Como funcionam os sites de busca na internet

Como funcionam os sites de busca na internet?

Esta é uma dúvida básica, mas acredite, muitos profissionais de marketing digital experientes têm dúvidas sobre como funcionam os sites de busca na internet.

Sobre os sites de busca na internet

Importante esclarecer que esse post não visa prometer milagres (tenha cautela com quem fala em “hackear o algoritmo do Google“, por exemplo. SEO exige trabalho estruturado e consistente). O objetivo aqui é explicar de forma resumida e, em linhas gerais, como funcionam os processos de ranqueamento dos sites de busca na internet.

Como funciona o ranqueamento de páginas:

  1. Classificação — Nessa primeira etapa, o mecanismo de busca “aplica” uma categoria para o termo buscado, como YMYL (Your Money Your Life), busca local, conteúdo adulto, pergunta, etc.
  2. Contexto — após categorizar o termo, o mecanismo de busca processa informações ambientais e históricas (como o dispositivo que a pessoa está usando para fazer a busca, o local, hora do dia, etc) sobre o termo busca para melhor entender o que a pessoa está, de fato, buscando. Por exemplo, uma busca por “padaria” em São Paulo traz resultados diferentes da mesma busca em Porto Alegre.
  3. Avaliação — identificado o contexto do termo buscado, o mecanismo de busca “avalia” o quão valiosa cada página é com base nos mais de 200 fatores que ele possui, como, por exemplo, o quão rápida a página é, a qualidade de seu conteúdo, links, etc. É nessa fase também que o RankBrain – inteligência artificial do Google – mais trabalha.
  4. Layout — o buscador irá ver os possíveis formatos que as informações podem ser apresentadas e as informações disponíveis em seu índice para isso. Afinal, nem sempre o Google mostra os 10 tradicionais links azuis como resultado, às vezes o primeiro resultado é um vídeo, às vezes um knowledge panel, etc.
  5. Ranqueamento — avaliado todos os fatores acima, o mecanismo de busca apresenta a página de resultado com o que acredita melhor satisfazer a intenção de busca do usuário.

Na essência, todos os sites de busca funcionam do mesmo jeito: montam um banco de dados com informações de milhões de páginas e apresentam nos resultados de busca as páginas que têm maior probabilidade de resolver o problema do usuário. Em linhas gerais, a diferença para se obter um bom posicionamento está em conhecer o público e dominar os detalhes técnicos, ou seja as técnicas de SEO.

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Agência Digital Especialista Marketing B2B