Você já confundiu o nome de um produto com o nome da marca que produz/comercializa? Pois bem, esse exemplo mostra como o brand awareness está presente em sua vida.
Brand Awareness é uma métrica que ajuda a mensurar o nível de percepção dos públicos-alvo em relação a uma marca. Quanto maior for o conhecimento desses públicos em relação à marca, seus valores, propósito e seus pontos fortes, maior é a chance da marca ser escolhida em uma eventual decisão de compra.
O que é Brand Awareness?
Consciência de marca (em inglês: Brand Awareness) é a medida em que uma marca é reconhecida por clientes potenciais e está corretamente associada um determinado produto. Ela expressa geralmente uma porcentagem do mercado-alvo e é um dos principais objetivos da publicidade quando se trata de produtos em lançamento no mercado.
O conceito de brand awareness está relacionado com as funções de identidades de marca na memória dos consumidores e pode ser refletido pela maneira como os consumidores identificam a marca em condições diversas. A consciência de marca refere-se à capacidade dos consumidores de diferenciar corretamente uma marca a que tenham sido anteriormente expostos. Isso não implica necessariamente que as pessoas identificam o nome da marca, mas podem reconhecer seu logotipo ou embalagem, por exemplo.
Uma estratégia de branding bem-sucedida é aquela que gera sobretudo, credibilidade para a marca no mercado e seus públicos. Tenha em mente de que quanto maior a consciência de marca, maior a chance de redução do custo por aquisição de leads e novos clients, ou seja, o brand awareness também colabora para os objetivos de performance.
Ficou com alguma dúvida?
Este artigo faz parte da editoria Glossário, que conta com explicações bastante resumidas. Se você ficou com dúvidas, deixe um comentário e lhe recomendaremos um conteúdo mais aprofundado, ou responderemos diretamente 😉
Leia também:
– Brand awareness: evite erros no marketing digital
– Qual a Marca que Você está Deixando no Mundo Digital?
– Dia dos Pais: Dados e estratégias para reinventar seu marketing
– Dia da Refrigeração: Saiba tudo sobre a data