Porto Alegre
Rua Demetrio Ribeiro, 1017
Centro Histórico, Porto Alegre - RS
90010-311
São Paulo
Rua Capitão Antônio Rosa, 409
Pinheiros, São Paulo - SP
01443-010
Contatos
[email protected]
Tel: +5511912137858

Fontes de tráfego: mais resultados conhecendo seu público

Imagine como seria interessante saber de onde vêm os consumidores de uma loja de roupas. Viram de um comercial na televisão? Estavam passando na frente da loja e resolveram entrar? Receberam uma divulgação impressa com promoções? Além disso, imagine se você pudesse saber que os clientes que vieram até a loja após ver um comercial na televisão compraram vestidos, enquanto os clientes que foram impactados por uma divulgação impressa adquiriram camisas. No mundo offline só se consegue obter esse tipo de informação através de técnicas de pesquisa quantitativas e qualitativas como questionário, entrevista, observação participante ou grupo focal. Já no contexto digital tudo (tá bem, quase tudo) pode ser mensurado. Com simples implementações de ferramentas de Web Analytics você consegue obter informações sobre seu público-alvo, como as descritas acima de maneira ágil e fácil.

Assim como na loja física, os usuários podem chegar até seu site através de diversos canais, de acordo com seus esforços de aquisição e de sua presença digital como um todo.

 

Clique no banner e baixe nosso ebook sobre Decisões Baseadas em Dados, com um checklist prático para você testar seus conhecimentos em métricas digitais.

Ebook: Decisões Baseadas em Dados

 

Conheça as principais fontes responsáveis por gerar tráfego para um website:

– Tráfego direto: essa fonte de tráfego corresponde aos usuários que digitaram a URL do seu site diretamente na barra do navegador, ou ainda os que adicionaram seu site nos favoritos e acessam através desse recurso.

– Busca orgânica: o tráfego orgânico consiste nos visitantes que acessaram seu site a partir de resultados de busca orgânica através do Google, Yahoo, Bing ou qualquer mecanismo de busca.

– Sites de Referência: os sites de referência consistem em quaisquer sites na web que direcionam tráfego para a sua página através de banners publicitários ou links divulgados em blogs e parceiros.

– Campanhas de links patrocinados: tecnicamente conhecidas por CPC (Cost Per Click), o tráfego proveniente de campanhas de links patrocinados representa as visitas que chegaram ao site a partir de um clique em alguma campanha de busca paga do Google, Yahoo, Bing e outros mecanismos de busca em que haja a possibilidade de compra de anúncios em texto.

Redes sociais: corresponde ao tráfego proveniente de redes sociais como por exemplo Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest.

Comportamento x fonte de tráfego

Os usuários provenientes de cada fonte de tráfego costumam apresentar comportamentos diferentes. Tráfego direto e busca orgânica costumam apresentar alto consumo de conteúdo (tempo médio de permanência na página e média de páginas por sessão). Isso porque o usuário exerce um papel ativo na procura pelo que o seu site oferece. No caso do tráfego direto, o usuário digita a URL na barra do navegador, o que pressupõe um conhecimento prévio sobre sua página. Já na busca orgânica, o visitante procura em mecanismos de busca por termos relacionados à sua marca ou produto.

— Leia também Métricas de monitoramento: seja relevante nas mídias sociais

Campanhas de links patrocinados costumam apresentar comportamentos variados, muito de acordo com o objetivo da campanha. Para campanhas institucionais, por exemplo, é desejado que o usuário navegue por mais páginas, entre em contato com a marca e tome conhecimento de seus produtos ou serviços. Já para campanhas promocionais o objetivo é que o usuário encontre facilmente o produto que está a procurar e conclua a transação em tempo otimizado, navegando por poucas páginas.

No caso dos sites de referência e mídias sociais, também temos um cenário bastante diverso. O processo de aquisição acontece durante a navegação do usuário em sites e blogs com temática relacionada à sua marca, ou em suas redes sociais proprietárias como Facebook e Twitter. Incorporar links para o seu website em publicações nas redes sociais pode ser uma estratégia interessante a fim de estimular o tráfego entre as duas plataformas, preferencialmente quando a página de destino do seu link está relacionada ao conteúdo da publicação. Especialmente nas redes sociais, que costumam ser acessadas via dispositivos móveis (celular e tablet), é importante garantir que seu site está devidamente otimizado para receber os visitantes que acessam através desses meios.

Conheça seu público-alvo

Conhecer os principais canais responsáveis por trazer visitantes ao seu site e entender como eles se comportam em sua página é fundamental para que você gerencie seus esforços de aquisição. Dê um passo além e explore as diferentes análises de fontes de tráfego para otimizar seus investimentos em marketing digital e maximizar resultados! Gostou do assunto? deixe seu comentário logo abaixo. E caso deseje o acompanhamento de um consultor para auxiliá-lo nessa jornada, conheça nossos serviços.

 

Gostou do conteúdo? Cadastre-se para receber nossos artigos!

Erro: Formulário de contato não encontrado.