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Marketing B2B e B2C: objetivos e estratégias

Empresas B2B e B2C concordam: o maior desafio dos profissionais de marketing é a limitação no orçamento, seguida pela dificuldade em mensurar a performance das ações, é o que mostra estudo realizado no início de 2013.

O estudo da Ascend2, baseado em pesquisa com 456 executivos de marketing ao redor do mundo, mostra, porém, que empresas que trabalham comércio B2B (business to business , ou empresa para empresa) e B2C (business to consumer, ou empresa para consumidor) têm diferentes objetivos e táticas em sua estratégia de marketing, apesar de enfrentarem desafios semelhantes.

Confira os destaques nos resultados da pesquisa e veja se sua empresa está no caminho certo nas estratégias de marketing conforme seu público-alvo de vendas.

Objetivos de marketing mais importantes para a empresa

Empresas B2B consideram que seus objetivos mais importantes em relação a marketing sejam:

1) Aumentar a qualidade dos leads de vendas (49%)
2) Aumentar a quantidade dos leads de vendas (49%)
3) Aumentar a taxa de conversão dos leads (41%)
4) Melhorar conhecimento de marca e reputação (40%)
5) Aumentar ROI de marketing (31%)

Já as empresas B2C percebem que seus objetivos mais importantes são:

1) Aumentar a taxa de conversão dos leads (54%)
2) Aumentar tráfego no site (43%)
3) Aumentar ROI de marketing (33%)
4) Aumentar a quantidade dos leads de vendas (31%)
5) Melhorar conhecimento de marca e reputação (31%)

Uma diferença importante entre os canais de vendas B2B e B2C é a duração e complexidade das decisões de compra. Empresas normalmente têm ciclos complexos, que envolvem vários responsáveis pela tomada de decisão, por isso a importância dos leads de vendas. Para os consumidores, a decisão normalmente é rotineira e tomada por apenas um indivíduo, por isso focam em maior tráfego no site e taxa de conversão.

Táticas de marketing mais eficazes

Tanto para empresas B2B quanto B2C, a tática mais eficaz é utilizar e-mail marketing (58% e 63%, respectivamente), uma das melhores estratégias de recompra, para quem já se engajou com a empresa em algum momento. Para B2B, no entanto, estão entre as mais votadas a criação de conteúdo (42%), gerenciamento de leads (35%) e SEO (33%). Para B2C, o mais importante após e-mail marketing é SEO (39%), links patrocinados (35%), redes sociais (28%) e criação de conteúdo (28%).

Táticas de marketing mais difíceis de executar

Para empresas B2B, as táticas mais difíceis de executar são a otimização da taxa de conversão (39%) e criação de conteúdo (39%). Para empresas B2B, a dificuldade maior é trabalhar com Social Media (redes sociais) (46%), seguido por otimização da taxa de conversão (41%).

Ou seja, empresas B2C consideram Social Media Marketing uma das táticas mais eficazes de marketing, mas têm dificuldade em executá-la. Empresas B2B têm dificuldade com criação de conteúdo, mas sabem que está entre uma das táticas que mais trazem resultados.

SEO é tarefa mais árdua para B2C (30%) do que para B2B (19%), especialmente por empresas B2C terem um mercado mais amplo e maior portfólio de produtos e serviços, enquanto as B2B podem focar mais em poucas palavras-chave que atraiam seu público mais especificamente – focam mais na qualidade das visitas que no volume.

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