mantendo o controle de quando eles convertem, você pode atribuir com precisão as receitas para o canal correto.
  • Aumente o seu alcance nas mídias sociais identificando os conteúdos que tem melhor performance no site (por visualizações de páginas ou downloads) e compartilhando-o sistematicamente nos canais de mídias sociais.
  • Manter a audiência envolvida é um desafio permanente, não esqueça disso!
 
Fonte: Business 2 Community e 2Read
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