Você sabe o que é mídia de performance? Com ela, negócios podem crescer de forma sustentável, ter total controle sobre onde seu dinheiro é investido e qual o retorno financeiro exato que recebem.
A partir do momento em que se pode determinar quais canais digitais têm campanhas com melhor desempenho, ganha-se enorme vantagem competitiva. Por isso, a mídia de performance se torna uma aliada estratégica importante para direcionar os recursos certos e otimizar resultados.
Neste conteúdo, destacamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e descubra!
Qual o conceito de mídia de performance?
Mídia de performance se refere à mídia paga, ou seja, aos anúncios que veiculam em canais digitais como o Google Ads. O objetivo é planejar campanhas que possam atingir uma meta específica do negócio, seja ela conhecimento de marca, geração de leads ou vendas.
A principal vantagem da mídia de performance é a possibilidade de mensuração precisa do caminho de conversão do cliente e dos resultados obtidos. Esse tipo de mensuração não é possível nas mídias de massa, onde os números entregues não são necessariamente associados às vendas ou aos leads obtidos.
Ao analisar dados pré-clique (impressões, número de cliques, etc) e pós-clique (aquisição – formulários enviados, downloads, receita, número de transações, etc), permite-se avaliar o sucesso das ações. Além disso, é possível traçar novas estratégias de investimento da verba, dependendo do objetivo específico de cada campanha.
Assim, o aproveitamento do investimento é sempre máximo, independentemente do tamanho do negócio da marca. Os resultados obtidos, consequentemente, relacionam-se ao valor investido e à segmentação correta do público. Afinal, só alcançando o público que você precisa terá as metas atingidas, certo?
Quando as campanhas de mídia paga são associadas com coerência em um plano estratégico de comunicação, tornam-se poderosas para a conquista de objetivos específicos.
Qual é o conhecimento do público sobre a sua marca?
Marcas novas e pouco conhecidas no mercado poderão necessitar de investimentos em estratégias diferentes daquelas marcas que já são conhecidas e consolidadas. Muitas vezes, os esforços realizados em mídia são fundamentais para que a marca obtenha sucesso a médio e longo prazo, não somente de forma imediata.
Por isso, empresas recém constituídas necessitarão de uma carga extra de esforços para o branding, pois precisam gerar reconhecimento de marca inicialmente. Os KPIs (Indicadores de Desempenho, do português) de performance serão, por exemplo, acessos ao site e taxa de cliques.
Quando o objetivo da marca é gerar mais receita, o ROI (Retorno sobre Investimento, do português) será a métrica principal, aliado a indicadores como taxa de conversão e ticket médio das transações. Se o objetivo for obter mais leads para o site, a taxa de conversão somada ao custo por aquisição do lead serão os principais indicadores de performance.
Vale ter em mente que cada estratégia engloba um público segmentado, visando a um objetivo diferente. Será importante entender sempre qual o nível de entendimento em relação à sua marca.
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Por isso, a combinação de diversas estratégias dentro do orçamento da campanha é essencial. Confira abaixo as dicas de como defini-las.
Como definir a estratégia de mídia de performance?
Antes de investir no marketing de performance, esteja com seu plano estratégico alinhado de modo geral. Portanto, verifique se a sua persona está atualizada, se os objetivos estão traçados e o quanto você pode investir para concretizá-los.
Ajuste o que for necessário e vá para os passos seguintes e definidos abaixo.
1. Qual o foco do seu negócio?
Para cada estágio do negócio e etapa de compra do cliente existe um canal adequado e KPIs específicos para avaliar a performance de determinada ação. Parece complicado, mas a chave para o sucesso é acompanhar de perto todas as estratégias e estar pronto para agir sempre que for necessário.
Pense que você possui uma marca nova e pretende ganhar visibilidade ao divulgá-la na web. Porém, se você já está no mercado há algum tempo, construir autoridade é muito importante. Ou, se a sua estratégia de marketing já está sendo colocada em prática durante um certo período, chegou a hora de converter leads.
