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Dia dos Pais: Dados e estratégias para reinventar seu marketing

Como uma das grandes datas do varejo, o Dia dos Pais é sempre uma grande oportunidade para desenvolver novas ações de marketing e conectar com novas audiências. Nesse post resumimos as principais informações sobre a data, conectadas com dicas para você desenvolver estratégias vencedoras.

Dia dos Pais 2020: O ano que mudou tudo para o Marketing

O almoço de domingo do Dia dos Pais é uma tradição no Brasil – mas somos o único país do mundo a comemorar a data no segundo domingo de agosto. Claro, todos os países do mundo possuem uma dia para celebrar os Pais, mas, assim como o Dia das Mães, essa comemoração não tem uma data fixa e, surgiu por diferentes razões ao redor do mundo.

No cenário de 2020, em meio à pandemia da COVID-19, na grande maioria dos casos, as reuniões familiares foram adiadas e, os encontros virtuais (via plataformas digitais) se tornaram bem mais frequentes. Os canais de liderarm as vendas na data, considerado as restrições de abertura no varejo físico. Daí a importância – naquele momento – de aproveitar as oportunidades com estratégias de marketing digital.

Nesse contexto, foi imprescindível aproveitar o timing e compreender em profundidade o processo de decisão dos consumidores. Mas o que aprendemos com isso? Como esse processo influenciou (e influenciará) o comportamento de compra dos consumidores nos próximos anos? Nesse post, abortamos todo processo de pesquisa e decisão (essenciais em estratégias de marketing de performance), e complementamos com algumas dicas no final. Confira!

O Dia dos Pais em 2022 e a expectativa de vendas

Uma pesquisa realizada pela plataforma de comércio eletrônico Shopee mostra que os consumidores brasileiros vão gastar, em média, R$ 262 com o presente do Dia dos Pais de 2022. O valor representa um aumento de 20% na média, na comparação com 2021.

O preço acessível e custo-benefício são prioridades para 61% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece a facilidade de encontrar o produto, com 14% das respostas. Os demais optam por presentes de que a pessoa realmente goste. Além disso, 68% dos respondentes afirmaram que têm o costume de realizar compras pela internet em datas especiais como o Dia dos Pais.

Quando questionados sobre as categorias dos produtos que pretendem comprar para a data, os entrevistados revelaram uma lista de preferidos, sendo que calçados, acessórios de moda, esporte e lazer ficaram entre as principais categorias neste ano.

História do Dia dos Pais

No Brasil, essa comemoração foi instituída no calendário a partir de 1953, por ideia do publicitário Sylvio Bhering. O então diretor do jornal O Globo, aproveitando uma população predominantemente católica, lançou a campanha para que fosse comemorado o dia dos pais em 16 de agosto, dia de São Joaquim.

A iniciativa pegou, e, nos anos seguintes, a data se estendeu para além do Rio de Janeiro (onde o jornal circulava principalmente), sendo celebrada por todo o Brasil. Acontece que, alguns anos depois, a comemoração ter uma data fixa acabou não sendo vantajoso nem para o comércio, nem para as famílias – que não poderiam fazer um mega almoço de comemoração em um dia útil qualquer.

O Dia das Mães, por sua vez, é sempre comemorado no segundo domingo de maio, devido a uma sugestão da idealizadora da data nos EUA Anna Jarvis, que alegou estar seguindo um pedido pessoal de sua falecida mãe.  Por uma analogia a essa data, o Dia dos Pais manteve seu mês original agosto, mas passou a ser comemorar também no segundo domingo do mês.

Dia dos Pais no Brasil

Pensando em facilitar seu planejamento de marketing, trazemos aqui as datas de comemoração do Dia dos Pais nos próximos anos. Aproveite para antecipar o planejamento:

  • Dia dos Pais 2022: Domingo, 14 de agosto;
  • Dia dos Pais 2023: Domingo, 13 de agosto;
  • Dia dos Pais 2024: Domingo, 11 de agosto;
  • Dia dos Pais 2025: Domingo, 10 de agosto;

Dia dos Pais: O marketing digital pode ajudar

Nos últimos 10 anos, o Dia dos Pais apresentou crescimento constante no volume de buscas digitais. Na série histórica, 2018 foi o grande destaque, quando as vendas foram as melhores dos últimos 6 anos, e no e-commerce, a data só perdeu para o Dia das Mães (em termos de datas sazonais). Mesmo assim, ainda existem oportunidades para marcas e consumidores se conectarem ainda mais com os pais brasileiros.

