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Qual o melhor formato de postagem para o blog de sua empresa?

Cada vez mais o marketing digital aumenta seu foco em conteúdo – e os blogs possuem grande presença em estratégias desse tipo. Além de unirem esforços de conteúdo com SEO e Social Media para resultar em destaque no meio online, eles garantem maior visibilidade e credibilidade perante potenciais clientes.

Compilamos uma lista de 9 ideias para você escolher qual o melhor formato de postagem para blogs que podem ser adaptados de acordo com o assunto e ângulo a ser explorado. Confira!

1) Lista

O que é: Postagem apresentada em forma de lista.

Este tipo de post é caracterizado pelo conteúdo organizado em uma lista – reconhecido facilmente já no título, já que normalmente inclui um número (“10 dicas para… ”) e é um formato fácil de ser trabalhado. Ele também é atraente para os leitores, por ser fácil de consumir, de rápida leitura e compreensão. Bom para agregar dicas, táticas ou ideias

Exemplo: Top 5 Ferramentas de Performance do Google | 8 Dicas para melhorar seu perfil no LinkedIn

 2) Curadoria

O que é: Postagens que apresentam conteúdo já publicado por outras fontes, mas traduzido e trabalhado de forma diferente.

O post com curadoria de conteúdo pode ser muito útil para leitores, porque pode resumir ou mostrar diferentes aspectos de um tema e facilitar o trabalho de pesquisa dos leitores, ao apresentar diferentes recursos úteis em um só local.
Este tipo de postagem é ideal para agregar conteúdo como exemplos, estatísticas, citações, vídeos, entre outros, além de ajudar a construir relacionamento com outros blogs e negócios que você destaca ou faz referência no seu texto.

Leia mais: Sua curadoria de conteúdo é relevante?

Exemplo: Social Media: Guia completo com tamanhos de imagens

3) “Como fazer”

O que é: Postagens que ensinam os leitores a fazer algo.

É um dos tipos mais comuns de postagem para blog de negócios, porque são altamente educacionais e bons para gerar tráfego de busca orgânica. Utilize posts de “como fazer” quando o seu tópico é relacionado a ensinar seus leitores a fazerem algo. Pode acompanhar explicações visuais, como um vídeo ou um passo-a-passo em imagens.

Exemplo: Facebook: Como aplicar a regra do percentual de texto em imagens

4) “O que é”

O que é: Postagens que explicam algum conceito.

É um tipo de post bom para introduzir um assunto para uma audiência iniciante nele. Para fazer o melhor uso desse tipo de texto, o ideal é ter links ou call-to-action para conteúdo de mais profundidade (como ou ebook ou outro texto) sobre o assunto.

Exemplo: O que é teste A/B?

5) “Por que?”

O que é: Postagens que explicam o porquê de fazer algo.

Esses posts são ótimos para chamar a atenção da importância de algum tópico, como um conceito, uma tendência ou uma ferramenta, por exemplo. Eles tendem a ser mais introdutórios, e podem ser embasados com exemplos e estatísticas que ajudam a convencer o leitor.

Exemplo: Por que fazer SEO?

6) Infográfico

O que é: Postagem com um infográfico.

Requer mais tempo e investimento para ser desenvolvido – além do trabalho de um designer – mas os resultados compensam. Quando bem desenvolvidos, os infográficos são um tipo de postagem altamente compartilhável e que deve receber muitos backlinks. Eles são bons para compilar dados e estatísticas de forma visual, e de deixar a informação mais fácil de ser compreendida.

Exemplo: Infográfico: SEO como estratégia de Marketing Digital

7) Notícia

O que é: Utilizar um assunto que está em alta nas notícias para trabalhar em uma postagem.

É possível utilizar a popularidade de uma história para dar suporte aos seus objetivos de marketing. Ao monitorar as notícias, você pode encontrar oportunidades que se relacionem ao seu negócio e publicar material sobre isso, que terá bastante repercussão imediata com seu público.

Exemplo: Hashtags no Facebook: Dicas para os profissionais de marketing

8 ) Perguntas e respostas

O que é: Postagem na forma de perguntas e respostas.

Pode ser usado para responder as perguntas mais frequentes dos visitantes ou perguntas importantes relacionadas ao seu negócio. Você pode coletar perguntas frequentes que são feitas ao departamento comercial, ou de comentários no seu blog e redes sociais.

9) Entrevista

O que é: Postagem que apresenta opiniões de outra pessoa.

A entrevista pode ter formato parecido com o post de perguntas e respostas ou trazer um texto que mostre, entre aspas, a opinião do entrevistado. É usado para mostrar a perspectiva de um especialista sobre um tópico, e é uma boa maneira de desenvolver relações com experts e influenciadores de opinião do seu nicho. Além disso, possibilita grande alcance, especialmente se o entrevistados compartilha a postagem com a sua rede de contatos.

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