Ar Condicionado: venda mais no Ecommerce

Como vender mais mantendo uma margem saudável? Se você é um varejista do segmento de refrigeração e ar condicionado, provavelmente essa pergunta não sai da sua cabeça nos últimos anos. A parte boa, é que nesse artigo vamos falar sobre algumas estratégias para impulsionar suas vendas por meio de uma estratégia de Performance. Confira!

Ar condicionado e o mercado de ecommerce

Nos últimos anos vivemos o boom do ecommerce no Brasil, e os eletrodomésticos são diretamente responsáveis por esse crescimento. A categoria sempre teve destaque no ranking de produtos mais vendidos, e o segmento de ar condicionado vem contribuindo diretamente no resultado, muito em função do ticket médio.

Contextualizando em números, o Brasil está entre os 10 maiores mercados de ar condicionado no mundo (ABRAVA) e no – já distante – Natal de 2018, o segmento foi o 3º maior share de faturamento em e-commerce no País. A curva de interesse se consolida nas buscas de usuários pelo termo ar condicionado nos últimos cinco anos, segundo o Google Trends.

Como vender ar condicionado pela internet?

Considerando a alta procura, vender ou distribuir ar condicionado pela internet vem sendo uma demanda constante dos varejistas. Há, porém, uma dúvida muito comum dos lojistas que decidem entrar para este nicho: como fazê-lo de forma sustentável do ponto de vista do negócio.

Seja em uma loja própria ou nos principais marketplaces, como o Mercado Livre, por exemplo, a verdade é que este segmento é um dos que mais movimentam vendas diariamente no Brasil.

Vender Ar condicionado via ecommerce: Dicas básicas

Com algumas estratégias simples é possível alavancar resultados no segmento, ampliar a visibilidade dos seus produtos e conquistar melhores resultados. Confira algumas dicas para maximizar suas vendas de ar condicionado:

Estratégia de nicho

Escolher um segmento específico dentro da categoria de ar condicionado pode ajudá-lo a encontrar os melhores fornecedores, entender o comportamento do público ou ainda a ficar atento às novidades que devem virar tendência em breve.

Aposte em sazonalidades

Fique atento aos períodos em que ocorrem mais venda de determinado produto ou linha de produtos. Desta forma, além de antecipar o estoque e negociar preços melhores, você pode acionar sua base de clientes que já compraram o produto anteriormente e fidelizá-los com promoções ou combinações de produtos relacionados.

Reforce as ações de marketing

Nunca esqueça de quem já comprou de você um dia. Mantenha campanhas por e-mail para atrair a atenção de quem já comprou de você sem esquecer de quem ainda pode comprar seus produtos. E-mail marketing, reviews em um blog, vídeos, anúncios no Facebook ou no Google Adwords são algumas das ações simples que podem ser feitas para atrair mais clientes para suas ar condicionado split.

Escolha os produtos mais populares

Toda categoria conta com produtos populares e que vendem mais. Fique de olho em listas de produtos mais vendidos nos grandes sites de ecommerce. Investir em estoques maiores desses produtos é uma boa prática para conseguir maior rentabilidade em sua loja.

Esteja nos marketplaces

A melhor forma de atrair novos consumidores e ampliar a venda de ar condicionado split é estar presente em canais com grande visibilidade e audiência. Os marketplaces são uma excelente opção para isso.

Ao divulgar seus produtos em sites altamente populares, como a Americanas, Casas Bahia, Mercado Livre e Walmart, você conquista uma exposição muito maior, o que favorece a efetivação de mais vendas.

Marketing Digital para ecommerce de Ar Condicionado

Investir em marketing digital é fundamental para atrair novos clientes (que já procurando ativamente por seus produtos e serviços na internet. É importante destacar que, o primeiro grande desafio é impactar seus possíveis clientes no canal e momento certo.

As pesquisas e informações que encontramos online nos dão segurança na hora de adquirir novos produtos/serviços, então é importante que você se coloque no lugar do consumidor, atuando com máxima transparência para que uma relação de confiança mútua seja construída.

Confira abaixo seis passos com ações importantes que podem ser desenvolvidas com a ajuda de uma Agência de Performance parceira:

1 – Tenha um ótimo site de ecommerce

No segmento de aquisição de serviços ou de produtos com alto valor agregado como ar condicionados, ter um website competitivo é fundamental para conseguir conquistar clientes em potencial.

Seu site deve ser fácil de navegar, rápido, atualizado e com as informações dos serviços que geralmente as pessoas procuram. Além disso, ele deve ser pensado para funcionar perfeitamente quando acessado de um smartphone. Não podemos pensar em marketing digital hoje sem priorizar pessoas que acessam a internet de dispositivos móveis.

