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Saia da crise com a análise de ROI

Em tempos de crise, alguns gestores podem pensar que puxar o freio dos investimentos em marketing digital pode ser a solução para evitar o prejuízo. Na verdade, se você parar de investir na divulgação da empresa, como ela resistirá a esse momento ruim?

Se as pessoas não têm um contato constante mínimo com a sua marca, elas esquecem dela. Se elas não compram o seu produto ou serviço, aí sim a crise estará acontecendo efetivamente. Diante disso, a melhor alternativa é fazer uma avaliação profunda sobre o retorno que os seus investimentos estão trazendo (o popular ROI). Assim será possível compreender quais as estratégias de marketing mais baratas e eficazes, e quais são as que podem ser pausadas num momento de crise para melhor aproveitar a verba disponível.

Existe mais de uma forma de calcular o ROI, pois depende do que você está querendo avaliar. Para análise de retornos sobre investimento em marketing digital, a forma mais comum e fácil de utilizar é a que considera a fórmula:

ROI = (retorno – investimento) / investimento

Ou seja, o ROI é o retorno que você está tendo sobre os seus investimentos em marketing digital.

Porém, utilizar uma análise de ROI pressupõe que você já mensure corretamente o quanto você gasta com seus esforços de marketing, e o lucro que você obtém através deles. Então, se você não costuma acompanhar os gastos com mídia e não sabe se o público que vem por suas campanhas adquire seus produtos ou serviços, comece agora mesmo! Caso contrário, a análise de ROI não servirá para você ainda. 🙁

Mas se você já mensura os dados e possui as informações necessárias para avaliar o ROI da suas estratégias de marketing, você tem o que é necessário para compreender de que forma essas estratégias contribuem com a sua receita. Além disso, você terá acesso a outros recursos importantes para o seu planejamento de mídia, como a possibilidade de identificar em quanto tempo o investimento em um determinado canal se torna rentável.

Dessa forma, ao conhecer as estratégias que dão certo, é possível reduzir os custos estrondosos e ineficazes com marketing e otimizar a verba disponível para ser aplicada somente aonde o retorno é saudável. Esse é um passo essencial para empresas que vivem um momento de crise.

Ah! E se você quiser uma mãozinha com os cálculos, encontrei esse site bem bacana que explica de uma forma dinâmica como calcular o ROI de várias formas, Mas não esqueça que, além de medir o seu ROI, você precisa saber tomar decisões estratégicas sobre ele. Para isso, você pode contar com os especialistas da Global AD 🙂

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