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SEO & Social Media: a relação do futuro?

Com as recentes mudanças no algoritmo do Google, o modo como pensamos os links e o link building também muda. Com toda essa conversa, surge a questão: os links em redes sociais podem, em algum momento, substituir o que eram os links para o mundo de SEO? Poderiam compartilhamentos sociais ter um impacto mais duradouro no sucesso orgânico que o link building tradicional?

O chefe de pesquisa de Spam do Google, Matt Cutts, sugeriu recentemente que releases para imprensa e guest posts deveriam ter links rel=”nofollow” – e que assim também deveriam ser os links em widgets e infográficos. Dessa forma, parece que cada vez mais os links que partem de uma estratégia de link building devam ser nofollow para convencer o Google que não se está tentando manipular resultados das buscas.

Redes sociais têm impacto no ranking?

Nas últimas semanas circularam rumores que, assim como em 2011, quando se acreditava que likes no Facebook contribuíam com o ranking no Google, os “+1” no Google+ afetariam diretamente a posição de sites na SERP.

Matt Cutts foi rápido ao desmentir, e afirmar que os +1 não têm impacto direto no algoritmo de classificação do Google. Ele diz que a correlação é causalidade – porque se determinado conteúdo é interessante, consequentemente as pessoas irão curtir e compartilhar. E, naturalmente, conteúdo de qualidade aparece no topo das buscas e recebe muitos compartilhamentos, mas isso não significa que se consegue melhorar o ranking apenas com os +1.

Tendência de valorização das redes sociais

O expert em Social Media Greg Finn disse: “Esperar que todos possam (e vão) escrever uma postagem, incluir um link, formatar o link corretamente e linkar para a localização certa é insano para mim. Todos podem, entretanto, +1, compartilhar, curtir ou retwittar. Social vai ser o fator número um dentro de algum tempo.” O que ele quer dizer é que não se pode controlar como – ou se – alguém vai linkar para o seu site caso goste do seu conteúdo. Mas as pessoas facilmente curtem ou compartilham algo nas redes sociais.

Links em redes sociais são importantes porque é difícil falsificar engajamento social de verdade. Afinal, pode ser que em breve não se trate somente de quantos compartilhamentos uma postagem recebe, mas também de quem compartilha o conteúdo. Pessoas reais com presenças sociais reais falam mais do que perfis falsos criados somente para isso.

A tag rel=”author” é a tentativa do Google de recompensar os influenciadores e personalidades que estão dispostas a colocarem um nome e um rosto nas suas atividades. As pessoas têm tendência menor a fazer spam se é o nome deles que está ligado às suas ações.

A importância de Social Media para SEO

Pode ser que os links em redes sociais não substituam os links tradicionais no algoritmo, mas acredita-se que o Google vá, em algum momento, usar autoridade social e de autor como uma forma de separar o que é relevante do que não é nas páginas de resultados de busca.

Um site que é ativo nas redes sociais, que tem uma presença em várias plataformas e faz esforços em conectar e se engajar com a sua audiência será mais valorizado que um site que simplesmente “está lá”. Compartilhamentos, likes, +1´s, retweets, ajudam a mostrar aos mecanismos de busca que o seu site quer conquistar boas colocações nas páginas de resultados por um meio legítimo.