Esse ponto é muito importante, pois é muito difícil obter resultados efetivos com marketing digital se não possui um bom website.

2 – Investimento em mídia é fundamental

Os links patrocinados já se consolidaram como uma ótima estratégia de fundo de funil e podem trazer retorno para sua empresa em menos tempo, geralmente a partir dos primeiros meses

Aqui você precisa colocar na ponta do lápis quanto está disposto(a) a investir nos anúncios da sua empresa. O ideal é iniciar com algumas campanhas teste para acumular conhecimento sobre a audiência, então aumentar gradualmente buscando ampliar alcance, qualidade e parcela de impressão dos anúncios.

Os anúncios no Google são uma ótima maneira de começar, mas você vai precisar ampliar o mix de mídia conforme a estratégia for ganhando corpo. Para contar com uma consultoria especializada, procure uma Agência de Performance.

3 – Invista em conteúdos de blog

Essa é uma ação valiosa e, com benefícios de longo prazo, pois os melhores links orgânicos do Google são de sites e empresas que produzem muito conteúdo relacionado ao produto ou serviço que trabalham. Consequentemente,  no site da sua empresa você deve manter uma frequência de atualizações de blog. Se possível semanal, para fazer com que seu posicionamento no Google cresça.

Uma das questões mais importantes nessa frente, é que os conteúdos do seu blog sejam úteis para o seus clientes potenciais. Ou seja, devem responder à perguntas frequentes de forma educativa e direta. Como resultado, quanto mais você escrever conteúdos relacionados sobre ar condicionado no blog da sua empresa, mais o Google vai ver você como referência e autoridade no assunto.

4 – E-mail Marketing é essencial!

Parece que algumas empresas acreditam que o e-mail marketing não dá mais resultado, mas é basicamente uma questão de alinhamento estratégico. Trabalhar com nutrição de leads por e-mail, educando e entregando informações valiosas para prospects, na frequência certa, é uma mina de ouro. Especialmente para o segmento de ar condicionado, que exige manutenção e atendimento recorrente.

Desse modo, se você já tem uma base de clientes, faça um teste. Elabore um e-mail com 5 dicas para aumentar a vida útil do ar condicionado e envie por e-mail para essa base. Em emails de conteúdo você vai vender pouco de imediato, mas vai prestar um serviço à sua audiência e fornecer informações para leads que vão comprar novamente. Recompra é a chave aqui.

Da mesma forma, pode ser que você ainda não tenha uma lista de e-mails. Aqui você pode ativar uma ação de captação de leads. Isso é feito por meio de formulários no Facebook ou então disponibilizando algum material para download. O importante é não deixar os seus clientes esquecidos por e-mail, o que a maioria das empresas infelizmente costuma fazer.

5 – Google Meu Negócio

Essa dica é bem básica, mas algumas empresas ainda não tiveram a oportunidade de aplicar. Provavelmente, fazer uma ficha para sua empresa no Google Meu Negócio é o mais simples para dar resultados relevantes quando os clientes procurarem por você.

O que costuma aparecer quando as pessoas procuram pelo nome da sua empresa na internet? Exibir um box com as principais informações de endereço, contato e avaliações é o que a ficha do Google Meu Negócio faz.

Se você ainda não criou a ficha para seu Negócio, basta clicar aqui e seguir os passos na tela. Você vai receber uma carta de verificação do seu negócio para comprovar que a empresa é sua.

6 – Avaliações de clientes

Se você já trabalha no segmento de ar condicionados e climatização, deve saber a importância que as indicações têm para o seu negócio. Um cliente satisfeito pode contar sobre seu serviço para outras pessoas, que interessadas procuram por você também.

Assim, as avaliações são como indicações públicas da qualidade do seu serviço e atendimento. A reputação digital de uma empresa pode ser fortalecida ou destruída por meio de avaliações.

Você pode disponibilizar a área de avaliações na ficha do Google Meu Negócio ou em sua página do Facebook. O importante aqui é criar uma prática de sempre pedir que seus clientes satisfeitos deixem uma colaboração. Acima de tudo, o mais importante aqui é garantir a entrega e execução de um bom serviço. Assim, as avaliações acontecem cada vez mais naturalmente.

Seu e-commerce de ar condicionado é atrativo para o cliente?

A forma como as pessoas fazem suas compras está se transformando e o resultado dessa mudança fica claro quando olhamos para o crescimento das vendas online. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas por e-commerce devem crescer 16% no Brasil em 2019, comparado ao mesmo período do ano passado.

