Um dos elementos fundamentais que uma empresa possui para conquistar clientes potenciais e aumentar as vendas é a sua marca. Cada marca tem características que a fazem única — além da sua identidade visual, uma marca carrega aspectos intangíveis que podem despertar vários sentimentos nos consumidores que se relacionam com ela.
O brand awareness é uma das métricas de marketing digital. Trata-se de uma estratégia muito utilizada no mercado para medir a percepção do consumidor em relação às marcas. Muitas empresas ainda têm dificuldades quando o assunto é medir a consciência de marca.
Para evitar que a sua empresa cometa erros no momento de avaliar os resultados alcançados com o brand awareness, apresentamos a seguir algumas dicas.
Defina o que é a notoriedade da marca
Alinhar com os membros da equipe o que significa a percepção da marca facilita o momento da mensuração de resultados e evita muitos conflitos. Sem dúvida, não ter uma meta compartilhada entre os envolvidos na campanha é um erro gravíssimo. Desta forma, os resultados serão comprometidos já que cada integrante da equipe enxerga a notoriedade da marca por meio de uma visão diferente. Por isso, a melhor solução é se desviar desta postura e realizar um brainstorming com todos os envolvidos no processo. Assim você garante que todos os esforços sejam direcionados para o mesmo objetivo e otimiza tempo.
Algumas ideias podem ser utilizadas como metas: aumentar em x% o reconhecimento da marca até dezembro de 2015; aumentar em x% a aquisição de tráfego orgânico no site; entre outros exemplos.
Tenha cuidado com o alcance do seu conteúdo
É fato que a consciência de marca também está relacionada à sua frequência nos diversos canais em que o consumidor está, no entanto, é preciso tomar cuidado para não ampliar o alcance do seu conteúdo de maneira equivocada. Isso pode acarretar o famoso envio de e-mail em massa, que exibirá a sua mensagem para muitas pessoas que não fazem parte do seu público de interesse. Outro equívoco muito comum entre as empresas é o investimento em anúncios sem o menor critério, para potencializar a divulgação do seu conteúdo. Quando a prioridade é a quantidade ao invés de qualidade, além de desperdiçar tempo a empresa perde dinheiro investindo em uma estratégia sem foco.
Por isso, é importante conhecer muito bem a sua persona para não cometer estes erros. Com as informações precisas sobre o seu público a empresa terá condições de filtrar os consumidores que vão se relacionar com a sua marca e investir nos canais corretos. Consequentemente a empresa terá mais chances de conquistar resultados positivos.
Identifique se as campanhas influenciam o funil de vendas
Muitas empresas cometem outro deslize na sua estratégia quando não sabem se as suas campanhas influenciam o funil de vendas. Ou seja, identificar quantas pessoas se tornaram leads ou compraram o seu produto pela intervenção do conteúdo é essencial para avaliar de maneira correta o brand awareness. Algumas ferramentas de Digital Analytics podem ajudar a sua empresa a mensurar com precisão estas conversões — e a integração entre vendas e marketing é essencial também nessa etapa.
Não espere resultados imediatos
Um dos erros mais frequentes nas táticas de marketing é que as empresas criam expectativas surreais. A consciência de marca requer um esforço estratégico a longo prazo e geralmente o retorno não é positivo logo na primeira campanha, portanto, espere por resultados possíveis.
Uma campanha de sucesso é resultado de um trabalho integrado entre diversas áreas do marketing. Dentre elas estão a pesquisa, o marketing de performance e o Digital Analytics. Mais do que recursos financeiros, é necessário sinergia entre profissionais comprometidos com os objetivos da empresa.
Ainda tem dúvidas sobre algumas métricas de marketing digital? Deixe o seu comentário!
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