Dia da Refrigeração: Saiba tudo sobre a data

Você já se imaginou vivendo em um mundo sem geladeira ou ar condicionado? O Dia Internacional da Refrigeração, comemorado oficialmente em 26 de junho, foi estabelecido para lembrar a importância do setor HVAC (sigla em inglês que representa Heating, Ventilating and Air Conditioning) na vida das pessoas. Confira!

Se você acha que refrigeração se resume a conservar alimentos na geladeira ou ter conforto térmico em casa/trabalho por meio do ar condicionado, existe um vasto mercado de empresas que atuam fabricando e/ou prestando serviços relacionados em diferentes escalas e objetivos. Para representar este mercado e lembrar sua importância, desde 2019 é comemorado o Dia Internacional da Refrigeração, no dia 26 de junho.

A origem do Dia Mundial da Refrigeração

Tudo começou quando associações comerciais da indústria de ar-condicionado e refrigeração de vários locais do mundo se uniram para fazer do dia 26 junho o Dia Mundial da Refrigeração.

Uma das iniciativas mais relevantes para a criação do Dia Mundial da Refrigeração partiu do consultor de refrigeração Stephen Gill, ex-presidente da ASHRAE (Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado), que tem mais de 57.000 membros em mais de 132 países em todo o mundo.

A data escolhida para homenagear o setor foi o dia de nascimento do matemático e físico britânico Lord Kelvin, que nasceu em 26 de junho de 1824. Caso você não lembre, Kelvin teve papel definitivo em estudos relacionados às propriedades do calor e a variação de volume dos gases em função da variação da temperatura.

Em fevereiro de 2019 a ONU, por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), declarou seu apoio à iniciativa e, o Dia Mundial da Refrigeração foi então, oficializado.

Entenda o que é setor HVAC

Constituindo a tecnologia destinada ao conforto ambiental interior, incluindo principalmente edifícios e veículos, o termo HVAC é uma sigla vinda da língua inglesa, correspondendo a “heating, ventilating and air conditioning”. Traduzido para o português, outro termo também bastante utilizado e equivalente ao original é AVAC, significando assim “aquecimento, ventilação e ar condicionado” e referindo-se às três funções principais e intimamente relacionadas dessa tecnologia.

Além disso, a refrigeração também pode ser incluída no âmbito dessas funções, que passa então a ser referida pelas siglas AVACR, AVAC/R, AVAC-R ou AVAC&R ou variando entre as correspondentes HVACR, HVAC/R, HVAC-R e HVAC&R.

Ações para o Dia Mundial da Refrigeração

Dia da Refrigeração – Uma nova data para reconhecer empresas e profissionais
Dia da Refrigeração – Uma nova data para reconhecer empresas e profissionais

Até então, o segmento de refrigeração no Brasil tinha como uma de suas principais datas, o Dia do Refrigerista, celebrado em 7 de julho. Com a consolidação do Dia Mundial da Refrigeração, ganha-se também uma nova oportunidade em termos de ações de marketing a serem desenvolvidas por empresas que além de vender produtos para o consumidor final, atuam também no mercado B2B, fornecendo suprimentos para refrigeristas independentes e empresas prestadoras de serviços.

Como sua criação é bastante recente, o Dia Mundial da Refrigeração ainda é pouco conhecido no Brasil. Nesse sentido, o caminho para fortalecer essa data no calendário promocional brasileiro, passa por torná-la conhecida, gerando também a expectativa por ações promocionais como ofertas e descontos. Nesse contexto, o caminho pode ser uma campanha de visibilidade para fortalecer a percepção de marca.

Campanha para o Dia Mundial da Refrigeração

O primeiro passo para obter bons resultados na data, é desenvolver ativações direcionadas aos públicos em seus canais. Isso se materializa na criação de uma campanha de comunicação. Siga o passo a passo para começar:

  • Definir ofertas (Ex.: produtos com desconto, frete grátis etc);
  • Defina qual vai ser a abordagem (Ex.: Orgulho do Setor…);
  • Crie uma identidade visual para a campanha;
  • Defina o calendário de ofertas e divulgações por canal;
  • Defina as estratégias de ativação;
  • Defina as estratégias de mensuração.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e que essas dicas ajudem em seu planejamento de marketing para o Dia Internacional da Refrigeração, comemorado em 26 de junho. Se tiver alguma dúvida ou consideração, deixe um comentário que responderemos assim que possível.

Leia também:
Dia dos Pais: Dados e estratégias para reinventar seu marketing
Dia da Indústria: Global AD cria ação digital para Gerdau
Agência Digital Especialista em marcas na indústria

Minha história na Global AD começou em 2012 e segue em desenvolvimento. Tenho o desafio de, a cada dia torná-la uma parceira de negócios dos clientes, acelerando resultados por meio de uma equipe qualificada, comprometida e eficiente. Acredito que a transformação digital é uma constante, e não um processo finito. Ah, sou jornalista por formação, com especialização em cultura digital e redes sociais.