Além do meio utilizado para fazer compras, também vale ressaltar uma mudança no comportamento do consumidor ao comparar ofertas, assim como na forma como eles estão tomando decisões de compra. Hoje é muito fácil comparar diversas lojas e escolher qual é a melhor opção. Os consumidores acessam dois, três ou vários sites que possuem o produto que deseja e, ao colocar na balança as vantagens e desvantagens de cada um, chegam a uma escolha.

Para os varejistas que atendem no comércio eletrônico, esse crescimento nas vendas tem sido benéfico. Por outro lado, essa boa perspectiva para o mercado também faz com que surjam novas lojas online, aumentando a concorrência, fato que obriga os lojistas a buscarem diferenciais competitivos que realmente funcionem e que atraia e conquiste mais consumidores.

Como tornar uma loja virtual atrativa no segmento de ar condicionado?

Sem dúvida, todos os detalhes de um e-commerce contam quando falamos em possuir uma loja atrativa. Pensando em uma loja física, até a temperatura do ar-condicionado pode ser um fator de decisão para o cliente entrar nela ou não. Em uma loja online você não precisa se preocupar com a temperatura, mas deve se atentar a todos os pontos que afetam diretamente o usuário que navega pela sua página.

Se você está com problemas na conversão, já parou para pensar o quão atrativo é seu e-commerce para os consumidores? A seguir vou mostrar algumas dicas com pontos que sempre podem ser melhorados na sua loja virtual e que influenciarão no número de visitas e conversão do seu negócio.

Não economize nas fotos

Não deixe que seu cliente fique com dúvidas em relação ao produto que você vende. Para evitar isso, invista nas fotografias do produto. Esse é um elemento que chama muita atenção dos visitantes e é o maior contato que ele terá com o produto até receber o pedido. Por isso, adicione fotos usando diferentes ângulos e, se possível, coloque um vídeo do produto.

A dica é ainda mais importante para os lojistas que trabalham com vestuário e peças que os consumidores costumam provar antes de comprar. Podemos falar o mesmo sobre as descrições dos produtos, elas devem ser precisas, esclarecedoras e conter informações decisivas para o consumidor.

Utilize um layout responsivo e intuitivo

Se você acredita na máxima da primeira impressão, não deve relaxar com o design do seu site. A imagem que é vista assim que sua página carrega é capaz de despertar algo positivo no visitante e também pode ser crucial para que ele continue navegando.

Logo, se preocupar com o visual da sua loja é muito importante para atrair o consumidor e, mais do que isso, proporcionar a ele uma boa experiência de compra. Ou seja, a navegabilidade do site também deve ser revista. O site está adaptado para mobile (mais uma vez)? É fácil encontrar as categorias? Os botões de ação estão destacados? A ferramenta de pesquisa no site está visível e é funcional? Essas são perguntas que guiarão para mudanças estruturais do site.

Leia também:
– Dia da Refrigeração: Saiba tudo sobre a data
– Conheça os diferenciais de uma Agência de Performance

Ofereça um atendimento eficiente

Não basta o cliente entrar no site, é preciso oferecer um atendimento de qualidade e fazer com que ele saia satisfeito da loja. Essa boa experiência tende a tornar seu negócio mais atrativo aos consumidores e fazer com que você conquiste e fidelize mais clientes.

Uma ferramenta que tem ajudado no atendimento de e-commerces é o chat online. O sistema poupa tempo da empresa, facilita o contato dos consumidores e ainda causa neles uma impressão de preocupação com as necessidades do cliente, já que o contato pode ser feito a qualquer hora e de forma prática.

Promoções são sempre bem-vindas

Quer chamar atenção de compradores? Prepare uma boa promoção. Os consumidores estão em busca de preços mais baixos e, com a facilidade de comparar, como comentei no início do texto, isso fica ainda mais explícito. O preço é um dos fatores de decisão mais importantes para o cliente, independente do segmento de negócio.

Portanto, esteja atento às principais datas comemorativas da sua empresa e planeje ofertas atrativas aos consumidores. Com certeza isso aumentará o fluxo na sua loja e fará com que você venda mais. O frete grátis também deve atrair a atenção dos seus clientes. Mas claro, você precisa divulgar.

Conclusão

Desenvolver e aplicar uma estratégia digita competitiva é algo essencial para alavancar vendas, e a internet é a plataforma essencial para que isso aconteça. Se você deseja vender mais em seu ecommerce, precisa considerar o cliente no centro da estratégia e contar com uma agência parceira para desenvolver sua estratégia de performance.

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Minha história na Global AD começou em 2012 e segue em desenvolvimento. Tenho o desafio de, a cada dia torná-la uma parceira de negócios dos clientes, acelerando resultados por meio de uma equipe qualificada, comprometida e eficiente. Acredito que a transformação digital é uma constante, e não um processo finito. Ah, sou jornalista por formação, com especialização em cultura digital e redes sociais.