Remarketing significa divulgar novamente e é usado com o objetivo de recuperar clientes e alcançar um público que já teve algum tipo de interação com uma marca. Em sua origem no marketing, mesmo antes do advento dos sites de e-commerce, era utilizado com recursos como ligações por telefone, mensagens de texto e e-mail marketing.
Atualmente, é utilizado em campanhas de links patrocinados com o Google Adwords e Google Adsense e, combinado com outras táticas, torna-se uma ferramenta muito eficiente para a performance de marketing digital. Seja para estimular as vendas do site, aumentar inscrições ou promover sua marca, o remarketing pode ser um componente estratégico de toda campanha.
O usuário já mostrou interesse no seu produto. Visualizou determinada página. Foi até o carrinho de compras. Pode ser que não realize conversão naquele momento, mas pode vir a converter algum dia e, por isso, não pode ser ignorado. Existe a oportunidade de realizar um segundo contato com ele, para não desperdiçar os esforços que fizeram o usuário chegar ao seu site na primeira vez, já que é um potencial cliente.
Para isso, o Google Adwords disponibiliza o recurso de remarketing, que permite gerar uma lista dos usuários que já visitaram seu site e mostrar anúncios específicos para eles na Rede de Display do Google. É uma ferramenta poderosa porque permite reimpactar esses consumidores mais vezes por meio de anúncios baseados na sua experiência de navegação, o que amplia as chances de conversão.
Para que o remarketing é usado?
O remarketing ajuda a ativar a memória de um potencial cliente, recriar desejo ou renovar o interesse por determinado produto ou serviço. Por exemplo:
* Remarketing para e-commerce
É possível segmentar listas de remarketing para cada fase do funil de compras, para usuários que:
– Procuraram algum produto
– Visualizaram preços
– Abandonaram o carrinho de compras
– Compraram um produto e você oferece um produto complementar a aquele, como um acessório exclusivo para vendas casadas
* Remarketing para usuários que já completaram mini conversões, como baixar um e-book ou utilizaram a versão de teste do produto ou serviço e você utiliza remarketing para os incentivar a comprar o produto
*Remarketing para visitante casual: os visitantes não converteram, então é uma campanha mais ampla, com oportunidades de fortalecer a marca.
* Remarketing para clientes existentes: relembre regularmente seus clientes (aqueles que chegaram ao passo final do seu funil de vendas – a página de confirmação) dos produtos ou serviços que você oferece, mostre um upgrade do produto ou um produto complementar.
O remarketing é uma estratégia muito eficaz para empresas B2B que querem aparecer para os potenciais clientes durante um ciclo longo de compra, para negócios que tenham um processo de fechamento médio/longo ou produtos e serviços que os clientes pesquisam muito antes de tomar uma decisão.
Tecnicamente falando…
Por Julia Dallagnol, analista de Search Engine Marketing na Global AD
“O poder do remarketing está justamente na estratégia de direcionamento de mensagem, diretamente relacionada com a intenção do usuário, que é visível nos passos de navegação. Junto com a ideia inicial e foco principal, que é a venda, você exercita o relacionamento com a marca complementando uma venda, oferecendo uma bonificação pela transação, ou simplesmente reconquistando um cliente.
Você não desiste dele simplesmente porque ele cumpriu o objetivo de e-commerce, e isso cria uma relação interessante, justamente quando sentir-se lembrando e amparado por uma empresa é um fator definitivo pra estabelecer uma lovemark, por exemplo. Uma marca presente conquista confiança e garante espaço na rotina online do usuário, basta temos uma estratégia linear e, acima de tudo, complementar. Em termos de ferramenta, estamos bem assistidos, a flexibilidade é grande, temos o poder de criar caminhos produtivos.”