Decidir como será o design do site de uma empresa não é uma decisão pura e simplesmente calcada no visual. É preciso avaliar o que funciona também do ponto de vista experiência do usuário e de como se quer conduzir quem acessa o site para converter visitantes em clientes. A boa notícia: É possível fazer isso por meio de técnicas que ajudam a avaliar o comportamento do público-alvo, em tempo real.
Como usar a experiência do usuário?
Para que você possa aplicar a experiência do usuário em decisões envolvendo seu site, organizamos esta série de três passos passos básico que podemo definir o design do site com o objetivo de gerar negócios:
Passo 1: Determine KPI’s
O primeiro passo do processo é determinar os KPI’s relacionados à experiência do usuário em seu site e como o design pode ser otimizado a partir deles. Para isso, você deve fazer alguns questionamentos:
– De onde o seu tráfego mais valioso vem? Nem todo tráfego web é igual. Se uma fonte de tráfego A tem um tamanho de ordem médio 50% maior do que o tráfego de fonte B, o que você pode fazer para obter mais visitantes ao seu site a partir de A? (esse linka com o meu futuro texto!)
– Qual a porcentagem de seus visitantes são reincidentes? Qual a quantidade do tráfego de repetição? Quantos visitantes voltam para o seu site em uma base diária ou mensal? Qual é a taxa de compra dos visitantes de primeira viagem em comparação com os visitante de retorno? Quantas visitas são necessárias para que uma pessoa faça uma compra em seu site? Se a resposta for mais de uma visita, o que você está fazendo para conduzir visitas repetidas?
– Qual é a sua taxa de rejeição? Como você pode otimizar a experiência do usuário nas páginas com maior rejeição para manter as pessoas por mais tempo nelas? Qual é a taxa de conversão de um visitante de seu site em cliente? Será que variam de acordo com fonte de tráfego? Qual é o seu custo de aquisição do cliente? Que oportunidades existem para melhorar?
Passo 2: Use ferramentas de Digital Analytics
Faça-se todas estas perguntas e determine quais são os KPI’s mais importantes para você perseguir neste momento. Utilize o Google Analytics e outras ferramentas de análise de dados (Digital Analytics) para obter as respostas e, a partir disso, crie um relatório com os KPI’s que devem ser monitorados e trabalhados.
Passo 3: Faça testes A/B
Com os KPI’S devidamente estabelecidos, monitorados e analisados, comece a fazer testes A/B para verificar qual o formato de páginas que tem melhor aceitação, por exemplo. Basicamente funciona assim: você cria duas variações da mesma página, cada uma com uma estratégia de design (disposição dos textos, infografias, imagens em geral, interatividade etc.). Depois monitora o desempenho de ambas e confronta os resultados para saber em qual delas você chega mais próximo do esperado.
Seus testes A/B devem:
– Permitir testar simultaneamente alterações em seu site, tais como anúncios e outros elementos novos em comparação com os atuais para ver se eles ajudam ou atrapalham o desempenho.
– Permitir isolar e testar elementos da experiência do usuário, o que lhe permite identificar qual o resultado da mudança efetuada.
– Ser flexível e fácil de implementar e analisar de modo que você está recebendo dados acionáveis para usar na melhoria inclusive do seu negócio.
– Produzir resultados estatisticamente significativos, garantindo que um número suficiente de participantes completaram o teste.
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