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Entendendo o Google Ads PPC

Publicidade online não é mais novidade para ninguém. Anunciar na rede mundial tornou-se padrão nos setores de marketing de grandes, médias e, porque não, das pequenas empresas. Mas como começar? Que caminho seguir? E, como estou fazendo, está certo? Questões simples, que surgem a todo instante em quem procura seu espaço na web. Uma das melhores dicas é o Google Ads PPC. Não só por estar ligada ao maior site de buscas da Internet, mas também pela forma eficiente que trabalha.

Esclarecendo em miúdos, vamos às respostas mais simples para avançarmos no processo dessa ferramenta do Google.

– O que é Google Ads PPC?

É o serviço de Links Patrocinados do Google. Uma maneira objetiva e rápida de fazer publicidade no buscador. Ele disponibiliza um espaço próximo dos resultados de pesquisa para anunciantes que desejam exibir seus produtos e serviços aos internautas.

As contas de Adwords são gerenciadas online, para que se possa criar ou editar a campanha publicitária a qualquer momento, desde o texto do anúncio ao orçamento. No sistema de links patrocinados do Google não existe um compromisso com gasto mínimo, pois é o utilizador que o define e controla o seu próprio orçamento. Também é possível escolher as regiões onde o anúncio será apresentado.

– Como funciona?

Como abordamos acima, os anúncios aparecem próximos dos resultados de busca – em cima e ao lado. Juntamente deles, aparecem também os links para o site do anunciante, ligando de forma eficaz quem procura informações de quem oferece serviços e produtos. Assim, quando o internauta digita as palavras-chave que procura, o sistema lhe oferece uma lista dos conteúdos mais relevantes, incluindo os anúncios mais adequados à sua pesquisa.

Uma campanha de Adwords é constituída por grupos de anúncios. Dentro destes grupos, estão as palavras-chaves selecionadas para compor a campanha montada.

Sempre que alguém procura por uma palavra-chave que foi selecionada pelo anúncio criado, este é ligado a ela e, imediatamente, será mostrado na página de busca. Quando ocorre um clique, ele é atribuído a essa palavra-chave, grupo de anúncio e campanha, respectivamente.

No entanto, para determinadas palavras-chaves existe muita concorrência. Assim, o Google baseia-se em um sistema de leilão para determinar em que posição um anúncio deve ser mostrado. Para o anúncio ser visualizado na página de buscas, os anunciantes investem uma determinada quantidade de dinheiro para aparecer no topo da página. Esse valor mínimo que se está disposto a pagar é chamado de CPC (Custo por Clique).

O CPC é um fator determinante para assegurar uma boa posição. Contudo, para evitar que algumas empresas comprem links em áreas não relacionadas ao seu ramo de atividades, o Google prioriza os anúncios com conteúdo relacionados à busca realizada.

Outro fator importante é o Índice de Qualidade. Ele é uma estimativa da relevância de seus anúncios, palavras-chave e página de destino para alguém que vê o anúncio. Um Índice de Qualidade alto significa que o sistema considera todos estes itens relevantes e úteis para quem visualiza a mensagem do anunciante.

A posição do anúncio é igual ao produto do CPC que você está disposto a pagar pelo índice de qualidade da sua palavra. Logo, o sistema de leilão de Google não é o costumeiro “quem pagar mais, leva”. Esse sistema cria disparidades, pois anúncios sem relevância podem aparecer relacionados ao assunto pesquisado, quando não o são. Assim, tendo um bom conteúdo e um pequeno capital, é possível investir em links patrocinados tendo bons resultados.

– Quais são os principais conceitos para entender o sistema?

Ao longo de uma campanha no Google Ads PPC, dados estatísticos são agregados e servem para medir a performance dela. São três conceitos básicos que funcionam como medidor desta performance, sendo eles: cliques, CTR e ROI.

O sucesso da campanha é mostrado mais evidentemente pela quantidade de cliques. Quando se usa o PPC (Pay per Click), o objetivo é sempre obter a maior quantidade possível de cliques para o anúncio. Caso o resultado não esteja sendo bom, uma dica é mudar as palavras-chaves anunciadas.

O CTR é uma medida percentual, obtida pela divisão do número de vezes que um anúncio aparece pelos cliques obtidos. Assim, quando menos vezes um anúncio tem de aparecer para ser clicado, mais ele é eficaz. Um anúncio atraente, um conteúdo de qualidade e o uso de palavras-chaves relacionadas diretamente com o produto oferecido são estratégias para aumentar o CTR.

O Retorno sobre Investimento, ou ROI, mede o sucesso global do investimento feito no Google Adwords. Ele compara o investimento global com os resultados mensuráveis obtidos, como leads, vendas, downloads. A melhoria do ROI depende da otimização da campanha em seu todo (keywords, anúncios e landing pages).

Ou seja, qualidade de conteúdo do site e anúncio, juntamente com a escolha de palavras-chave bem relacionadas ao produto ou serviço que se pretende vender, melhora a performance de uma marca em ações de Links Patrocinados.

A prinicipal característica do Google Adwords é comunicar diretamente para as pessoas que estão interessadas em seu produto/serviço. Junto a isso, ele pode gerar audiência, aumentando a notoriedade e o tráfego do seu website.