As conversas sobre os programas de TV ultrapassaram os limites da sala de estar, da mesa do boteco e da hora da janta para serem registradas e amplificadas nas redes sociais – cada vez com mais imediatismo. Aplicativos que bloqueiam palavras-chave são a solução para evitar spoilers dos seus programas de TV favoritos.

Entre os usuários de tablet e smartphone nos EUA, quase 90% já os usam ao menos uma vez ao mês quando estão assistindo TV e 40% deles usam diariamente em frente à TV, aproveitando para fazer compras, escrever e-mails e socializar nas redes.

A tendência às múltiplas telas reflete no conteúdo publicado pelos usuários nas redes sociais: quase 1/4 das pessoas entre 18 e 34 anos nos EUA usam as mídias sociais para comentar sobre programas de TV enquanto assistem, mostra a empresa de pesquisas Nielsen. E no meio deste turbilhão de informações, como evitar os tão temidos spoilers, os “estraga-prazeres” com revelações sobre o enredo ou desfecho de obras?

Até agora se você não assistia a um episódio de série ao vivo tinha que controlar o que lia no Twitter. Afinal, em 2012, mais de 32 milhões de pessoas twittaram sobre o conteúdo da televisão e a possibilidade de você ler na rede o que queria descobrir só ao assistir ao seriado é muito grande.

Aplicativo anti-spoiler

Pensando nisso, a jovem de 17 anos Jennie Lamare criou o Twivo, um plug-in que bloqueia tweets que podem conter spoilers. “Ficava muito irritada ao ver spoilers no meu Twitter, então desenvolvi esse aplicativo para tornar minha vida mais fácil”, afirmou ao “Mashable”. A ideia surgiu na maratona de desenvolvedores TVnext Hack, realizada em Boston no final de abril. O Twivo, criado em apenas 12 horas, foi escolhido o melhor projeto do evento e está em fase de atrair investidores e ser testado para ser disponibilizado para o público. O lançamento ainda não tem data prevista, mas deve acontecer em breve.

O uso vai ser simples: basta instalar o Twivo no browser e escolher as palavras-chave relacionadas à série ou ao filme que se quer evitar. Depois que o usuário já assistiu ao programa, pode reativar as palavras-chave e os tweets que haviam sido retidos aparecem no topo da página do Twitter do usuário como se fossem recentes.

Aplicativos que bloqueiam palavras-chave

Enquanto o Twivo não está disponível, outros aplicativos podem ser usados como filtros para palavras-chave.

Tweetdeck
O aplicativo Tweetdeck, disponível como extensão do Google Chrome e em versão web e para desktop, permite filtrar tweets de algum autor ou que contenham determinadas palavras-chave.

Filttr
Ainda em versão beta, o Filttr ajuda a organizar o turbilhão de informações no twitter ao permitir ao usuário criar uma lista negra, com palavras ou frases sobre as quais ele não quer receber tweets e uma lista com as palavras que o interessam, para que o aplicativo organize o que mostrar a ele.

Open Tweet Filter
O Open Tweet Filter é uma extensão para o Google Chrome que permite “esconder” os tweets de usuários ou com palavras indesejadas.

Agência Digital Especialista Marketing B2B