Uma boa estratégia de Inbound Marketing tem como obrigação proporcionar o crescimento das oportunidades de negócios geradas para a empresa, sempre. Isso torna os vendedores os melhores amigos do time de marketing! Mas sempre existem alguns desafios no caminho para garantir que os dois times estejam perfeitamente alinhados e trabalhem bem em conjunto.
Pensando nisso, listamos os 4 maiores desafios enfrentados pelos times de marketing e vendas para criar uma estratégia de Inbound Marketing que funcione muito bem e ajude a sua empresa sua a crescer. Acompanhe:
Inbound marketing e vendas: os 4 maiores desafios
1. Entender o papel de ambos na estratégia de Inbound Marketing
Uma dúvida comum é entender quais são as obrigações de cada time. Na verdade, o real desafio é fazer com que cada time entenda o papel do outro. O marketing cria estratégias que vão garantir oportunidades de negócio para o time de vendas. Isso é feito através da captação de leads, um bom trabalho de nutrição e criação de conteúdo relevante. A partir daí, os vendedores recebem leads preparadas para fechar negócio.
2. Criar um SLA bom para Marketing e Vendas
O SLA – Service Level Agreement – é um acordo que determina as metas de cada um dos times. Por exemplo, o time de marketing deve entregar 1.000 leads por mês e o time de vendas precisa entrar em contato com uma lead a cada duas horas. Esse combinado separa as tarefas e os resultados esperados de cada time e torna mais fácil a separação dos papéis e a organização de cada um deles.
3. Comunicação fluente entre marketing e vendas
Além de entender bem o que cada time faz, é preciso que eles conversem entre si. A melhor forma de melhorar os processos e entender o que está funcionando bem (ou não está funcionando) é através da comunicação dos times. Reuniões semanais entre os gestores de cada um deles podem esclarecer pontos que não estão bem alinhados na passagem de leads por exemplo, o que permite que falhas e melhorias sejam feitas com mais rapidez e sejam efetivas.
4. Foco na qualificação de leads
Leads qualificadas são o maior bem que o time de marketing pode fornecer para o time comercial. Mas o que é um lead qualificado? Muitas vezes, um lead gerado através de um caminho determinado pelo marketing não é o que tem maior taxa de conversão. Aqui entra novamente a importância da comunicação entre os times. Determinar o que é uma bom lead é uma maneira de otimizar o tempo de ambos os times.
O marketing cria estratégias e otimiza os canais de relacionamento para atrair mais leads desse tipo, e os vendedores dedicam mais esforços para entrar em contato com as melhores leads. Alinhar inbound marketing e vendas é um trabalho constante. É importante manter a comunicação aberta e deixar claro o papel de cada um deles, sempre melhorando e adaptando ao longo do crescimento da empresa e o aprendizado adquirido no processo.
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