Entenda as mudanças de comportamento dos consumidores e saiba como aproveitar as oportunidades do digital no Dia dos Namorados 2020. Confira!
Dia dos Namorados: O impacto da COVID-19
Estamos vivendo um momento inédito. A pandemia da COVID-19 e a quarentena que veio logo em seguida, mudaram radicalmente nossos hábitos e formas de consumir. Com o comércio fechado, as marcas vêm buscando alternativas para se reinventar e estabelecer novas formas de contato com seus públicos. Esse é um dos maiores desafios do momento e a busca de oportunidades para datas como o Dia dos Namorados pode acabar gerando muitas perguntas.
O varejo foi um dos setores mais afetados pela crise relacionada à pandemia. Com as lojas fechadas os consumidores voltaram sua atenção para os canais de e-commerce. Isso resultou em um crescimento de 59% nas vendas online em abril (Fonte: Relatório eBit Nielsen Dia dos Namorados 2020). Foi justamente essa adaptação no comportamento dos consumidores que possibilitou a manutenção das vendas no Dia das Mães.
É importante lembrar que o maior pico de vendas de 2020 até o momento, foi registrado no dia 6 de maio (apenas 4 dias antes do Dia das Mães). Foram 733 mil pessoas realizando pedidos online em apenas um dia, e o incremento de vendas online está animando o varejo online também para o Dia dos Namorados.
Dia dos Namorados: Oportunidades para as marcas
Estamos diante de um novo cenário, onde é preciso considerar os novos tipos de consumidores. O consumidor que antes não comprava online adotou o e-commerce, que muitas vezes acabou se tornando a única opção. O essencial nesse momento, é construir confiança e afinidade com seu público.
O estudo “Seasonal Insights – Dia dos Namorados” realizado pelo Facebook IQ e Bridge Research, falou sobre oportunidades para o Dia dos Namorados e destacou que no ano passado, 68% dos consumidores compraram presentes. A pesquisa também apontou que 48% das pessoas acreditam que nessa data as lojas oferecem produtos mais baratos. Alguns chegam até a antecipar ou postergar muitas compras para poder realizá-las nesse período.
Ainda segundo a pesquisa, os consumidores apontam que os anúncios auxiliam muito no processo da compra. Até 66% das pessoas dizem querer receber mais anúncios e conteúdos das marcas para ajudar em suas compras para o Dia dos Namorados.
Orçamento diminui, mas compras de última hora são oportunidades para o Dia dos Namorados
A pesquisa do Facebook IQ foi realizada em dois momentos: primeiramente no início de março e contou com uma atualização no mês de maio. Os resultados mostram que as pessoas já tinham algum conhecimento sobre a crise da COVID-19 em março, mas não tinham noção de seus impactos reais e, por isso, mudaram de ideia sobre suas preferências em relação às compras. Nesse contexto, 42% dos entrevistados desistiram de fazer compras de Dia dos Namorados, contudo 56% dos entrevistados ainda mantém a possibilidade de compra.
Um hábito muito comum, que não mudou durante a quarentena, é o costume de fazer compras em cima da hora. Além disso, 55% das pessoas afirmam que pagariam mais para que as compras fossem entregues em até 24h no Dia dos Namorados. Outro ponto importante, é que 36,5% dos consumidores pretendem começar as compras em até 15 dias antes da data. Ou seja, desde 29/05 alguns consumidores já estão pesquisando (Fonte: Social Miners).
Dia dos Namorados: Oportunidades para vender mais no digital
É preciso focar em personalização, esse é o desejo de 65% dos consumidores. Como fazer isso de maneira simples? Use as ferramentas nativas das redes sociais, como as enquetes, caixas de perguntas e demais recursos disponíveis. Tudo para conversar com o público e entender o que as pessoas buscam de fato pode ser uma oportunidade. Dê voz ao consumidor e busque ajudar os indecisos, pois uma boa dica de presente sempre vale ouro!
Sim, estamos falando de Dia dos Namorados mas é preciso também pensar nos solteiros e como se comunicar com eles nessa data. Investir em produtos e serviços que prezam pelo autocuidado e amor próprio são mensagens muito importantes e positivas para passar àqueles que estão sozinhos nesta data. A pesquisa realizada pela Social Miners, entrevistou mais de mil pessoas de todo o Brasil e 23% disseram que não pretendem comemorar o Dia dos Namorados. O principal motivo? Não tem com quem passar a data.
Personalização é um ótimo caminho
As marcas já estão apostando na personalização. Os produtos da The Body Shop continuaram os mesmos de sempre, mas no último Valentine’s Day, em Londres, eles criaram embalagens personalizadas, onde você mesmo pode editar e escolher como quer presentear a outra pessoa, é possível adicionar fotos, colocar nome, frases, etc., tudo para deixar o presente mais pessoal.
A Lush, também de Londres é uma marca conhecida por ser sustentável e vegana. Em fevereiro, no Valentine’s Day, eles fizeram buquês de flores com floricultores locais e criaram vasinhos personalizados. Com isso eles conseguiram apoiar a economia local e os pequenos comerciantes (uma ação extremamente importante nesse período). O “toque a mais” ficou a cargo da personalização dos vasos.
Os picos das campanhas de Dia dos Namorados acontecem entre os dias 25 e 27 de maio, e depois no dia 30.
Entretanto, nota-se grande movimentação também nos dias imediatamente anteriores à data especial. Uma das oportunidades para o Dia dos Namorados é captar os consumidores de última hora. Entre as vantagens do digital, está o trabalho com base em dados: com eles, conseguimos entender quem são os clientes que ainda buscam o presente ideal para aproveitar a oportunidade. Podem ser criados disparos de e-mail específicos, com gatilhos mentais relembrando a urgência. Outra oportunidade pode ser o uso de criativos que falam de entrega rápida e agilidade que, neste momento, serão um excelente driver para os consumidores. Ainda pode-se apostar no remarketing, tendo em mente consumidores que já pesquisaram no período de pico, mas acabaram não comprando.
É importante também manter o cliente sempre informado. Um vasto conteúdo sobre os produtos pode ser o diferencial na hora da compra. Ferramentas como página de produtos, conteúdos em feed de redes sociais ou até chatbots que, sempre disponíveis para tirar dúvidas dos consumidores sobre preços, produtos e prazos, podem acabar atraindo conversões.
Dia dos Namorados: Dicas de posicionamento para sua marca
- Vá além de produto, mostre o propósito da sua marca e crie empatia
- Pense em como pode ajudar o público a comemorar o Dia dos Namorados mesmo nesse contexto de pandemia que prioriza a distância
- Reflita como pode ajudar causas e comunidades que estão precisando ainda mais da sua empresa
- Entenda onde o seu público tem passado tempo e pense em como a sua marca pode se comunicar melhor ali
- Evolua o seu modelo de negócio, pense em tornar os seus produtos mais convenientes de serem consumidos
E então, com essas dicas você acha que já consegue pensar em oportunidades para o Dia dos Namorados e definir suas estratégias? Conte para a gente!
E claro, se você precisar de ajuda, fale conosco!
Leia também:
– Conheça os diferenciais de uma agência de performance.
– Dia da Refrigeração: Saiba tudo sobre a data