Marketing de conteúdo para uma marca, ou Branded Content, é uma forma muito popular de negócios se conectarem com seu público, aumentarem conhecimento sobre a marca e até mesmo gerarem leads de negócios. O foco da produção de conteúdo é atrair o público-alvo certo e o levar a tomar determinada ação como resultado do engajamento com seu conteúdo.
Produzir conteúdo requer investimento, e o retorno do investimento, ou ROI, nem sempre é tão fácil de ser mensurado. Por isso, antes de iniciar a estratégia de Branded Content, é necessário determinar quais são os resultados que se espera com cada material produzido.
Pegue como exemplo postagens em um blog. Caso seu objetivo seja melhorar o conhecimento sobre a marca, uma maneira de verificar se está obtendo resultado é analisar no Google Analytics se as pessoas que leem determinada postagem estão navegando em mais páginas do site e permanecendo tempo suficiente para absorver conteúdo delas. Se o seu objetivo com uma postagem é uma determinada conversão (como o preenchimento de um formulário de contato, ou mesmo uma venda), pode verificar se a taxa de conversão entre as pessoas que visualizaram a postagem é maior que as que não visualizaram. Ou seja, mensurar o resultado depende do objetivo que se tem com cada ação da estratégia de conteúdo.
Branded Content a curto prazo
O trabalho de marketing de conteúdo exige paciência. A não ser que você já inicie os esforços com uma base grande de contatos (muitos seguidores nas redes sociais ou uma extensa lista de mailing, por exemplo), deve levar algum tempo para construir essa base, e mais tempo ainda para começar a ver as conversões acontecendo. O conhecimento de marca se constrói com o tempo, assim como a elevação de posicionamento nos buscadores, e resultados de conversões e vendas.
Por isso, apresentamos uma lista de resultados mais imediatos que se pode determinar com o Branded Content, para que você possa medir o sucesso de ações e entender em que você está acertando (ou não) na estratégia de conteúdo a curto prazo – para ver os resultados em geração de leads e conversão a longo prazo.
Mensurar o sucesso do marketing de conteúdo
– Likes, comentários e compartilhamentos no Facebook
– Retweets
– Seguidores e fãs em Twitter e Facebook
– Compartilhamentos no LinkedIn
– Links em outros sites (Backlinks)
– Visitas na página (site ou blog)
– Tempo médio na página
– Visualização de página por visitante (especialmente se você tem bastante linkagem interna)
Ao verificar quais ações e tipos de conteúdo funcionam melhor, é mais fácil adaptar sua estratégia de conteúdo ao que os seus clientes em potencial procuram.
Tecnicamente falando…
Por Vitória Fischer Schilling, Analista de Branded Content da Global AD
“É importante entender que os números por si só não dão um bom embasamento – o que se deve levar em conta são comparações e tendências. Compare, por exemplo, o número de likes de uma postagem e outra para ver o que funciona melhor. Ou ainda, agregue dados, como os retweets de um mês comparado aos retweets do mês seguinte para perceber progresso.
O conteúdo relevante e voltado para os objetivos do negócio traz consigo visitantes de mais relevância, que se tornam leads qualificados que podem se transformar em novos clientes.”