Os links patrocinados oferecem uma vantagem muito específica para quem decide investir nessa estratégia: você não será cobrado a não ser que receba cliques. E se você tem uma campanha com anúncios claros para uma audiência relevante, há uma boa chance de que o tráfego que você atrair estará de fato interessado em converter.
Mas será, de fato, a estratégia certa para todos os negócios online? Confira 5 dicas para ver quando trabalhar com anúncios online:
1) Para alcançar sucesso rápido:
Se seu site precisa de um grande aumento de tráfego a curto prazo, é possível alcançar isso com compra de palavras-chave. Assim, você obtém aumento no número de visitas em troca de uma quantidade determinada de investimento.
O trabalho de SEO é feito para longo prazo, e dificilmente permite resultados imediatos. Com links patrocinados, isso é possível. Mas é isso que os faz trabalharem juntos: têm forças opostas que contribuem uma para a outra.
Para eventos específicos, links patrocinados também pode ajudar muito. Por exemplo, uma empresa que quer aumentar sua venda de ventiladores em meio a uma onda de calor, ou venda de ingressos para um show.
2) Aparecer nos resultados com palavras-chave para as quais não se posiciona organicamente:
Com termos para os quais é difícil se posicionar bem com o trabalho de SEO, ou mesmo para termos que não se pode usar no conteúdo do seu site (que não seguem a linha institucional, por exemplo) os links patrocinados funcionam como um bom substituto.
3) Dobrar seu espaço nas páginas de resultado do Google:
Estar bem posicionado organicamente na primeira página de resultados garante uma boa chance de que o usuário escolha clicar em seu site – mas ter, além disso, um anúncio na mesma página, aumenta a visibilidade da sua empresa na SERP e, assim, a probabilidade de receber o click.
4) Não depender apenas de um tipo de origem de tráfego:
É perigoso para um negócio depender exclusivamente ou em proporção muito grande do tráfego orgânico. O ideal é diversificar os canais de marketing e, assim, reduzir a dependência e o risco que corre caso, por exemplo, ocorra algo que faça seu site perder o bom posicionamento, e, consequentemente, o tráfego.
5) Se os seus concorrentes fazem links patrocinados:
Se sua empresa está em um nicho em que os anúncios dos concorrentes ocupam a maior parte do topo da SERP, é importante que a seu site esteja presente lá também.
Tecnicamente falando…
O trabalho com links patrocinados tem um longo processo até encontrar o ponto certo da campanha, para possibilitar um bom ROI. Uma boa campanha de mídia, que gere retorno de investimento adequado deve ser criada por um profissional com conhecimento da indústria e as habilidades corretas.
Comece a investir em links patrocinados como parte de uma estratégia de marketing digital global, que envolva outras áreas, como SEO e conteúdo – além de sempre manter controle e analisar os resultados que está obtendo por meio de um trabalho de Web Analytics.