Histórico de buscas para o Dia dos Pais

Antes de levantarmos hipóteses, é importante avaliar a série histórica de buscas por Dia dos Pais desde 2004, segundo o Google Trends.

Embora 2019 apresente leve queda na demanda de buscas, dados do Google e de fontes externas nos ajudam a entender melhor que a data pode ser uma boa oportunidade para os negócios, visto que no período de 2015 e 2018, as buscas sobre o Dia dos Pais tiveram um crescimento médio de 19%. Lembrando que os resultados de 2018 foram os melhores desde 2013.

E qual é a explicação para isso? Uma resposta pode estar no novo papel que a masculinidade vem assumindo, mais participativa em casa e protagonista na criação dos filhos, se desconectando das comunicações de marca que estamos acostumados a ver. 

Comportamento de compra no Dia dos Pais

Para entender melhor o comportamento da audiência em relação à data, é importe manter a atenção em alguns pontos. Segundo pesquisa do Google, quase metade das compras são feitas na véspera ou no próprio Dia dos Pais. Outro ponto é que apenas um em cada cinco consumidores compra pela internet. Com isso identificamos que embora o volume de vendas online seja alto em comparação com outras datas, ainda há muito espaço para crescimento.

Quando são comprados os presentes para o Dia dos Pais?

Ao deixar a compra para a última hora, um padrão de comportamento habitual no varejo, os consumidores acabam recorrendo à loja física – o que explica o aumento do movimento no comércio offline na data. E o que faria esse consumidor migrar para o e-commerce? Uma combinação de frete grátis, preços atraentes e prazo curto de entrega.

Em que tipo de local você costuma comprar presentes para o Dia dos Pais

O digital ainda tem espaço para crescer como canal na data, mas tem grande destaque como fonte de informação e inspiração. Isso acontece, em parte, pois escolher o presente nem sempre é fácil. Dos respondentes da pesquisa do Google, 25% assumem ter dificuldade para escolher os itens, e outros 25% vão a várias lojas antes de fazer a escolha. As pessoas também pedem ajuda: as buscas por sugestões e dicas de ideias criativas na semana que antecede o Dia dos Pais cresceram 8% em 2018. 

Essa dificuldade para escolher se reflete em uma tendência de maior antecipação das buscas pelos presentes de Dia dos Pais quando comparado com os presentes para as mães. Ainda assim, o grande pico de buscas se concentra na semana que antecede o dia.

Evolução do share das buscas por presentes no Dia dos Pais e Dia das Mães

De fato, os filhos precisam de ajuda para escolher os presentes. Dados mostram que boa parte não conhece tão bem seus pais. A sintonia entre eles ainda pode melhorar: no ranking da lista de presentes de ambos, só o topo e o fim coincidem:

O que os pais gostariam de ganhar vs o que os filhos pretendem dar

Essa dificuldade para escolher presentes é também uma oportunidade para conquistar novos clientes, já que 7 em cada 10 estariam dispostos a comprar em um novo varejista e 61% pretendem dar um presente de uma categoria diferente em 2019.

Os pais mudaram. O Dia dos Pais também. 

As marcas também precisam conhecer melhor os pais, especialmente na hora de representá-los. Somente 35% se identificam com a imagem projetada pela publicidade. O maior desafio é abandonar a já velha imagem do provedor que ocupa um papel de coadjuvante na criação dos seus filhos.

Google Survey: Você se identifica com a imagem de pai que aparece nas propagandas?

E qual é a explicação para isso? Uma resposta pode estar no novo papel que a masculinidade vem assumindo, mais participativa em casa e protagonista na criação dos filhos, se desconectando das comunicações de marca que estamos acostumados a ver. 

Nesse cenário, é preciso incorporar a noção do pai protagonista, cuidador e presente no cotidiano. Isso se alinha a um debate que ganha cada vez mais força, sobre a nova masculinidade, menos tóxica e que busca uma maior igualdade entre os gêneros. Um comportamento que se conecta com a demanda das mães por uma divisão igualitária de responsabilidade na criação dos filhos e nos cuidados com a casa.

