Em uma era em que as empresas devem entender o comportamento dos consumidores em busca do sucesso (ou mesmo da sobrevivência), é importante que elas possam ter acesso aos dados de navegação do seu site e utilizar isso para obter insights para os negócios. Entenda como web analytics e a correta análise de dados podem se tornar um poderoso meio para gerar vantagem competitiva para sua empresa.
Cada vez mais os consumidores (e visitantes dos sites) estão se tornando o centro das decisões tomadas nos negócios. Por isso, é importante que as empresas conheçam quem são seus consumidores em um nível mais profundo, como mostra este artigo – e elas estão começando a usar os dados que os próprios consumidores oferecem para isso.
Os dados não servem para muita coisa se não suportados por uma análise. Mas a análise não é confiável – e pode levar a insights ilusórios, incorretos ou incompletos – se não é embasada em dados de qualidade e com garantia de precisão.
Confira 8 dicas para estratégias de análises de dados para obter insights de interação dos consumidores e ganhar vantagem competitiva.
- Trate as informações que você obtém dos clientes como sua mina de ouro. Os visitantes de seu site trazem consigo informações valiosas das quais muitas empresas não tiram vantagem. Explorar essas informações é o primeiro passo para começar a entender a experiência que você está oferecendo aos seus usuários.
- Foque na qualidade dos seus dados ao invés de na quantidade: depois de capturar os dados, selecione para suas análises os dados que mais importam.
- Os dados são seus, use tudo que puder deles. Dados, quando vistos todos juntos, podem acabar por esconder alguns detalhes. Mas muitas vezes são os detalhes que podem render os insights mais valiosos para continuar melhorando suas análises e os resultados que vêm delas.
- Procure ter uma visão do todo. Correlacione os dados para enriquecer seus insights.
- Tome cuidado com os “pontos cegos”, para não deixar passar informações críticas e causar uma análise errada dos dados. Garanta que você está capturando corretamente todos os dados que podem influenciar a experiência e comportamento do consumidor.
- Seu negócio funciona em tempo real – então seu analytics deve também. A habilidade de ter insights sobre a experiência dos seus consumidores em tempo real permite entender o que está acontecendo enquanto aquilo acontece e tomar as ações apropriadas conforme o necessário para garantir os melhores resultados para o negócio.
- Seja ágil: as necessidades e prioridades dos clientes estão sempre mudando. Tecnologia deve ser ágil e ajustável. Para garantir que as análises estejam em dia, você deve poder ajustar, caso necessário, os dados que captura e processa para as novidades tecnológicas.
- Não pense que você sempre sabe o que seu cliente quer ou precisa. Utilize os dados que você obtém para compreendê-lo e ter insights do que você pode oferecer a ele.
Garantindo que os dados estão disponíveis corretamente para análise, as empresas podem encontrar novas formas de compreender seus consumidores e a experiência que eles têm no site e otimizar seus resultados de negócios.
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