A busca constante por identificar novos padrões e antecipar tendências de comportamento dos consumidores é uma constante para o profissionais de marketing digital e, obviamente, sempre que um novo ano inicia (nova década inclusive) esse esforço cresce de forma exponencial.
Pensando em facilitar a sua vida, compilamos aqui o Future 100, um estudo que a Wunderman Thompson faz, a cada 12 meses, levantando os 100 tópicos que serão tendência, nesse caso em 2020. O material deste ano acabou de sair do forno e, como sempre, está muito interessante.
As Tendências para 2020
Entre uma previsão e outra, o report com snackable trends buscou destrinchar os anos 2010 para dar o tom do que vai reger nossas vidas agora. Falando de tecnologia, sustentabilidade, publicidade, tendências, política, instabilidades e outras coisas, sem mais delongas, vamos ver o que vai ditar as normas sociais neste ano com alguns dos 10 hot topics do relatório. Para quem quer ler ele por inteiro, é só dar uma olhada aqui.
Cultura
Se saímos da era da ansiedade, ainda não é certo. Mas os anos 20 vêm aí com a missão de superar um dos já diversos males do século relacionados à saúde mental. E as marcas, é claro, se mostram atentas à necessidade social de cultivar um futuro esperançoso e, acima de tudo, diferente do que já fizemos. Não foi coincidência, portanto, quando a Pantone anunciou uma cor para 2020 que remete ao “vasto e infinito céu azul de fim de tarde”.
Enquanto olhamos para a ansiedade com outros olhos, outro problema grave parece estar em vias de ver dias melhores também. Se em 2019 apenas Serena Willians apareceu entre os 100 atletas mais bem pagos do mundo, uma das tendências para 2020 traz uma perspectiva diferente (e já falamos sobre isso na Copa do Mundo feminina). Assim chegamos ao segundo trend trazido pela Wunderman Thompson: o Female Sport Revolution. Em outras palavras, patrocinar mulheres esportistas não é mais apenas um incentivo ao esporte, é também um acerto estratégico. Para quem tem dúvidas, basta olhar o crescimento do futebol feminino nos últimos anos.
Tecnologia e inovação
Será que estamos começando a era da privacidade? Após uma década de pouca preocupação com a manutenção da nossa vida privada, as redes sociais começam a tomar uma rumo diferente. Sendo assim, um dos principais trends para tecnologia e inovação em 2020 será a tendência a criarmos novas comunidades apenas com pessoas mais próximas. Aliás, a tendência já começou a se desenhar com funções como “melhores amigos” e o Threads. Tudo isso conversa com o primeiro trend cultural, já que as redes sociais com muitas pessoas das quais desconhecemos a realidade se mostraram prejudiciais à saúde mental de toda uma geração. Não a toa, o próprio Facebook começou a se preocupar com isso há algum tempo. Fica o ensinamento: foco na comunicação P2P.
Viagens e hospitalidade
Quando a viagem é mais importante que o destino? Parece até incomum pensar assim, mas a verdade é que o deslocamento pode ser considerado como, talvez, a parte mais importante das férias. Ainda na onda da saúde mental e o combate à ansiedade (dessa vez, a ansiedade de chegar em algum lugar), um dos tópicos que será tendência em 2020 é o slow travel. Nascem oportunidades grandiosas para empresas que por vezes eram vistas como um empecilho entre a saída de casa e a chegada às férias. Juntemos essa tendência com uma outra, a de preocupação com o meio-ambiente, e poderemos ver grande crescimento em companhias férreas. Um dos principais nomes da atualidade, Greta Thunberg, já abandonou as companhias aéreas, por exemplo. Cresce o movimento fly-shaming, já que aviões poluem em excesso. É, no mínimo, para ficar de olho.
As tendências para 2020: Marketing e marcas
Entre no Youtube hot topics durante os 5 dias da próxima semana. Pode ter certeza, em pelo menos um dia um campeonato de games vai estar em primeiro lugar entre os mais assistidos. Os e-sports jamais estiveram tão em alta e, claro, as marcas começam a olhar para esse nicho já extremamente expressivo. Um campeonato, por exemplo, pode chegar a pagar US$100 milhões em prêmios para os jogadores. Para 2020, a primeira tendência de marketing apontada pela Wunderman Thompson são os gamefluencers. Já patrocinou um jogador de videogame? Talvez seja a hora de começar a pensar nisso.
E se a gente apostasse em uma estética analógica? Há algum tempo a nostalgia está em alta, mas para o próximo ano, uma tendência interessante é o slow down tecnológico, com a regressão para as tecnologias analógicas. Não é vanguarda nem nada do tipo, é tirar o pé do acelerador (alguém disse saúde mental de novo?). E não é mera especulação, bandas gigantes estão retomando o antigo desta forma bem literal: Coldplay e Radiohead são exemplos, mas o destaque fica com a vencedora das 4 principais categorias do Grammy. Billie Elish vendeu seu álbum também em formato de fita cassete
Tudo isso vêm permeado por uma forte tendência à criação de conteúdo original. Impulsionadas pela guerra do streaming, a indústria começa a perceber o valor do entretenimento. E se tem uma coisa que permeou os anos 10 e vai continuar nos anos 20, é a relevância do conteúdo. Empresas de varejo, como a Amazon, entenderam que o conteúdo às vezes nem precisa conversar com o produto para que gere lembrança de marca. De quebra, dá pra fazer um branding gratuito (quem nunca viu um personagem de série da Netflix falando que vai assistir a Netflix, que atire a primeira pedra).
A tendência para 2020
Para terminar, preste atenção em dois tópicos principais: entre todos os trends que compõem as 10 categorias levantadas pela pesquisa, uma dupla se destacou. 2020 definitivamente é o ano em que vamos olhar mais para a nossa saúde mental e para a saúde do mundo. A preocupação com o meio-ambiente inspira apps, incentiva mudanças na indústria alimentícia, incentiva mudanças nas formas de viajar, de se hospedar, de se vestir, de anunciar e até de pagar pelas compras.
Enquanto isso, nem tão na outra ponta assim, uma geração que nasceu digitalizada mostra pra uma geração que nunca se preocupou com sua saúde mental até ser tarde demais que desopilar pode ser a saída. Se duas palavras pudessem resumir o belíssimo conteúdo da Wunderman Thompson, elas seriam: saúde e sustentabilidade.