Diferentes estratégias serão adotadas conforme o seu foco. Posteriormente, serão analisados os primeiros resultados. A mídia de performance sempre é direcionada a partir dos objetivos, com base em métricas e projeções mais relevantes para cumprirem com essa meta.
Dica de ouro: é sempre bom contar com a experiência de um analista de mídia para tomar a decisão mais adequada e ter o melhor aproveitamento da sua verba.
2. Estabeleça a segmentação avaliando o tempo de conversão
Durante a tomada de decisão quanto ao tipo de mídia de performance que será escolhida e o valor a ser investido, é importante levar em conta:
- O conhecimento que o público possui sobre a sua marca e seu produto;
- O tempo que um cliente potencial leva até converter em um site.
Sabemos que haverá um envolvimento muito maior para alguém comprar uma televisão 84” do que para comprar uma blusa básica branca. As etapas anteriores ao momento da compra serão muito maiores para a TV.
Existem estratégias específicas para cada um desses cenários e são fundamentais para que a sua marca tenha uma presença online eficaz. Vale questionar: o produto que você está vendendo necessita de um alto ou baixo envolvimento durante a tomada de decisão de compra? É de alto valor ou não? É sazonal?
A partir disso, será possível identificar oportunidades dentro dos diversos segmentos, sempre redesenhando as estratégias caso seja necessário ao longo da campanha de mídia.
- Leia também: Como criar estratégias de comunicação B2B de sucesso?
Quais as ferramentas para implementar a estratégia?
Existem vários tipos de ferramentas para realizar a estratégia de mídia de performance. Em seguida, veja os principais exemplos:
- Google Adwords: plataforma mais utilizada para criar anúncios. Permite que uma empresa faça campanhas tanto no mecanismo de busca, como na rede de display. Possibilita também a escolha do tipo de público que verá o anúncio, além da estratégia específica de lance, disponibilizando as métricas atualizadas.
- Meta Ads: gerenciador de anúncios pagos que podem ser veiculados nas principais redes sociais da plataforma, o Facebook e Instagram. Seu grande diferencial é o alcance de bilhões de usuários, conferindo informações valiosas. Você pode variar o formato dos anúncios e integrá-los a outros serviços da Meta, como o Messenger e Whatsapp.
- LinkedIn Ads: ferramenta perfeita para alcançar profissionais, tomadores de decisão e potenciais clientes em um ambiente que valoriza conexões de negócios. Permite a criação de anúncios de texto, imagem, vídeo e patrocinados de conteúdo. Uma das suas principais vantagens é a capacidade de segmentar anúncios com base em critérios como localização, setor, cargo, interesses e muito mais.
- TikTok Ads: plataforma de anúncios oferecida pela rede social TikTok, que é conhecida por seu formato de vídeos curtos e criativos. O TikTok é ideal para atrair principalmente um público mais jovem. Com o TikTok Ads, as empresas têm a oportunidade de criar campanhas de publicidade altamente envolventes e com destaque para o engajamento. Os formatos de vídeo são perfeitos para cativar essa audiência.
- Youtube Ads: rede de anúncios da maior plataforma de compartilhamentos de vídeo do mundo. Com o Youtube Ads, as empresas podem promover seus produtos, serviços e conteúdos exibidos antes, durante ou após os vídeos assistidos pelos usuários. Os formatos são variados, incluindo anúncios que não podem ser pulados.
Oceano B2B – Um case de Mídia de Performance
Saiba mais sobre o case de Mídia de Performance do Oceano B2B. Esse é um ecommerce bussiness to bussiness que obteve crescimento de 82,86% em receita na comparação ao ano anterior.
Conclusão
Nesse universo infinito que é o digital, ganha quem consegue estar presente para as pessoas certas. Não existe uma receita pronta: o que funciona para um anunciante não irá necessariamente funcionar para outro.
A regra é simples: comunicação clara + segmentação assertiva + escolha do canal correto + investimento na medida. A aplicação desse processo exige um trabalho minucioso, com foco em pesquisa e muito conhecimento.
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