Google Survey: Características/aspectos sobre pais e a paternidade nas propagandas?

A paternidade ativa se tornou pauta na internet. Para planejar uma ação de Dia dos Pais, é muito importante entender os termos mais procurados sobre o que é ser pai.

As principais buscas no Google, relacionadas a "ser pai"

Mais do que vender produtos, entender esses insights pode ajudar a melhorar a relação entre pais e filhos. Em nosso país, mais de 80% das crianças têm como primeiro responsável uma mulher, e 5,5 milhões não são registradas com o nome do pai. Nesse contexto, ajudar a formar uma cultura em que a paternidade seja mais presente, responsável e envolvida na criação é positivo para todos – sociedade, marcas e profissionais de marketing. 

5 estratégias Marketing Digital para o Dia dos Pais

Um ponto importante quando tratamos de datas significativas para o varejo (onde a maioria das empresas criam promoções) é planejar com antecedência. Ter uma definição de promocional e os caminhos adotados com cada público pode fazer a diferença em um período onde o custo por conversão pode ser elevado diante da vasta concorrência pela atenção das pessoas. Confira algumas dicas para largar na frente:

1 – Campanha promocional multicanal

Em 2019 o Dia dos Pais movimentou R$2,2 bilhões no e-commerce (ABComm) prova de que o investimento em ações de marketing digital pode trazer resultados excelentes. O primeiro passo para obter bons resultados na data, é transformar os dados comportamentais apresentados neste post em ativações direcionadas aos públicos em seus canais. Isso se materializa na criação de uma campanha de comunicação. Siga o passo a passo para começar:

  • Definir ofertas (Ex.: produtos com desconto, frete grátis etc);
  • Defina qual vai ser a abordagem (Ex.: Seu Pai Merece…);
  • Crie uma identidade visual para a campanha;
  • Defina o calendário de ofertas e divulgações por canal;
  • Defina as estratégias de ativação;
  • Defina as estratégias de mensuração.

2 – Estratégia de conteúdo para estimular o processo de decisão, facilitando a vida dos clientes

Como vimos nos dados anteriores, as buscas por sugestões de presentes para o Dia dos Pais começam cerca de três semanas antes da data. A partir desse momento já é possível trabalhar dicas nos canais de social media e também blog posts com o objetivo de captar visitas por busca orgânica. Tenha sempre em mente que para ser relevante, o conteúdo precisa ser útil de alguma forma.

3 – Campanhas de mídia específicas para captar a demanda

Com o aumento das buscas por produtos em promoção no Dia dos Pais, é importante ter atenção especial às campanhas de Google Pesquisa. Consequentemente, os lances de CPC se tornam mais altos que o normal, necessitando de um acompanhamento e análise contínua da equipe de mídia.

O aumento nas pesquisas torna esse período mais competitivo, sendo um bom momento para focar em campanhas de remargeting, aumentando os lances e criando anúncios específicos com promoções específicas.

4 – Campanhas de email marketing para engajar a audiência

Se nos canais de mídia e social media é necessário verba para ampliar o alcance da campanha, via email marketing é possível impactar com extrema precisão sem pagar mais por isso. Mas a estratégia de email só ganha efetividade quando se tem uma base de contatos atualizada e segmentada. Por exemplo, impactar clientes que já compraram no Dia dos Pais em anos anteriores (mande um cupom de descontos) pode garantir fidelidade em uma nova compra.

As estratégias de email marketing também são muito efetivas para manter o engajamento da audiência em uma narrativa de urgência e escassez. Desde as três semanas anteriores até a véspera, é possível criar uma linha do tempo com ativações direcionadas a diferentes perfis de clientes.

5 – Conexão online e offline entregando facilidade

Se você não tem uma loja física, pode elaborar um sistema de compre e retire ou um sistema de entregas especial para a véspera. É cada vez maior o número de pessoas que faz todo o processo de pesquisa de produtos e preços por meio do online e aproveita a facilidade do offline para receber o produto de forma imediata. Pense nisso.

Criamos este conteúdo com o objetivo de ajudar no planejamento das ações de marketing digital para o Dia dos Pais, e ele será atualizado constantemente. Se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário! Responderemos assim que possível.

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